Recursos humanos e estrutura do comércio exterior

Authors

  • Pt Pt Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo
  • Pt Pt Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5357252crjb

Abstract

O presente trabalho tenta rever algumas conclusões do trabalho de Tyler publicado também neste número. Trata-se de verificar se, com a utilização de indicadores nacionais de qualificação, a pauta de exportações brasileiras está, de alguma forma, consentânea com a estrutura de vantagens comparativas do país, na hipótese que o capital humano seja o elemento escasso em nossa economia. Verifica-se que, por razões de composição setorial, qualidade do produto, e tc ., os índices nacionais diferem substancialmente dos americanos nas indústrias menos homogêneas. Por esta razão, nossos resultados revelam uma similitude entre a observação empírica e os resultados esperados a partir das hipóteses teóricas, no sentido de que o país exporta essencialmente mão-de-obra pouco qualificada e importa produtos com conteúdo bem mais sofisticado de recursos humanos; ao mesmo tempo, nossa posição relativa frente aos países desenvolvidos está no mesmo sentido, isto é, no conteúdo de nossas exportações está envolvido um montante de qualificação muito inferior ao dos países de mais elevado desenvolvimento relativo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Harbison, Myers: Education, Manpower and Economic Growth, N. Y. M e. Graw Hill, 1964.

Keesing, D: Labor Skills and the structure of tnade in manufactures — “The Open Econom y” — Essays on International trade and Finance — Kenen e Lawrence Editors — Columbia University Press — N . Y., 1968.

Tyler, W . G .: Trade in M anufactures and Labor Skill Content: The Brazilian Case, Estudos Econômicos, n .° 5.

Rocca, C. A .: Elementos para uma política de diversificação de Exportações — Estudos APEC — 1970 — pags. 209/223. Rio de Janeiro.

Published

01-10-1972

Issue

Section

Articles

How to Cite

Pt, P., & Pt, P. (1972). Recursos humanos e estrutura do comércio exterior. Estudos Econômicos (São Paulo), 2(5), 89-109. https://doi.org/10.11606/1980-5357252crjb