Perspectivas da pesquisa em educação e em didática das línguas na Universidade de Genebra: entrevista com Ecaterina Bulea Bronckart
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046002001Palavras-chave:
Didática, Linguagem, Interacionismo sociodiscursivoResumo
Com uma história permeada por contribuições marcantes na área da Educação, Psicologia e Ciências da Linguagem, a Universidade de Genebra permanece como um dos polos de referência mais prestigiosos para pesquisadores em todo o mundo. Mas quais são os grupos de pesquisa que trabalham nessa instituição atualmente e quais temáticas desenvolvem? A presente entrevista, feita com a professora Ecaterina Bulea Bronckart, coordenadora do Grupo de pesquisa em Didática das Línguas (GRAFE) na Universidade de Genebra, tem como objetivo apresentar e divulgar as recentes problemáticas no campo das Ciências da Educação, da formação de professores e da Didática das Línguas desenvolvidas por ela e seu grupo. No quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, Ecaterina Bulea Bronckart desenvolve trabalhos que reinterrogam a relação entre gramática e texto, que reexaminam a teoria saussuriana e que estudam o papel das verbalizações em situações formativas. Nesta conversa, Bulea Bronckart explica o escopo de pesquisas do GRAFE, bem como as especificidades dos subgrupos que o compõem; apresenta também seus interesses de pesquisa atuais, mencionando seu projeto em andamento; e aponta os desafios que se colocam atualmente para os pesquisadores das Ciências da Educação e da Didática das Línguas. A professora também conta as problemáticas que orientaram as jornadas de estudos, tais como o tema da avaliação, as noções de verbalização e de obstáculo. Destaca ainda as questões teóricas e práticas para as quais mais estudos se mostram necessários. Finalmente, compartilha suas impressões acerca dos diálogos que o Interacionismo Sociodiscursivo engendra com pesquisadores do Brasil e de outros países.
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