Evaluating the impact of the cartão mais infância Ceará program on school performance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53575424efjf

Keywords:

Education, School performance, Transfer income, Impact evaluation, Conditional Cash transfers

Abstract

Este artigo tem o objetivo de avaliar o impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) no desempenho escolar, nos exames do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) de português e matemática de alunos pertencentes a famílias beneficiárias desse programa entre os anos de 2018 e 2019. Para tanto, utiliza-se o método de Diferenças-em-Diferenças em conjunto com o escore de propensão nos moldes propostos por Blundell e Dias (2009), adequado para estruturas de dados de cross sections repetidos. Os resultados indicam que pertencer a uma família beneficiária do CMIC está associado, em média, a um desempenho aproximadamente de 11,63% e 11,52% maior nos exames SPAECE de português e matemática, respectivamente, em relação aos alunos que não pertencem a famílias atingidas pelo programa.

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  • Emerson Luis Lemos Marinho, Universidade Federal do Ceará
    Curso de Pós-graduação em Economia - CAEN/UFC

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Published

28-06-2024

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How to Cite

Marinho, E. L. L., Bastos, F. ., Araújo, J. A. de ., & Oliveira, F. A. (2024). Evaluating the impact of the cartão mais infância Ceará program on school performance. Estudos Econômicos (São Paulo), 54(2), 1-34. https://doi.org/10.1590/1980-53575424efjf