Fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-41614925ampPalavras-chave:
evasão, ensino superior, ciências naturais, engenharia, análise de sobrevivência.Resumo
A escassez de profissionais do campo das ciências naturais e engenharias atinge diversos países.
No Brasil, uma das causas para esse fenômeno é a alta evasão de estudantes de cursos
de ensino superior dessa área. Em função dos cursos das instituições públicas e de parte significativa
dos empréstimos e bolsas de estudo ofertadas no ensino privado serem custeados
por recursos governamentais, torna-se importante avaliar os motivos que causam o elevado
abandono. Portanto, o objetivo deste artigo consiste em analisar variáveis que influenciam
na evasão. O método utilizado é o de Análise de Sobrevivência, por meio das bases de dados
do Censo da Educação Superior dos anos de 2009 a 2014. Como resultado, percebe-se que a
evasão é maior nas instituições privadas. Ser homem e ter mais idade diminui o tempo de vida
do indivíduo no ensino superior, enquanto que alunos contemplados com apoio financeiro
apresentam uma maior retenção.
Downloads
Referências
Adachi, Ana Amélia Chaves Teixeira. 2009. “Evasão e evadidos nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais”. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG), Belo Horizonte.
ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. 1996. “Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas”. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras.
Andriola, Wagner Bandeira; Andriola, Cristiany Gomes; Moura, Cristiane Pascoal. 2006. “Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC)”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 14 (52): 365-382.
http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n52/a06v1452.pdf. (Acesso em: 10 de novembro de 2017).
Bean, John; Bradley, Russel. 1986. “Untangling the Satisfaction-Performance Relationship for College Students”. The Journal of Higher Education 57 (4): 393-412. https://www.jstor.org/stable/1980994?seq=1#page_scan_tab_contents. (Acesso em: 05 de novembro de 2016).
Bettinger, Eric. 2004. “How Financial Aid Affects Persistence”. NBER Working Paper Series: Working Paper No.10242.
Bound, John; Lovenheim, Michael e Turner, Sarah. 2009. “Why have college completion rates declined? An analysis of changing student preparation and collegiate resources”. NBER Working Paper Series: Working Paper No. 15566.
Brasil. 2001. “FIES: Prestação de contas ordinárias anual - Relatório de gestão do exercício de 2000”. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17548-fies-relatorio-de-gestao-2000&category_slug=maio-2015-pdf&Itemid=30192. (Acesso em: 12 de maio 2016).
Brasil. 2010. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. “Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)”.
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-10/2010/Decreto/D7234.htm. (Acesso em: 26 de abril de 2016).
Brasil. 2012. “Análise sobre a Expansão das Universidades Federais: 2003 a 2012”. Brasília: MEC. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=12386&Itemid=. (Acesso em: 30 de agosto de 2015).
Brasil. 2014. “Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo nº 35: Programa Universidade Para Todos – PROUNI”.
http://sistemas2.cgu.gov.br/relats/uploads/6954_%20RAv%2035.pdf. (Acesso em: 15 de setembro de 2016).
Brasil. 2015. “FIES: Prestação de contas ordinárias anual - Relatório de gestão do exercício de 2014”.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17528-ies-relatorio-gestao-pcoa-exercicio-2014-tcu&category_slug=maio-2015-pdf&Itemid=30192. (Acesso em: 12 de maio de 2016).
Cameron, A. Colin; Trivedi, Pravin. 2005. Microeconometrics: methods and applications. New York: Cambridge University Press.
Chen, Xianglei; Soldner, Matthew. 2013. “STEM Attrition: College Students’ Paths Into and Out of STEM Fields”. National Center for Education Statistics, Institute of Education Sciences, U.S. Department of Education.
Desjardins, Stephen; Ahlburg, D.; Mccall, B. 1999. “An event history model of student departure”. Economics of Education Review 18 (3): 375-390.
Desjardins, Stephen; Ahlburg, D.; Mccall, B. 2002. “Simulating the Longitudinal Effects of changes in Financial Aid on Student Departure from College”. The Journal of Human Resources 37 (3): 653- 679.
Felder, Richard; et al. 1993. “A longitudinal study of engineering student performance and retention: Success and failure in the introductory course”. Journal of Engineering Education 82 (1): 15–21.
Fregoneis, Jucelia Geni Pereira. 2002. “Estudo do Desempenho Acadêmico nos Cursos de Graduação dos Centros de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá: período 1995 – 2000”. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.
Hosmer Jr., David; Lameshow, Stanley. 1999. Applied Survival Analysis: Regression Modeling to Time to Event Data. New York: John Wiley & sons, Inc.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2008. “Portaria nº 55, de 3 de abril de 2008”. http://portal.inep.gov.br/artigo//asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/enem-2008-inscricoes-estao-abertas/21206>. (Acesso em: 5 de novembro de 2017).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2009. Microdados do Censo da Educação Superior 2009. http://www.censosuperior.inep.gov.br/. (Acesso em: 27 de abril de 2016).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2010a. Microdados do Censo da Educação Superior 2010.
http://www.censosuperior.inep.gov.br/. (Acesso em: 27 de abril de 2016).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2010b. Investimentos por Aluno por Nível de Ensino: Valores Reais.
http://portal.inep.gov.br/c/journal/view_article_content?groupId=10157&articleId=24543&version=1.0. (Acesso em: 27 de abril de 2016).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2011. Microdados do Censo da Educação Superior 2011.
http://www.censosuperior.inep.gov.br/. (Acesso em: 27 de abril de 2016).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2012. Microdados do Censo da Educação Superior 2012. http://www.censosuperior.inep.gov.br/. (Acesso em: 27 de abril de 2016).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2013. Microdados do Censo da Educação Superior 2013. http://www.censosuperior.inep.gov.br/. (Acesso em: 27 de abril de 2016).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2014a. Microdados do Censo da Educação Superior 2014. http://www.censosuperior.inep.gov.br/. (Acesso em: 27 de abril de 2016).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2014b. Índice Geral de Cursos de 2014.
http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar. (Acesso em: 27 de abril de 2016).
Ishitani, Terry. 2003. “A Longitudinal Approach to Assessing Attrition Behavior among First- Generation Students: Time-Varying Effects of Pre-College Characteristics”. Research in Higher Education 44 (4): 433-449.
Jenkins, Stephen. 2005. Survival Analysis. Mimeo, University of Essex. https://www.iser.essex.ac.uk/files/teaching/stephenj/ec968/pdfs/ec968lnotesv6.pdf. (Acesso em: 15 de setembro de 2016).
Kaplan, E. L.; Meier, Paul. 1958. “Nonparametric Estimation from Incomplete Observations”. Journal of the American Statistical Association 53 (282): 457-481.
Lee, Elisa; Wang, John. 2003. Statistical Methods for Survival Data Analysis. 3a edição. Nova Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Lima Jr., Paulo; Silveira, Fernando Lang da; Ostermann, Fernanda. 2002. “Análise de Sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos e graduação em física: um exemplo de uma universidade brasileira”. Revista Brasileira de Ensino em Física 34 (1): 1-10.
Mendes Junior, Álvaro Alberto Ferreira. 2014. “Uma análise da progressão dos alunos cotistas sob a primeira ação afirmativa brasileira no ensino superior: o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 22 (82): 31-56.
Murdock, Tulisse. 1989. “Does Financial Aid Really Have an Effect on Student Retention?” Journal of Student Financial Aid, 19 (1), article 1. http://publications.nasfaa.org/jsfa/vol19/iss1/1. (Acesso em: 20 de setembro de 2016).
Murtaugh, Paul; Burns, Leslie; Schuster, Jill. 1999. “Predicting the Retention of University Students”. Research in Higher Education 40 (3): 355-371.
Nora, Amaury. 1990. “Campus-based Aid Programs as Determinants of Retention among Hispanic Community College Students”. The Journal of Higher Education 61 (3): 312-331.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. 2015. OECD Education at a Glance. http://www.oecd.org/edu/education-at-a-glance-2015.htm. (Acesso em: 15 de setembro de 2016).
Radcliffe, Peter; Huesman, Ronald; Kellogg, John. 2006. “Modeling the incidence and timing of student attrition: A survival analysis approach to retention analysis.” Paper presented at the annual meeting of the Association for Institutional Research in the Upper Midwest (AIRUM).
Santelices, María Verónica; et al. 2016. “Determinants of persistence and the role of financial aid: lessons from Chile”. Higher Education 71 (3): 323-342.
Silva, Glauco Peres da. 2013. “Análise de Evasão no Ensino Superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes”. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 18 (2): 311-333. http://www.scielo.br/pdf/aval/v18n2/04.pdf. (Acesso em: 10 de novembro de 2017).
Smith, Jeremy; Naylor, Robin. 2011. “Dropping Out of University: A Statistical Analysis of the Probability of Withdrawal for UK University Students”. Journal of the Royal Statistical Society, 164 (2): 389-405.
St. John, Edward, Hu, Shouping; Weber, Jeff. 2001. “State policy on the affordability of public higher education: the influence of state grants on persistence in Indiana”. Research in Higher Education 42 (4): 401-428.
STATACORP. 2013. “Stata: Release 13”. Statistical Software. College Station, TX: StataCorp LP. http://www.stata.com/manuals13/st.pdf. (Acesso em: 15 de setembro de 2016.)
Stinebrickner, Ralph; Stinebrickner, Todd. 2013a. “A Major in Science? Initial Beliefs and Final Outcomes for College Major and Dropout”. Oxford University Press: The Review of Economic Studies Advance Access.
Stinebrickner, Ralph; Stinebrickner, Todd. 2013b. “Academic performance and college dropout: Using longitudinal expectations data to estimate a learning model. NBER Working Paper Series: Working Paper 18945.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alice Saccaro, Marco Túlio Aniceto França, Paulo de Andrade Jacinto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.