Currículos socioemocionais e liderança: da mobilização coletiva à motivação do eu

Autores

  • Renata Cecilia Estormovski Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269220

Palavras-chave:

Currículo escolar, Competências socioemocionais, Liderança

Resumo

Contextualizar os processos que instrumentalizam os afetos no currículo escolar hodierno, investigando como a liderança tem sido significada diante de um catálogo de emoções, constitui o objetivo deste estudo. Historicamente, a liderança compôs os movimentos sociais e tinha a escola como um de seus espaços de referência, mas essa afecção parece ter adquirido novos sentidos em programas específicos de educação socioemocional. Para desenvolver a argumentação, articulam-se referenciais teóricos críticos (como Dardot e Laval, Illouz, Collet e Grinberg, e Safatle) com uma análise documental (desenvolvida por meio das orientações de Cellard), por meio do exame de duas iniciativas singulares, em busca de compreender como a liderança tem figurado no cotidiano escolar, problematizando o que se entende como um redirecionamento de seus sentidos históricos a partir dos remanejos do neoliberalismo. Na discussão, percebe-se que a hierarquização desse afeto não tem mais se pautado unicamente na motivação de uma comunidade para a participação em uma pauta pública (sentido tradicionalmente atribuído), mas tem se reconfigurado, em contextos singulares, em uma mobilização de si mesmo. A liderança passa a ser concebida como um pilar para o empreendedorismo de si na constituição de uma conduta engajada do sujeito com seus objetivos pessoais, favorecendo a lapidação de seus próprios afetos em busca de se mostrar competitivo e flexível, exigências do capitalismo em sua face atual. De um líder carismático e comprometido com o coletivo erige-se um líder de si conformado a partir de um design psicológico que tem na escola (dualista e hierarquizada) seu espaço de formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Alexandre; KLAUS, Viviane; LOUREIRO, Carine Bueira. Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115

» https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115

ARAÚJO, Maria Laís Alves de. Os movimentos sociais da atualidade e o papel do líder na construção dos movimentos em rede. Conexão Política, Teresina, v. 10, n. 1, p. 146-159, jan./jun. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/12569 Acesso em: 9 jun. 2023. » https://revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/12569

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Poder. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília, DF: UNB, 1992. p. 933-943.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SILVA, Roberto Rafael Dias da. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 173-190, jan./mar. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44451/31743 Acesso em: 19 set. 2022.

» https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44451/31743

CELLARD, André. A análise documental. In: JACCOUD, Mylène; MAYER, Robert. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-315.

CEZAR, Adieliton Tavares; JUCÁ-VASCONCELOS, Helena Pinheiro. Diferenciando sensações, sentimentos e emoções: uma articulação com a abordagem gestáltica. IGT Rede, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p. 4-14, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262016000100002 Acesso em: 18 jan. 2023. » http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262016000100002

CHANEY, Sarah. Free Thinking Festival. BBC Radio 3. 22 abr. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47984629 Acesso em: 9 jul. 2022. » https://www.bbc.com/portuguese/geral-47984629

COLLET, Jordi; GRINBERG, Silvia. La educación managerial y sus fugas: entre la individualización y lo común. In: COLLET, Jordi; GRINBERG, Silvia (org.). Hacia una escuela para lo común. Madrid: Morata, 2021. p. 13-30.

COSTA, Jurandir Freire. Sem fraude nem favor: estudos sobre o amor romântico. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

COVEY, Stephen R.; COVEY, Sean; SUMMERS, Muriel; HATCH, David K. O líder em mim: como escolas ao redor do mundo estão inspirando a grandeza, uma criança por vez. São Paulo: Benvirá, 2017.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; ESQUINSANI, Valdocir Antonio Esquinsani. A reforma do ensino médio como mecanismo de intensificação do dualismo escolar. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 171-181, jan./abr. 2019. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/journal/439/4392759014/4392759014.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.

» http://portal.amelica.org/ameli/journal/439/4392759014/4392759014.pdf

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas: Alínea, 2012. p. 52-71.

GANZ, Marshall. Leading Change: Leadership, Organization, and Social Movements. In: NOHRIA, Nitin; KHURANA, Rakesh (org.). Handbook of leadership theory and practice: A Harvard Business School Centennial Colloquium. Boston: Harvard Business Press, 2009. p. 509-550.

HERKENHOFF, Maria Beatriz Lima. O papel do líder comunitário. Vitória: Secretaria de Produção e Difusão Cultural/Ufes, 1995.

IAS. Instituto Ayrton Senna. Competências socioemocionais para contextos de crise. [S. l.], 2021. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html Acesso em: 9 jul. 2022. » https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html

ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

KRAWCZYK, Nora; ZAN, Dirce. Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. Políticas Educativas – PolEd, Montevidéu, v. 15, n. 1, p. 106-128, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/119966 Acesso em: 9 jul. 2022. » https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/119966

LAVAL, Pierre. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

MANFRÉ, Ademir Henrique. O conceito de competências socioemocionais nas reformas educacionais brasileiras. Série-Estudos, Campo Grande, v. 26, p. 267-288, maio/ago. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822021000200267 Acesso em: 14 jun. 2023. » http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822021000200267

MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORRIS, Aldon; STAGGENBORG, Suzanne. Leadership in social movements. In: NOW, David A.; SOULE, Sarah A.; KRIESI, Hanspeter (org.). The Blackwell companion to social movements. Malden; Oxford; Carlton: Blackwell, 2004. p. 171-196.

OCDE. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. Estudos da OCDE sobre competências. São Paulo: Fundação Santillana, 2015. Disponível em: https://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A808A82511476410151158EF501439E Acesso em: 28 mai. 2022. » https://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A808A82511476410151158EF501439E

PACHECO, José Augusto. Políticas curriculares: referenciais para análise. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

ROUDINESCO, Elizabeth. O eu soberano: ensaio sobre as derivas identitárias. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021a.

SAFATLE, Vladimir. A economia é a constituição da psicologia por outros meios: sofrimento psíquico e o neoliberalismo como economia moral. In: SAFATLE, Vladimir; SILVA JÚNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian (org.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021b. p. 17-46.

SAFATLE, Vladimir; SILVA JÚNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian (org.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SCHERER, Klaus. What are emotions? And how can they be measured? Social Science Information, v. 44, n. 4, 2005. Disponível em: http://ssi.sagepub.com/content/44/4/695 Acesso em: 20 jan. 2023. » http://ssi.sagepub.com/content/44/4/695

SEECT. Secretaria Estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia. Cartilha de formação de líderes estudantis. João Pessoa: Governo da Paraíba, 2019. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/arquivos/desenvolvimento-estudantil/cartilha-de-formacao-de-lideres.pdf Acesso em: 11 jun. 2023. » https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/arquivos/desenvolvimento-estudantil/cartilha-de-formacao-de-lideres.pdf

SILVA, Izabella Brito; NAKANO, Tatiana de Cássia. Modelo dos cinco grandes fatores da personalidahde: análise de pesquisas. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 51-62, abr. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100006 Acesso em: 13 jun. 2023. » http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100006

SOMOS EDUCAÇÃO. O líder em mim. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.olideremmim.com.br/ Acesso em: 18 jun. 2023.

» https://www.olideremmim.com.br/

STEINERT, Steffen; MARIN, Lavinia; ROESER, Sabine. Feeling and thinking on social media: emotions, affective scaffolding, and critical thinking. Inquiry, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0020174X.2022.2126148 Acesso em: 2 jun. 2023. » https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0020174X.2022.2126148

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Currículos socioemocionais e liderança: da mobilização coletiva à motivação do eu. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e269220. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269220