O que dizem os alunos sobre os conflitos decorrentes de sua relação com os professores

Autores

  • Ernesto Barros André Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231789

Palavras-chave:

Conflitos, Relação professor-aluno, Angola

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os conflitos decorrentes da relação professor-aluno, vistos na ótica dos discentes. A mesma foi realizada numa escola secundária de Angola. Nele se pretendeu escrutinar as causas e os tipos de situações resultantes do relacionamento em sala de aula entre o docente e o discente. Na prossecução dos objetivos, aplicou-se a metodologia qualitativa. Foram realizadas entrevistas grupais semiestruturadas com a participação de 129 alunos, cujos dados foram analisados através do método de análise de conteúdo com a aplicação do software maxqda versão 12. Os resultados foram organizados em torno de três temas: concepção de conflitos por parte dos alunos, situações conducentes aos conflitos e/ou situações de conflitos, e tipos de conflitos. Na perspectiva dos alunos daquela escola, a pesquisa demonstrou que os conflitos mais relevantes da relação professor-aluno relacionam-se com o desrespeito das normas ético-deontológicas por parte dos docentes e de manifestação de atitudes e comportamentos indecorosos tanto da parte dos alunos como da parte dos professores consubstanciados no assédio sexual, no suborno e tantos outros, provocando, desta feita, agressões verbais e físicas, vingança, rancor e ódio assim como outros tipos de males que “envenenam” a relação professor-aluno. Sendo um estudo de caso ocorrido num estabelecimento escolar do ensino público, trabalhos semelhantes deverão enfocar em mais centros com o objetivo único de aferir ou comparar os resultados com vistas à sua generalização nessa região.

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Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O que dizem os alunos sobre os conflitos decorrentes de sua relação com os professores. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e231789. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231789