A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-535716n4capbResumo
A crescente inserção de empresas brasileiras na trama complexa das relações do comércio siderúrgico internacional tem estimulado interpretações antagônicas no que tange à dinâmica do processo em questão. Do ponto de vista dos países industrializados, a expansão é explicada por subsídios à produção doméstica de aço e à exportação. Do ponto de vista brasileiro, o dinamismo das exportações nacionais reflete a competitividade de uma indústria, que foi capaz de se localizar na fronteira tecnológica do setor. O presente trabalho analisa os fatores determinantes da oferta de exportação de laminados planos a partir da perspectiva de uma das maiores usinas siderúrgicas do país. Os resultados obtidos, com base em análises de regressão de séries de dados anuais e mensais, sugerem que as condições do mercado doméstico são o principal fator a influenciar as exportações. Fica também evidente que, muito embora preços relativos sejam importantes ao longo prazo, nao é possível explicar o desempenho desta empresa no mercado internacional com base apenas nos subsídios (inclusive os de crédito) à exportação.
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