A escuta de imagens na pesquisa narrativa com jovens
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274022porPalavras-chave:
Juventude, Fotografia, Reflexividade, Narrativas, ItineráriosResumo
Neste artigo apresentamos um conjunto de ferramentas metodológicas qualitativas utilizadas em pesquisa desenvolvida realizando escuta de jovens estudantes de ensino médio na cidade do Rio de Janeiro. Realizamos entrevistas narrativas utilizando dispositivos fotográficos com estilo dialógico e reflexivo de interação entre entrevistadores e jovens entrevistados. Foi realizado um grupo de discussão para sondar representações coletivas sobre temas-chave da pesquisa para o qual utilizou-se de um varal de fotos para animar a discussão. Três jovens receberam máquina fotográfica digital para a produção de fotografias expressivas sobre seus percursos de vida. Também produziram vídeos que compuseram o filme de pesquisa lançado em 2018. As fotografias produzidas e interpretadas pelos jovens permitiram a compreensão sobre processos de subjetivação e interações realizadas em seus contextos sociais de referência, tais como aqueles relacionados com a vida familiar, o trabalho e a escola.
Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução: Paloma Vidal. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.
BARREIRA, César. Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa. São Paulo: Pontes, 2008.
BARREIRA, César. Pistoleiro ou vingador: construção de trajetórias. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, dez. 2002. Dossiê Violências, América Latina.
BAUMAN, Zygmunt e MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo. Entre o trabalho e a escola: cursos de vida de jovens pobres. Educação Realidade, Porto Alegre, v. 48, e120417, 2023.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo. Work and schooling in the life course of poor young people in Rio de Janeiro. In: Rausky, M., Chaves, M. (ed.). Living and working in poverty in Latin America. 1. ed. New York: Springer, 2019. p. 99-122.
BUCCI, Eugênio. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
CARRANO, Paulo; MARINHO, Andrea; OLIVEIRA, Viviane. Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, p. 1439-1454, 2015.
CASTEL, Robert. El ascenso de las incertidumbres: trabajo, protecciones, estatuto del individuo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2010.
CORCUFF, Philippe. Figuras de la individualidad: de Marx a las sociologías contemporáneas. Cultura y Representaciones Sociales, Mexico, DF, v. 4, n. 4, p. 1-33, 01 mar. 2008.
DUBET, François. El declive de la institución: profesiones, sujetos e individuos en la modernidad. Barcelona: Gedisa, 2006.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2002.
GURAN, Milton. Considerações sobre a constituição e a utilização de um corpus fotográfico na pesquisa antropológica. Revista Discursos fotográficos, Londrina, v. 7, n. 10, 2011.
IBGE. 64,6% dos homens com 15 anos ou mais de idade já eram pais em 2019. Agência IBGE Notícias, Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/31446-64-6-dos-homens-com-15-anos-ou-mais-de-idade-ja-eram-pais-em-2019 . Acesso em: 13 mar. 2023.
LATOUR, Bruno. Uma sociologia sem objeto? Observações sobre a interobjetividade. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 5, n. 10, p. 165-187, dez. 2015.
LINS, Consuelo. Dispositivo documentais, dispositivos artísticos. In: LINS, Consuelo e MESQUITA, Claudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 56-61.
MARTINS, José de S. O poder do atraso: ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
MARTUCCELLI, Danilo. Cambio de rumbo: la sociedad a escala del individuo. Santiago de Chile: Lom, 2007.
MARTUCCELLI, Danilo. La individuación como macrosociología de la sociedad singularista. Persona y Sociedad, Santiago de Chile, v. 24, n. 3, p. 9-29, 1 dez. 2010.
MELUCCI, Alberto. O jogo do eu: a mudança de si em uma sociedade global. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
MELUCCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes 2005.
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
PEW RESEARCH CENTER. Teens, Social Media Technology, 2018. Disponível em Disponível em: https://www.pewresearch.org . Acesso em: 14 abr. 2023.
SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.
WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo v. 32, n. 2, p. 241-260, maio/ago. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.