Follow the leaders: competition in the Brazilian auto financing sector

Authors

  • Rodrigo Menon Simões Moita Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Daniel Silva Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612014000300004

Keywords:

Funções de reação, Financiamento de automóveis, Competição líder-seguidor, Poder de mercado

Abstract

Este estudo busca compreender o padrão competitivo e estratégia das empresas no
mercado de financiamento de automóveis brasileiro. Primeiramente, analisamos a forte
segmentação observada neste mercado, determinando nichos de mercado. Em seguida,
estimamos funções de reação às mudanças de preços dos concorrentes. Os resultados
indicam que as três maiores empresas do setor têm uma forte influência sobre a definição
da taxa de juros dentro de todo o segmento. Esse fenômeno caracteriza a competição
do setor como do tipo líder-seguidor, ao invés de competição a la Bertrand, o último
dos quais é frequentemente esperado no setor bancário e demonstra a existência de
poder de mercado das empresas líderes.

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Author Biography

  • Rodrigo Menon Simões Moita, Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

    Professor de economia do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

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Published

30-09-2014

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How to Cite

Moita, R. M. S., & Silva, D. (2014). Follow the leaders: competition in the Brazilian auto financing sector. Estudos Econômicos (São Paulo), 44(3), 527-552. https://doi.org/10.1590/S0101-41612014000300004