Sobre a Revista

Sobre o periódico Estudos Econômicos

Foi criado em 1971 por iniciativa do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.

Publica trabalhos inéditos com contribuição original em qualquer área da Economia, comprometendo-se com padrões acadêmicos de excelência e com a pluralidade de ideias, métodos e teorias.

Sua periodicidade é trimestral.

Está classificado no estrato mais elevado, A1, do ranking Qualis da CAPES.

A abreviatura de seu título é Estud. Econ., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas.

O Conselho Editorial é composto por pesquisadores afiliados a renomadas instituições acadêmicas, brasileiras e estrangeiras, e com competência amplamente reconhecida em suas respectivas áreas de especialização.

O corpo editorial da revista é composto ainda por doze editores associados, dez dos quais não vinculados à USP.

A origem institucional dos autores é bastante diversificada.

Conformidade com a ciência aberta

Estudos Econômicos é um periódico de acesso aberto, disponibilizando todo o conteúdo gratuitamente, sem cobrança para o usuário ou sua instituição. Não cobra taxas de submissão nem de publicação.

Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor.

Em conformidade com os Critérios SciELO para direitos autorais, o periódico adota a licença Creative Commons CC-BY, que permite a republicação total ou parcial dos conteúdos e a distribuição dos artigos sob a única restrição de que a publicação original seja citada.

O periódico compromete-se com os princípios da Open Science de transparência, compartilhamento, colaboração e inclusão da pesquisa científica (https://www.unesco.org/en/open-science). Adota o modelo Gold Open Access, disponibilizando livremente a versão online publicada dos artigos, mas resguardando os direitos dos autores sobre seus trabalhos. Entre outras práticas, o periódico exige a citação, o referenciamento e a declaração dos dados empregados na pesquisa; incentiva o compartilhamento de dados, protocolos, materiais e códigos de softwares utilizados; permite e fomenta a submissão de artigos depositados em servidores de preprints conhecidos – a exemplo do SciELO Preprints e do IDEAS-RePEc (Research Papers in Economics) (https://ideas.repec.org/); alinha-se ao peer review informado, pelo qual o nome do editor responsável pelo processo de avaliação consta na versão final publicada do artigo e se oferece aos pareceristas e autores a possibilidade de terem sua identidade conhecida; publica a contribuição específica reportada de cada coautor em artigos de múltipla autoria; adere ao código de boas práticas para editores; e utiliza redes sociais para divulgar os trabalhos publicados.

No momento da submissão, os autores devem estar cientes da conformidade do periódico com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, como consta no link https://www.revistas.usp.br/ee/submission. No caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de aceitar o artigo, o corpo editorial da revista poderá editá-las.

Objetivos e Escopo

O objetivo do periódico é promover a produção e a divulgação de conhecimento em Economia obedecendo a padrões de excelência acadêmica.

Este intento é realizado por um processo rigoroso de avaliação e seleção de artigos inéditos com contribuição original relevante em qualquer tema na área de Economia, conduzido por um editor chefe e 12 editores associados especializados e assistido por membros do conselho editorial e por revisores qualificados.

Publica também resenhas de livros.

O periódico tem como pressuposto o respeito à pluralidade de ideias, temas, argumentos, teorias e métodos compartilhados pela comunidade acadêmica de economistas.

A avaliação atém-se estritamente aos atributos de qualidade acadêmica dos artigos, como demarcação e contextualização na literatura da questão investigada, rigor metodológico, produção verificável e reprodutível de evidências, argumentação lógica, redação concisa e inferências fundamentadas.

Preservação Digital

Os artigos são preservados na AgÊncia de Bibliotecas e Coleções Digitais da universidade de São Paulo(ABCD-USP) e no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Fontes de indexação

  1. SciELO - Scientific Electronic Library
  2. Handbook of Latin American Studies
  3. Hispanic American Periodicals Index
  4. Journal of Economic Literature
  5. Fatcat
  6. OpenAlex
  7. Public Affairs Information Service – PAIS International
  8. SciVerse Scopus
  9. DOAJ – Directory of Open Access
  10. SJR – SCImago Journal & Country Rank
  11. SUDOC
  12. WIKIDATA

 

Ficha Bibliográfica

Título do periódico: Estudos Econômicos

Título abreviado que deve ser empregado em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas: Estud. Econ.

Afiliação: Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo

Periodicidade: Trimestral

Modalidade de publicação: Continuada

Ano de criação: 1971

Políticas de Violações Éticas e de Prevenção de Más Condutas

O periódico compromete-se a zelar pela integridade e adesão às normas éticas e de boa conduta acadêmica de suas publicações seguindo protocolos para identificar e impedir procedimentos inadequados de pesquisa ou violações éticas, como plágio, falsificação ou fabricação de dados, manipulação de citações, ausência de autorizações pertinentes, e quaisquer tipos de atitudes discriminatórias.

Adota as recomendações de práticas do Committee on Publication Ethics (COPE), estabelecidas no Best Practice Guidelines for Journal Editors (http://publicationethics.org/resources/guidelines), incluindo as que se referem ao emprego de inteligência artificial (https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author). Orienta sua conduta também pelas diretrizes do “Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica” e dos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas”.

Editores devem apurar quaisquer questionamentos éticos ou alegações de má conduta que possam colocar em suspeição a integridade e lisura do processo de avaliação e das publicações. Sendo as suspeitas procedentes, cabe aos editores adotar as devidas providências, tendo como referência as Diretrizes de Retratação do COPE (COPE - Retraction Guidelines), como publicação de erratas, esclarecimentos, declarações de preocupação e notas de retração. Se necessário, o caso pode ser encaminhado a instâncias superiores.

Para detectar e evitar plágios e ideias com autoria não devidamente creditada e assegurar a originalidade das publicações, cada submissão passa pela verificação de similaridade de textos na plataforma Ithenticate Similarity Check, operada pela Crossref.

Se a pesquisa envolve procedimentos com seres humanos ou utiliza dados sensíveis à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição a que são afiliados.

Em questões relacionadas a sexo e gênero na condução da pesquisa, o periódico recomenda a observância das diretrizes do SAGER (Sex and Gender Equity in Research).

O periódico tem perseguido a equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Política Relativa a Conflitos de Interesses

Autores, editores e avaliadores devem reportar conflitos de interesses que potencialmente possam gerar suspeições de isenção na avaliação dos artigos.

Autores devem manifestar quaisquer conflitos de interesses com indivíduos e entidades com potencial para enviesar os resultados da pesquisa.

Recebida a solicitação de parecer, o avaliador deve comunicar ao editor a existência de vínculos de qualquer natureza com os autores (por exemplo, orientador/orientando ou participação em projetos de pesquisa) ou de interesse pecuniário ou comercial na pesquisa subjacente.

Editores devem evitar gerir processos de avaliação de artigos de autores afiliados ao seu departamento ou com os quais possam ter benefícios acadêmicos ou financeiros.

No caso de conflito de interesse com o autor de um artigo que lhe foi designado, o editor associado deve-se declarar impedido.

O periódico não publicará artigos de autoria de seus próprios editores a partir do ano de 2025.

 

Direitos Autorais e Licença de Uso do Conteúdo

Em conformidade com os Critérios SciELO para direitos autorais, o periódico adota a licença Creative Commons CC-BY, que permite a republicação total ou parcial dos conteúdos e a distribuição dos artigos sob a única restrição de que a publicação original seja citada. Com isso, o periódico detém o direito de primeira publicação e os autores mantêm os direitos autorais dos trabalhos publicados no periódico em um ambiente de acesso aberto que fomenta a ampla disseminação do conhecimento científico.

Não há restrição para que os autores publiquem os artigos aceitos em blogs e contas de redes sociais pessoais, repositórios institucionais e plataformas acadêmicas de mídia social, com a única condição de citarem a versão original publicada no site da revista.

 

Responsabilidade sobre os conteúdos publicados

Cabe aos autores a responsabilidade exclusiva sobre as opiniões expressas nos artigos publicados no periódico, como também providenciar as devidas autorizações para a reutilização em seus artigos de quaisquer materiais e ideias protegidos por direitos autorais.

 

Política de Livre Acesso e de Compartilhamento de Dados em Conformidade com a Ciência Aberta e Política de Não Cobrança de Taxas de Submissão nem de Publicação

Estudos Econômicos é um periódico de acesso aberto, disponibilizando todo o conteúdo gratuitamente, sem cobrança para o usuário ou sua instituição. Não cobra taxas de submissão nem de publicação.

Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor.

Em conformidade com os Critérios SciELO para direitos autorais, o periódico adota a licença Creative Commons CC-BY, que permite a republicação total ou parcial dos conteúdos e a distribuição dos artigos sob a única restrição de que a publicação original seja citada. Com isso, o periódico detém o direito de primeira publicação e os autores mantêm os direitos autorais dos trabalhos publicados no periódico em um ambiente de acesso aberto que fomenta a ampla disseminação do conhecimento científico.

Para assegurar a transparência e as condições de reprodutibilidade e escrutínio pela comunidade acadêmica dos procedimentos que os autores adotaram nas pesquisas e na produção de evidências, o periódico exige o detalhamento desses procedimentos e as referências necessárias para o acesso a conteúdos relevantes. Incentiva, ademais, o compartilhamento em repositórios online abertos de dados da pesquisa, instrumentos, códigos de pacotes estatísticos, algoritmos e materiais adicionais, reportando no artigo os correspondentes links de acesso.

O SciELO fornece uma lista de repositórios especializados em https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf

A partir de janeiro de 2025, o periódico adotará a taxonomia CRediT (https://credit.niso.org/), pela qual cada autor de artigo aceito para publicação com múltipla autoria deve especificar em um formulário sua contribuição.

Visando democratizar o acesso ao conhecimento científico, este periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. A submissão de um artigo concede automaticamente ao periódico o direito de publicá-lo. Os direitos autorais dos artigos pertencem ao Departamento de Economia da Universidade de São Paulo

Obrigações dos Editores

  • Decisão de publicação: os editores devem guiar-se pelas políticas da revista relativas às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio.
  • Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ideologia ou crenças políticas dos autores.
  • Confidencialidade e responsabilidade editorial: os editores devem tratar os artigos como documentos confidenciais e se comprometer em preservar o anonimato de autores e pareceristas. Podem divulgar informações sobre os artigos apenas a pareceristas e membros do Conselho Editorial quando necessário consultá-los para decisões editoriais.
  • Conflitos de interesse: um editor deve se declarar impedido para avaliar um manuscrito se mantiver com o autor vínculos de amizade ou institucionais, ou rivalidades que possam gerar suspeições sobre a integridade do processo de avaliação. Nesse caso, um outro editor deve assumir a atribuição.
  • Colaboração em inquéritos internos: os editores devem tomar as medidas cabíveis quando houver quaisquer questionamentos éticos aos artigos submetidos ou publicados.

Obrigações dos Pareceristas

  • Confidencialidade: os manuscritos devem ser tratados como confidenciais e não podem ser compartilhados nem discutidos com terceiros. Os pareceristas devem manter em sigilo quaisquer informações ou ideias obtidas com a leitura dos manuscritos, não podendo utilizá-las em proveito pessoal ou de terceiros.
  • Conflito de interesse: pareceristas devem comunicar ao Editor caso tenham com o autor vínculos de amizade ou institucionais, ou ainda rivalidades que possam levantar suspeições sobre a integridade do processo de avaliação. Nesse caso, um outro parecerista deve assumir a atribuição.
  • Revisão da literatura: os pareceristas devem se esforçar para identificar trabalhos pertinentes que não foram citados pelos autores, bem como semelhanças ou sobreposições do manuscrito com quaisquer outros artigos de que tenham conhecimento.

Obrigações dos Autores

  • Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam originais, sendo prática antiética inaceitável qualquer forma de plágio.
  • A autorização para divulgação da identidade poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores após a decisão editorial, em conformidade com a Ciência Aberta.
  • A autoria do trabalho deve ser restrita aos que efetivamente contribuíram para a sua concepção e desenvolvimento. Se o artigo for aceito para publicação, são considerados apenas os autores registrados no momento da submissão. O autor principal deve garantir a inclusão dos nomes de todos os coautores que efetivamente colaboraram na pesquisa da qual resultou o artigo, certificando-se de que todos os coautores concordam com a submissão para publicação e aprovam a versão final do manuscrito.
  • Manuscritos que não apresentem contribuições substantivas em relação a artigos já publicados anteriormente serão rejeitados.
  • Os autores devem citar adequadamente todas as publicações que contribuíram para o manuscrito, reconhecendo explicitamente a autoria de ideias de outros autores. Tal demarcação é um imperativo ético de respeito à propriedade das ideias perseguido pela revista. Informações obtidas em conversas, correspondências ou discussões devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita da fonte utilizada.
  • Se os autores identificarem erros ou imprecisões após a publicação de seu trabalho, cabe-lhes informar os editores e colaborar na correção.
  • Dado o elevado número de submissões e a oferta limitada de potenciais avaliadores qualificados dispostos a cooperar, a revista adota a política de que autores que dela se beneficiam devem se comprometer a colaborar como avaliadores.
  • As opiniões expressas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.     
  • Os autores são responsáveis ​​por obter as permissões necessárias para a reutilização de materiais protegidos por direitos autorais ou quaisquer tipos de regulamento aplicável incluídos em seu manuscrito ou para o uso de marcas registradas e nomes genéricos e comerciais, entre outros.    

 

Política de Cobrança de Taxas de Submissão ou de Publicação

O periódico não cobra taxas de submissão nem de publicação. Em contrapartida, exige a colaboração como avaliadores dos autores que se beneficiam dos serviços do periódico a eles prestados de avaliação e publicação de artigos.

Apoio Financeiro

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD), da Universidade de São Paulo, tem sido uma fonte regular de financiamento do periódico, que a cada ano submete projetos aos seus editais de auxílio financeiro. O periódico recorre também ao apoio financeiro do CNPq, sempre que esta agência lança editais. Episodicamente, conta com o suporte financeiro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

 

Normas de submissão e de avaliação de artigos

O periódico aceita para submissão artigos originais e resenhas.

O artigo submetido não pode ter sido publicado e tampouco estar em processo de avaliação em outro periódico, nacional ou estrangeiro.

Adota-se o processo de avaliação por pares, que constitui um pilar fundamental na seleção e aperfeiçoamento de artigos: avaliadores qualificados auxiliam na decisão editorial e provem aos autores insights, sugestões e críticas que contribuem para o aperfeiçoamento do artigo.

A avaliação tem uma etapa preliminar (desk review) em que o Editor Chefe e o Editor Associado da área examinam se o artigo atende as exigências formais e de qualidade compartilhadas pela comunidade acadêmica dos economistas e se se adequa à linha editorial do periódico. Não sendo cumpridos estes pré-requisitos, o artigo é rejeitado (desk rejection). Se o artigo os atende, segue para a etapa seguinte de avaliação por pareceristas ad hoc. Nessa etapa, adota-se o sistema double blind review, pelo qual a identidade dos autores não é revelada aos pareceristas, nem a identidade destes àqueles.

Caso no momento da submissão do artigo os autores autorizem, sua identificação é informada aos avaliadores. Analogamente, autorizados pelos avaliadores quando aceitam a solicitação de colaboração, sua identidade pode ser divulgada.

O periódico concede aos avaliadores uma declaração de colaboração e lhes confere um agradecimento publicando seus nomes em uma lista no primeiro número do ano subsequente às avaliações. Os avaliadores podem, ainda, comprovar sua colaboração no Publons.

Cada artigo publicado credita a contribuição do editor de seção correspondente.

Apesar das dificuldades, o periódico tem envidado esforços para reduzir o tempo entre solicitação e envio do parecer.

PreprintsCom o intuito de fomentar a ampla discussão dos artigos e expô-los ao escrutínio da comunidade acadêmica antes de eventualmente serem publicados, o periódico aceita a submissão de artigos depositados previamente em servidores reconhecidos de preprints, como SciELO Preprints e do IDEAS-RePEc (Research Papers in Economics) (https://ideas.repec.org/); 

Aderindo à diretriz da Ciência Aberta, o periódico assume que a divulgação de artigos em repositórios de preprints não implica perda de ineditismo e originalidade.

Também são elegíveis para submissão artigos publicados em anais de encontros científicos – como congressos, seminários e simpósios.

Todas as submissões – iniciais e versões subsequentes às rodadas de avaliação – devem ser feitas apenas em formato PDF e sem a identificação dos autores no corpo do texto e no título e propriedades dos documentos.

Os nomes e informações (ORCID, e-mail e afiliações) de todos autores também devem ser inseridos no sistema do periódico no momento da submissão.

Não serão aceitas para avaliação submissões que excedam o limite do número de páginas e regras de formatação, definidos na seção “Diretrizes para autores”.

Descumprir quaisquer dessas condições leva à rejeição automática do artigo.

Além do documento principal contendo o artigo sem a identificação dos autores, deve ser anexado um arquivo em PDF com a folha de rosto do artigo, contendo as seguintes informações: título do artigo (em português e inglês), nome(s) do(s) autor(es) e respectivas afiliações e posições, resumo e abstract, palavras chave e keywords, e três códigos de classificação JEL. Resumo e abstract, palavras chave e keywords, e três códigos de classificação JEL devem constar também no arquivo sem identificação com o texto principal.

Autores com artigo em processo de avaliação ou de publicação no periódico não podem fazer uma segunda submissão, mesmo em coautoria. Isto ocorrendo, a segunda submissão é automaticamente rejeitada.