Expectativa de inflação dos consumidores no Brasil

Authors

  • Fernando Ormonde Teixeira Fundação Getúlio Vargas
  • Ingrid Christyne Luquett de Oliveira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • Pedro Guilherme Costa Ferreira Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-41614733fip

Keywords:

Expectativas de inflação, Mídia. Brasil, Consumidores

Abstract

O artigo investiga as principais variáveis que influenciam a formação das expectativas de inflação dos consumidores brasileiros. Combinamos sondagem do consumidor, divulgada pela FGV, índices de inflação (IPCA e preços regulados pelo governo), previsões do mercado para o
IPCA publicadas no Boletim Focus e informações sobre a circulação de notícias de inflação em um dos maiores e mais importantes jornais nacionais, Folha de São Paulo, a fim de determinar
fatores relevantes para previsão da inflação dos consumidores e melhoria da acurácia da mesma.
A análise dos microdados da sondagem do consumidor identificou como principais variáveis o gênero, a idade e a cidade de residência. Dados agregados mostram a inflação passada como fator importante na formação das expectativas dos consumidores enquanto a previsão do 

mercado não é significativa. Além disso, a mídia desempenha papel significativo, contando não apenas para a formação das expectativas como também para a melhora da compreensão sobre a inflação atual.

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Author Biographies

  • Fernando Ormonde Teixeira, Fundação Getúlio Vargas

    Pesquisador

  • Ingrid Christyne Luquett de Oliveira, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Professor

  • Pedro Guilherme Costa Ferreira, Fundação Getúlio Vargas

    Professor

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Published

30-09-2017

Issue

Section

Articles

How to Cite

Teixeira, F. O., Oliveira, I. C. L. de, & Ferreira, P. G. C. (2017). Expectativa de inflação dos consumidores no Brasil. Estudos Econômicos (São Paulo), 47(3), 509-529. https://doi.org/10.1590/0101-41614733fip