Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidas

Autores

  • Felipe Tumenas Marques Universidade Federal da Bahia
  • Francisco Louzada Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249290

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Disciplinas, Estatística

Resumo

A estatística é uma das bases da ciência e seu ensino em programas de pós-graduação tem influência direta na formação da próxima geração de pesquisadores. Este trabalho traz um panorama geral das disciplinas relacionadas à estatística na pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir da análise das ementas das 176.823 disciplinas, sendo 12.552 com conteúdos relacionados à estatística. Dentre os fatos encontrados temos que poucos programas possuem disciplinas obrigatórias relacionadas à estatística. Quanto maior o conceito da pós-graduação na Capes, maior a quantidade média de disciplinas relacionadas à estatística ofertadas. Entretanto, essa relação não está presente nas disciplinas obrigatórias. Com relação ao conteúdo das disciplinas, elas se dividem em dois grandes grupos. Um grupo com base teórica em probabilidade e estatística, outro com foco em aplicações e utilização de ferramentas. Existe um pequeno terceiro grupo de disciplinas, ofertadas na língua inglesa. Por fim, a oferta de disciplinas relacionadas a técnicas avançadas (Machine Learning) é, se comparada à oferta das disciplinas relacionadas à estatística, muito pequena e se concentra, principalmente, nos programas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra.

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Biografia do Autor

  • Felipe Tumenas Marques, Universidade Federal da Bahia

    é professor adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidas. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e249290. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249290