v. 46 (2020)

Publicado: 2021-06-14

Editorial

  • O presente e o futuro das pesquisas em Educação e de sua divulgação

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220204601001
    Cláudia Valentina Assumpção Galian, Emerson, Bianca Salazar Guizzo, Fabiana de Amorim Marcello, Fernanda Müller
    1-7

Entrevista

Seção Temática: Infância, Política e Educação

  • A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046238077
    Bianca Salazar Guizzo Guizzo, Fabiana de Amorim Marcello, Fernanda Müller
    1-18
  • Participação das crianças em projeto político-social elaborado por adultos: a Plenarinha no Distrito Federal

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236680
    Etienne Baldez Louzada Barbosa, Monique Aparecida Voltarelli
    1-19
  • Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236273%20
    Walter Omar Kohan, Rosana Aparecida Fernandes
    1-16
  • Crianças, ética do cuidado e direitos: a propósito do Estatuto da Criança e do Adolescente

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237202
    Sonia Kramer, Maria Fernanda Rezende Nunes, Alexandra Pena
    1-18
  • Direitos geracionais e ação política: os secundaristas ocupam as escolas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237291
    Lucia Rabello de Castro, Renata Tavares
    1-19
  • “Infância maior”: linha de fuga ao governo democrático da infância

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236978%20
    Sílvio Gallo, Rafael Moraes Limongelli
    1-17
  • “A gente vinha porque queria e não porque era pressionado”: crianças e direitos de participação

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237794
    Karla J. R. de Mendonça, Flávia Ferreira Pires
    1-18
  • Transições na vida de bebês e de crianças bem pequenas no cotidiano da creche

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046227311
    Luciane Frosi Piva, Rodrigo Saballa de Carvalho
    1-18
  • Convenção das Nações Unidas sobre Direitos da Criança: marco para reflexão sobre infância e democracia

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046239004
    Chiara Carla Montà, Lucia Carriera, Elisabetta Biffi
    1-17
  • Escuela y procesos de construcción identitaria en la niñez indígena desde los dibujos en diálogo

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237748
    Kathia Núñez Patiño
    1-19
  • Limites da tolerância na educação para a democracia: o programa Câmara Mirim - Plenarinho

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046213265
    Ana Marusia Pinheiro Lima
    e213265
  • “A brincadeira é o que salva”: dimensão brincalhona e resistência das creches/pré-escolas da USP

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214189
    Patrícia Dias Prado, Viviane Soares Anselmo
    e214189

Artigos

  • Flipped Classroom: una experiencia para fortalecer el aprendizaje en Medicina Veterinaria

    DOI: https://doi.org/10.1590/
    Alvaro Adriazola Uribe, Georgina Duran Jimenez, Marcelo Flores Troncoso
    e214200
  • Peace and citizenship construction in Middle and High Education in Colombia

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214753
    Aura Alicia Cardozo Rusinque, Aldair Ricardo Morales Cuadro, Paola Andrea Martínez Sande
    e214753
  • La empatía docente en educación preescolar: un estudio con educadores mexicanos

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219377
    Laura Margarita Vital Vaquier, Valentín Martínez-Otero Pérez, Martha Leticia Gaeta González
    1-18
  • Formative research at the university: meanings conferred by faculty at an Education Department

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215876
    Osbaldo Turpo-Gebera, Pedro Mango Quispe, Luis Cuadros Paz, Milagros Gonzales-Miñán
    e215876
  • Educação patrimonial no ensino formal: consciência e participação cidadã

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219255%20
    Larizza Bergui de Andrade, Nadja de Carvalho Lamas
    1-21
  • Caracterización de preguntas en libros de texto de Ciencias Naturales en Educación Primaria chilena

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224118
    Alejandro Sepúlveda, Andrea Minte, Danilo Díaz-Levicoy
    1-17
  • Produtivismo na pós-graduação na perspectiva da ergonomia da atividade

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220223%20%20
    Marina Helena Pereira Vieira, Andréa Regina Martins Fontes, Sandra Francisca Bezerra Gemma, Uiara Bandineli Montedo
    1-21
  • Práticas corporais na formação continuada de professoras: sentidos da experiência

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217737
    Mônica Caldas Ehrenberg, Eliana Ayoub
    1-20
  • La investigación formativa en la universidad: sentidos asignados por el profesorado de una Facultad de Educación

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215876
    Osbaldo Turpo-Gebera, Pedro Mango Quispe, Luis Cuadros Paz, Milagros Gonzales-Miñán
    1-19
  • Educação musical de surdos: características, barreiras e práticas exitosas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221995
    Nedinaldo Manoel da Silva, Jefferson Fernandes Alves, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Jedídja Hadassa de Santana Varela
    1-18
  • El desafío de construir un programa para el desarrollo de competencias genéricas: un estudio de caso

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217017
    Rodolfo Schmal, Sabino Rivero, Cristian Vidal
    1-15
  • John Dewey: a busca por uma pedagogia retórica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218071%20
    Viviane da Costa-Lopes, Marcus Vinicius da Cunha
    1-19
  • O Liceu de Artes e Ofícios do Serro/MG e a educação dos ingênuos (1879-1883)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222594%20
    Danilo Arnaldo Briskievicz
    1-14
  • Saberes curriculares e práticas de formação de professores para o ensino médio: problematizações contemporâneas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215997%20
    Roberto Rafael Dias da Silva
    1-17
  • O método natural e o pensamento complexo: uma relação possível para a educação escolar

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219428
    Ivan Fortunato, Maria do Rosário Silveira Porto
    1-16
  • Ano 2091 – silêncio nas filosofias da educação: por uma cartografia das resistências escolares

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223171
    Davis Moreira Alvim, Izabel Rizzi Mação, Steferson Zanoni Roseiro
    1-20
  • Dispositivos lingüísticos de acogida, aprendizaje expansivo e interculturalidad: contribuciones para la inclusión educativa de estudiantes extranjeros

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218867
    Felipe Jiménez-Vargas, René Valdés Morales, María-Teresa Hernández-Yáñez, Carla Fardella
    1-22
  • Características socioacadémicas de estudiantes en Chile postulados con talento escolar para la pedagogía

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219434
    Walter Walker–Janzen, Gustavo González-García, Rodrigo García-Olguín
    1-18
  • Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217461%20
    Ana da Costa Polonia, Maria de Fátima Souza Santos
    1-18
  • La descentralización de la práctica evaluativa orientada al autoaprendizaje del estudiante

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219544%20%20
    Daniel Ríos Muñoz, David Herrera Araya
    1-16
  • Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220336%20
    Cláudia Prioste
    1-20
  • Realidades y percepciones económicas de estudiantes universitarios como antecedentes de movilidad social en Colombi

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219049%20
    Lina Martínez, Enrique Ramirez R, Hernán Duarte
    1-21
  • Movimiento estudiantil chileno de 2011 y la lógica educacional detrás de su crítica al neoliberalismo

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046
    Andrés Donoso Romo
    1-18
  • La mejora de los logros escolares: la medida y valoración de la inspección educativa

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223840
    María del Carmen Martínez Serrano
    1-17
  • Plano de formação, letramento e práticas educativas na pedagogia da alternância

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219182
    Cícero da Silva
    1-24
  • Relación pedagógica en la educación intercultural: una aproximación desde los profesores mentores en La Araucanía

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046229579%20
    Katerin Arias-Ortega
    1-18
  • Las actitudes del profesorado de educación primaria hacia la educación inclusiva en Ecuado

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046229504%20
    Raúl Tárraga-Mínguez, Ximena Vélez-Calvo, Gemma Pastor-Cerezuela, M. Inmaculada Fernández-Andrés
    1-17
  • Territorialização nacional da Educação do Campo: marcos históricos no Sudeste paraense

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224676%20
    Evandro Costa de Medeiros, Glaucia de Sousa Moreno, Maria do Socorro Xavier Batista
    1-22
  • La representación del cambio climático en la universidad: valoraciones y creencias del alumnado

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046229768
    Antonio García-Vinuesa, Pablo Ángel Meira Cartea, José Antonio Caride Gómez, María Lucía Iglesias da Cunha
    1-20
  • Universo afetivo-semiótico de adolescentes em medida socioeducativa de internação

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220197%20
    Gleicimar Gonçalves Cunha, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Ângela Uchoa Branco
    1-20
  • ¿Cuán reconocidos como autoridad se sienten los profesores principiantes y a qué factores lo atribuyen?

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222650
    Guillermo Zamora Poblete, Marisa Meza Pardo, Pilar Cox Vial
    1-19
  • Currículo e espaço – uma conversa por se fazer?

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219733
    Ana Angelita Rocha, Ricardo Scofano Medeiros
    1-22
  • Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221756
    Cláudia Vianna, Alexandre Bortolini
    1-25
  • Uma análise de orientações sobre revisão e reescrita de textos científicos no universo digital

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225576
    José Cezinaldo Rocha Bessa
    1-19
  • Um ajuste justo ou mais alguns passos atrás para a educação básica pública no Brasil? SEÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046214975
    Eduardo Carvalho Ferreira
    1-18
  • Caderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218507%20
    Maria José De Rezende
    1-18
  • Crianças e seus diagnósticos no cenário da educação inclusiva: a perspectiva de mães e professoras

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225328
    Lia Spadini da Silva, Luciana Szymanski
    1-18
  • Formação de professores de espanhol e a descapitalização simbólica da universidade

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220409%20
    Edilson da Silva Cruz, Denise Trento Rebello de Souza
    1-17
  • Ciências Sociais no curso de Medicina: limites institucionais e pluralidade de disposições

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225045
    Rafael Afonso da Silva, Juan Carlos Aneiros Fernandez, Juliana Luporini do Nascimento, Nelson Filice de Barros
    1-18
  • A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221628%20
    Donizeti Leandro de Souza, André Luiz Zambalde, Daniel Leite Mesquita, Thais Assis de Souza, Nanielle Lourena Campos da Silva
    1-21
  • Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no conservatório estadual de música: perspectiva dos professores

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215166
    Cínthia da Cruz Santos, Beatriz Girão Enes Carvalho, Beatriz Cardoso Lobato
    1-21
  • A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222995
    Virginia Roters da Silva, Leonir Lorenzetti
    1-21
  • A democracia comunicativa de Young como complemento à democracia deliberativa de Habermas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224095
    Francisco Jozivan Guedes de Lima, Emil Albert Sobottka
    1-18
  • Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221210%20
    Remi Castioni, Adriana Almeida Sales de Melo, Maria da Conceição Lima Afonso
    1-18
  • O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046224847
    Rose Gurski, Stéphanie Strzykalski, Paula Gus Gomes, Eugênio Helyantus Stumm
    1-15
  • Ética e corpo: a relação silenciada

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046222905%20
    Nadja Hermann
    1-15
  • Dimensões dos conteúdos mobilizados por estudantes de biologia na argumentação sobre antibióticos e saúde

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223593
    Dália Melissa Conrado, Nei Nunes-Neto, Charbel N. El-Hani
    1-22
  • Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219060
    Marcia Andreia Grochoska, Andréa Barbosa Gouveia
    1-23
  • Análise dos cursos de licenciatura da Rede Federal utilizando mineração de dados

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219576
    Mariana Abreu Gualhano, Aline Pires Vieira de Vasconcelos
    1-19
  • Coletivos universitários e o discurso de afastamento da política parlamentar

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217820%20
    Olívia Cristina Perez, Bruno Mello Souza
    1-19
  • Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046202500
    Jaqueline Zermiani Brandt, Francisca Tejedo-Romero, Joaquim Filipe Ferraz Esteves Araujo
    e202500
  • Middle school, youth work, and hegemony in neo-developmentist Argentina: a structural approach

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215311
    Leivas Marcela
    e215311
  • Historical empathy in future primary teachers: the child labor in the 19th century

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215492
    María Teresa Carril-Merino, María Sánchez-Agustí, Carlos Muñoz-Labraña
    e215492
  • A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217224
    Regina Helena de Freitas Campos
    e217224
  • Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217376
    Daniela Alves de Alves, Wanessa Milagres Teixeira
    e217376
  • Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046204249
    Zilfran Varela Fontenele, Maria da Paz Cavalcante
    e204249
  • Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046202500
    Jaqueline Zermiani Brandt, Francisca Tejedo-Romero, Joaquim Filipe Ferraz Esteves Araujo
    e202500
  • Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046205233
    Marcus Wagner Antunes Loureiro, Kênia Hilda Moreira
    e205233
  • Importancia percibida de la motricidad en Educación Infantil en los centros educativos de Vigo (España)

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046207294
    Yolanda Alosno Álvarez, José María Pazos Couto
    e207294
  • Estrategias, recursos e interacciones en clase: aportes para la formación posgradual en administración y afines

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046212749
    Claudia Inés Carreño, Cielo Catalina Mancera Salinas, Armando Durán Durán, Clara Inés García Blanco
    e212749
  • Prevenção da indisciplina num agrupamento de escolas de Portugal

    José Sousa Santos, João Carlos Pascoinho
    e212779
  • O conceito gramsciano de Estado Integral em pesquisas sobre políticas educacionais

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214645
    Márcia Aparecida Jacomini
    e214645
  • Construcción de paz y ciudadanía en la Educación Secundaria y Media en Colombia

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046214753
    Aura Alicia Cardozo Rusinque, Aldair Ricardo Morales Cuadro, Paola Andrea Martínez Sande
    e214753
  • O ensino de robótica em centros de recondicionamento de computadores: construções discursivas de desobediência tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214756
    Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira, Alexandre Guilherme Motta Sarmento
    e214756
  • A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046215302
    José de Sousa Miguel Lopes
    e215302
  • Prevenção da indisciplina num agrupamento de escolas de Portugal

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046212779
    José Sousa Santos, João Carlos Pascoinho
    e212779
  • Flipped Classroom: una experiencia para fortalecer el aprendizaje en Medicina Veterinaria

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046214200
    Alvaro Adriazola Uribe, Georgina Duran Jimenez, Marcelo Flores Troncoso
    e214200
  • Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215597
    Leonardo Dias Avanço, José Milton de Lima
    e215597
  • Universidad y feminización: la experiencia cubana

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216073
    Mayra Tejuca Martínez
    e216073
  • Estudio de caso como estrategia para el desarrollo de la argumentación en docentes en formación

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216221
    Liliana María Nieto Ríos, Francisco Javier Ruiz Ortega
    e216221
  • Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216262
    Fabiane Aparecida Santos Clemente, Marília Costa Morosini
    e216262
  • Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216270
    Daniel Luiz Stefenon, Sonia Maria Vanzella Castellar
    e216270
  • As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216818
    Marta Pinto, Carlinda Leite
    e216818
  • Aprendizaje y literacidad fuera de la escuela en la era digital: aproximaciones desde la ruralidad

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217025
    Patricia Thibaut, Margarita Calderón López
    e217025
  • Representações das emoções do trabalho docente em uma perspectiva histórica

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217120
    Marina Mendes da Costa, Rosario Silvana Genta Lugli
    e217120
  • A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217224
    Regina Helena de Freitas Campos
    e217224
  • O desenvolvimento da educação básica no Amapá de 1991 a 2003: da retórica à prática

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217318
    Antonia Deusa Sá, José Francisco de Carvalho Ferreira
    e217318
  • Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217376
    Daniela Alves de Alves, Wanessa Milagres Teixeira
    e217376
  • La urdiembre en la enseñanza: expresiones articuladoras de contenido en la interacción profesor-estudiante

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217295
    Himmbler Olivares, David Silva, Paloma Opazo, Tomás Arellano, Carlos Cornejo
    e217595
  • Amistad, hiperconexión y educación: un análisis conceptual a partir de Aristóteles

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217630
    Alberto Sánchez-Rojo, Josu Ahedo-Ruiz
    e217630
  • Implicações dos repasses constitucionais na qualidade da educação municipal das regiões Norte e Nordeste do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218302
    Joyce Santana Bernardo, Luiz Antônio Abrantes, Fernanda Maria de Almeida, Cristiana Tristão Rodrigues
    e218302
  • Tirando o máximo partido da educação privada: construção de laços e significados em uma escola de elite em Portugal

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218386
    Eunice Macedo, Helena C. Araújo
    e218386
  • Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218410
    Luís Filipe Barbeiro
    e218410
  • Buscando la salida del laberinto: análisis de la definición de educación para el desarrollo

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046220165
    Noelia Santamaría-Cárdaba
    e220165
  • A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216585
    Arminda Raquel Botelho Mourão, Tânia Mara de Souza Castro
    e216585
  • The use of software to identify plagiarism in academic and educational texts

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217838
    Julia Alejandra Pezuk, Susana Nogueira Diniz, Regina Mara Pereira, Ivair Donizete Gonçalves, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Marlene Alves Dias
    e217838
  • La acogida de la vulnerabilidad de la infancia: la responsabilidad ética-pedagógica en la escuela

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046220195
    Daniel Gómez Ramos
    e220195
  • Relação com o saber: um estudo com universitários ingressantes em uma instituição privada

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214213
    Karina Sales Vieira
    e214213

Tradução

  • Em perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100302
    Judith Butler; Fabiana A. A. Jardim, Jacqueline Moraes Teixeira, Sebastião Rinaldi
    1-10
  • Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100301
    Alain Choppin; Circe Fernandes Bittencourt
    1-20

Errata

  • ERRATA: Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702202046217376E%20
    Daniela Alves de Alves, Wanessa Milagres Teixeira
    e217376E
  • Errata: Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702202046133535E
    Mônica Yumi Jinzenji Jinzenji
    1-4
  • Errata: Dispositivos lingüísticos de acogida, aprendizaje expansivo e interculturalidad: contribuciones para la inclusión educativa de estudiantes extranjeros

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218867E%20%20
    Felipe Jiménez-Vargas
    e218867E
  • Errata: Importancia percebida de la motricidad en

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046207294E%20
    Yolanda Alonso Álvarez
    e207294E
  • ERRATA: A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216585E
    Arminda Rachel Botelho Mourão
    e216585