A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216585Palavras-chave:
Trabalho docente, Tecnologia, Representação socialResumo
O artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, bem como suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Destacam-se algumas reflexões acerca da relação entre educação, tecnologia, formação e trabalho docente, considerando sua importância na práxis educativa de educadores (as) da região. Ademais, discutem-se o papel das políticas de incorporação da tecnologia ao trabalho docente e suas implicações na formação de professores. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Para tanto, na coleta de dados, foram entrevistados 70 professores participantes do processo de implantação dos Núcleos de Tecnologias Municipais-NTM’s no Estado do Amazonas e foram utilizados os seguintes procedimentos e técnicas: observação sistemática, registro e entrevista semiestruturada, técnicas de associação livre, análise de conteúdo, além dos pressupostos epistemológicos da teoria do habitus de Bourdieu. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas). Entre as implicações dessas representações na formação docente, destacam-se: a modificação e apreensão das produções simbólicas em torno do objeto tecnologia, embora seus sentidos estejam desconectados das especificidades da região amazônica.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.