v. 46 (2020)

Publicado: 2021-06-14

Editorial

  • O presente e o futuro das pesquisas em Educação e de sua divulgação

    Cláudia Valentina Assumpção Galian, Emerson, Bianca Salazar Guizzo, Fabiana de Amorim Marcello, Fernanda Müller
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220204601001

Entrevista

Seção Temática: Infância, Política e Educação

  • A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia

    Bianca Salazar Guizzo Guizzo, Fabiana de Amorim Marcello, Fernanda Müller
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046238077
  • Participação das crianças em projeto político-social elaborado por adultos: a Plenarinha no Distrito Federal

    Etienne Baldez Louzada Barbosa, Monique Aparecida Voltarelli
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236680
  • Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador

    Walter Omar Kohan, Rosana Aparecida Fernandes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236273%20
  • Crianças, ética do cuidado e direitos: a propósito do Estatuto da Criança e do Adolescente

    Sonia Kramer, Maria Fernanda Rezende Nunes, Alexandra Pena
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237202
  • Direitos geracionais e ação política: os secundaristas ocupam as escolas

    Lucia Rabello de Castro, Renata Tavares
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237291
  • “Infância maior”: linha de fuga ao governo democrático da infância

    Sílvio Gallo, Rafael Moraes Limongelli
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236978%20
  • “A gente vinha porque queria e não porque era pressionado”: crianças e direitos de participação

    Karla J. R. de Mendonça, Flávia Ferreira Pires
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237794
  • Transições na vida de bebês e de crianças bem pequenas no cotidiano da creche

    Luciane Frosi Piva, Rodrigo Saballa de Carvalho
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046227311
  • Convenção das Nações Unidas sobre Direitos da Criança: marco para reflexão sobre infância e democracia

    Chiara Carla Montà, Lucia Carriera, Elisabetta Biffi
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046239004
  • Escuela y procesos de construcción identitaria en la niñez indígena desde los dibujos en diálogo

    Kathia Núñez Patiño
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237748
  • Limites da tolerância na educação para a democracia: o programa Câmara Mirim - Plenarinho

    Ana Marusia Pinheiro Lima
    e213265
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046213265
  • “A brincadeira é o que salva”: dimensão brincalhona e resistência das creches/pré-escolas da USP

    Patrícia Dias Prado, Viviane Soares Anselmo
    e214189
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214189

Artigos

  • La empatía docente en educación preescolar: un estudio con educadores mexicanos

    Laura Margarita Vital Vaquier, Valentín Martínez-Otero Pérez, Martha Leticia Gaeta González
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219377
  • Flipped Classroom: una experiencia para fortalecer el aprendizaje en Medicina Veterinaria

    Alvaro Adriazola Uribe, Georgina Duran Jimenez, Marcelo Flores Troncoso
    e214200
    DOI: https://doi.org/10.1590/
  • Formative research at the university: meanings conferred by faculty at an Education Department

    Osbaldo Turpo-Gebera, Pedro Mango Quispe, Luis Cuadros Paz, Milagros Gonzales-Miñán
    e215876
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215876
  • Peace and citizenship construction in Middle and High Education in Colombia

    Aura Alicia Cardozo Rusinque, Aldair Ricardo Morales Cuadro, Paola Andrea Martínez Sande
    e214753
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214753
  • Educação patrimonial no ensino formal: consciência e participação cidadã

    Larizza Bergui de Andrade, Nadja de Carvalho Lamas
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219255%20
  • Caracterización de preguntas en libros de texto de Ciencias Naturales en Educación Primaria chilena

    Alejandro Sepúlveda, Andrea Minte, Danilo Díaz-Levicoy
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224118
  • Produtivismo na pós-graduação na perspectiva da ergonomia da atividade

    Marina Helena Pereira Vieira, Andréa Regina Martins Fontes, Sandra Francisca Bezerra Gemma, Uiara Bandineli Montedo
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220223%20%20
  • Práticas corporais na formação continuada de professoras: sentidos da experiência

    Mônica Caldas Ehrenberg, Eliana Ayoub
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217737
  • La investigación formativa en la universidad: sentidos asignados por el profesorado de una Facultad de Educación

    Osbaldo Turpo-Gebera, Pedro Mango Quispe, Luis Cuadros Paz, Milagros Gonzales-Miñán
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215876
  • Educação musical de surdos: características, barreiras e práticas exitosas

    Nedinaldo Manoel da Silva, Jefferson Fernandes Alves, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Jedídja Hadassa de Santana Varela
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221995
  • El desafío de construir un programa para el desarrollo de competencias genéricas: un estudio de caso

    Rodolfo Schmal, Sabino Rivero, Cristian Vidal
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217017
  • John Dewey: a busca por uma pedagogia retórica

    Viviane da Costa-Lopes, Marcus Vinicius da Cunha
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218071%20
  • O Liceu de Artes e Ofícios do Serro/MG e a educação dos ingênuos (1879-1883)

    Danilo Arnaldo Briskievicz
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222594%20
  • Saberes curriculares e práticas de formação de professores para o ensino médio: problematizações contemporâneas

    Roberto Rafael Dias da Silva
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215997%20
  • O método natural e o pensamento complexo: uma relação possível para a educação escolar

    Ivan Fortunato, Maria do Rosário Silveira Porto
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219428
  • Ano 2091 – silêncio nas filosofias da educação: por uma cartografia das resistências escolares

    Davis Moreira Alvim, Izabel Rizzi Mação, Steferson Zanoni Roseiro
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223171
  • Dispositivos lingüísticos de acogida, aprendizaje expansivo e interculturalidad: contribuciones para la inclusión educativa de estudiantes extranjeros

    Felipe Jiménez-Vargas, René Valdés Morales, María-Teresa Hernández-Yáñez, Carla Fardella
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218867
  • Características socioacadémicas de estudiantes en Chile postulados con talento escolar para la pedagogía

    Walter Walker–Janzen, Gustavo González-García, Rodrigo García-Olguín
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219434
  • Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais

    Ana da Costa Polonia, Maria de Fátima Souza Santos
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217461%20
  • La descentralización de la práctica evaluativa orientada al autoaprendizaje del estudiante

    Daniel Ríos Muñoz, David Herrera Araya
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219544%20%20
  • Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Cláudia Prioste
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220336%20
  • Realidades y percepciones económicas de estudiantes universitarios como antecedentes de movilidad social en Colombi

    Lina Martínez, Enrique Ramirez R, Hernán Duarte
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219049%20
  • Movimiento estudiantil chileno de 2011 y la lógica educacional detrás de su crítica al neoliberalismo

    Andrés Donoso Romo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046
  • La mejora de los logros escolares: la medida y valoración de la inspección educativa

    María del Carmen Martínez Serrano
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223840
  • Plano de formação, letramento e práticas educativas na pedagogia da alternância

    Cícero da Silva
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219182
  • Relación pedagógica en la educación intercultural: una aproximación desde los profesores mentores en La Araucanía

    Katerin Arias-Ortega
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046229579%20
  • Las actitudes del profesorado de educación primaria hacia la educación inclusiva en Ecuado

    Raúl Tárraga-Mínguez, Ximena Vélez-Calvo, Gemma Pastor-Cerezuela, M. Inmaculada Fernández-Andrés
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046229504%20
  • Territorialização nacional da Educação do Campo: marcos históricos no Sudeste paraense

    Evandro Costa de Medeiros, Glaucia de Sousa Moreno, Maria do Socorro Xavier Batista
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224676%20
  • La representación del cambio climático en la universidad: valoraciones y creencias del alumnado

    Antonio García-Vinuesa, Pablo Ángel Meira Cartea, José Antonio Caride Gómez, María Lucía Iglesias da Cunha
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046229768
  • Universo afetivo-semiótico de adolescentes em medida socioeducativa de internação

    Gleicimar Gonçalves Cunha, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Ângela Uchoa Branco
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220197%20
  • ¿Cuán reconocidos como autoridad se sienten los profesores principiantes y a qué factores lo atribuyen?

    Guillermo Zamora Poblete, Marisa Meza Pardo, Pilar Cox Vial
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222650
  • Currículo e espaço – uma conversa por se fazer?

    Ana Angelita Rocha, Ricardo Scofano Medeiros
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219733
  • Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas

    Cláudia Vianna, Alexandre Bortolini
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221756
  • Uma análise de orientações sobre revisão e reescrita de textos científicos no universo digital

    José Cezinaldo Rocha Bessa
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225576
  • Um ajuste justo ou mais alguns passos atrás para a educação básica pública no Brasil? SEÇÃO

    Eduardo Carvalho Ferreira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046214975
  • Caderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

    Maria José De Rezende
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218507%20
  • Crianças e seus diagnósticos no cenário da educação inclusiva: a perspectiva de mães e professoras

    Lia Spadini da Silva, Luciana Szymanski
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225328
  • Formação de professores de espanhol e a descapitalização simbólica da universidade

    Edilson da Silva Cruz, Denise Trento Rebello de Souza
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220409%20
  • Ciências Sociais no curso de Medicina: limites institucionais e pluralidade de disposições

    Rafael Afonso da Silva, Juan Carlos Aneiros Fernandez, Juliana Luporini do Nascimento, Nelson Filice de Barros
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225045
  • A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no Brasil

    Donizeti Leandro de Souza, André Luiz Zambalde, Daniel Leite Mesquita, Thais Assis de Souza, Nanielle Lourena Campos da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221628%20
  • Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no conservatório estadual de música: perspectiva dos professores

    Cínthia da Cruz Santos, Beatriz Girão Enes Carvalho, Beatriz Cardoso Lobato
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215166
  • A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática

    Virginia Roters da Silva, Leonir Lorenzetti
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222995
  • A democracia comunicativa de Young como complemento à democracia deliberativa de Habermas

    Francisco Jozivan Guedes de Lima, Emil Albert Sobottka
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224095
  • Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica

    Remi Castioni, Adriana Almeida Sales de Melo, Maria da Conceição Lima Afonso
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221210%20
  • O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)

    Rose Gurski, Stéphanie Strzykalski, Paula Gus Gomes, Eugênio Helyantus Stumm
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224847
  • Ética e corpo: a relação silenciada

    Nadja Hermann
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222905%20
  • Dimensões dos conteúdos mobilizados por estudantes de biologia na argumentação sobre antibióticos e saúde

    Dália Melissa Conrado, Nei Nunes-Neto, Charbel N. El-Hani
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223593
  • Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica

    Marcia Andreia Grochoska, Andréa Barbosa Gouveia
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219060
  • Análise dos cursos de licenciatura da Rede Federal utilizando mineração de dados

    Mariana Abreu Gualhano, Aline Pires Vieira de Vasconcelos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219576
  • Coletivos universitários e o discurso de afastamento da política parlamentar

    Olívia Cristina Perez, Bruno Mello Souza
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217820%20
  • Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública

    Jaqueline Zermiani Brandt, Francisca Tejedo-Romero, Joaquim Filipe Ferraz Esteves Araujo
    e202500
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046202500
  • Middle school, youth work, and hegemony in neo-developmentist Argentina: a structural approach

    Leivas Marcela
    e215311
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215311
  • Historical empathy in future primary teachers: the child labor in the 19th century

    María Teresa Carril-Merino, María Sánchez-Agustí, Carlos Muñoz-Labraña
    e215492
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215492
  • A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira

    Regina Helena de Freitas Campos
    e217224
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217224
  • Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias

    Daniela Alves de Alves, Wanessa Milagres Teixeira
    e217376
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217376
  • Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

    Zilfran Varela Fontenele, Maria da Paz Cavalcante
    e204249
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046204249
  • Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública

    Jaqueline Zermiani Brandt, Francisca Tejedo-Romero, Joaquim Filipe Ferraz Esteves Araujo
    e202500
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046202500
  • Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica

    Marcus Wagner Antunes Loureiro, Kênia Hilda Moreira
    e205233
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046205233
  • Importancia percibida de la motricidad en Educación Infantil en los centros educativos de Vigo (España)

    Yolanda Alosno Álvarez, José María Pazos Couto
    e207294
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046207294
  • Estrategias, recursos e interacciones en clase: aportes para la formación posgradual en administración y afines

    Claudia Inés Carreño, Cielo Catalina Mancera Salinas, Armando Durán Durán, Clara Inés García Blanco
    e212749
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046212749
  • Prevenção da indisciplina num agrupamento de escolas de Portugal

    José Sousa Santos, João Carlos Pascoinho
    e212779
  • O conceito gramsciano de Estado Integral em pesquisas sobre políticas educacionais

    Márcia Aparecida Jacomini
    e214645
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214645
  • Construcción de paz y ciudadanía en la Educación Secundaria y Media en Colombia

    Aura Alicia Cardozo Rusinque, Aldair Ricardo Morales Cuadro, Paola Andrea Martínez Sande
    e214753
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046214753
  • O ensino de robótica em centros de recondicionamento de computadores: construções discursivas de desobediência tecnológica

    Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira, Alexandre Guilherme Motta Sarmento
    e214756
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214756
  • A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo

    José de Sousa Miguel Lopes
    e215302
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215302
  • Prevenção da indisciplina num agrupamento de escolas de Portugal

    José Sousa Santos, João Carlos Pascoinho
    e212779
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046212779
  • Flipped Classroom: una experiencia para fortalecer el aprendizaje en Medicina Veterinaria

    Alvaro Adriazola Uribe, Georgina Duran Jimenez, Marcelo Flores Troncoso
    e214200
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046214200
  • Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências

    Leonardo Dias Avanço, José Milton de Lima
    e215597
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215597
  • Universidad y feminización: la experiencia cubana

    Mayra Tejuca Martínez
    e216073
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216073
  • Estudio de caso como estrategia para el desarrollo de la argumentación en docentes en formación

    Liliana María Nieto Ríos, Francisco Javier Ruiz Ortega
    e216221
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216221
  • Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior

    Fabiane Aparecida Santos Clemente, Marília Costa Morosini
    e216262
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216262
  • Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia

    Daniel Luiz Stefenon, Sonia Maria Vanzella Castellar
    e216270
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216270
  • As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior

    Marta Pinto, Carlinda Leite
    e216818
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216818
  • Aprendizaje y literacidad fuera de la escuela en la era digital: aproximaciones desde la ruralidad

    Patricia Thibaut, Margarita Calderón López
    e217025
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217025
  • Representações das emoções do trabalho docente em uma perspectiva histórica

    Marina Mendes da Costa, Rosario Silvana Genta Lugli
    e217120
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217120
  • A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira

    Regina Helena de Freitas Campos
    e217224
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217224
  • O desenvolvimento da educação básica no Amapá de 1991 a 2003: da retórica à prática

    Antonia Deusa Sá, José Francisco de Carvalho Ferreira
    e217318
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217318
  • Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias

    Daniela Alves de Alves, Wanessa Milagres Teixeira
    e217376
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217376
  • La urdiembre en la enseñanza: expresiones articuladoras de contenido en la interacción profesor-estudiante

    Himmbler Olivares, David Silva, Paloma Opazo, Tomás Arellano, Carlos Cornejo
    e217595
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217295
  • Amistad, hiperconexión y educación: un análisis conceptual a partir de Aristóteles

    Alberto Sánchez-Rojo, Josu Ahedo-Ruiz
    e217630
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217630
  • Implicações dos repasses constitucionais na qualidade da educação municipal das regiões Norte e Nordeste do Brasil

    Joyce Santana Bernardo, Luiz Antônio Abrantes, Fernanda Maria de Almeida, Cristiana Tristão Rodrigues
    e218302
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218302
  • Tirando o máximo partido da educação privada: construção de laços e significados em uma escola de elite em Portugal

    Eunice Macedo, Helena C. Araújo
    e218386
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218386
  • Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros

    Luís Filipe Barbeiro
    e218410
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218410
  • Buscando la salida del laberinto: análisis de la definición de educación para el desarrollo

    Noelia Santamaría-Cárdaba
    e220165
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046220165
  • A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia

    Arminda Raquel Botelho Mourão, Tânia Mara de Souza Castro
    e216585
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216585
  • The use of software to identify plagiarism in academic and educational texts

    Julia Alejandra Pezuk, Susana Nogueira Diniz, Regina Mara Pereira, Ivair Donizete Gonçalves, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Marlene Alves Dias
    e217838
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217838
  • La acogida de la vulnerabilidad de la infancia: la responsabilidad ética-pedagógica en la escuela

    Daniel Gómez Ramos
    e220195
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046220195
  • Relação com o saber: um estudo com universitários ingressantes em uma instituição privada

    Karina Sales Vieira
    e214213
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214213

Errata

  • ERRATA: Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias

    Daniela Alves de Alves, Wanessa Milagres Teixeira
    e217376E
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702202046217376E%20
  • Errata: Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)

    Mônica Yumi Jinzenji Jinzenji
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702202046133535E
  • Errata: Dispositivos lingüísticos de acogida, aprendizaje expansivo e interculturalidad: contribuciones para la inclusión educativa de estudiantes extranjeros

    Felipe Jiménez-Vargas
    e218867E
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218867E%20%20
  • Errata: Importancia percebida de la motricidad en

    Yolanda Alonso Álvarez
    e207294E
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046207294E%20
  • ERRATA: A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia

    Arminda Rachel Botelho Mourão
    e216585
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216585E

Tradução

  • Em perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca

    Judith Butler; Fabiana A. A. Jardim, Jacqueline Moraes Teixeira, Sebastião Rinaldi
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100302
  • Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial

    Alain Choppin; Circe Fernandes Bittencourt
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100301