A escuta de imagens na pesquisa narrativa com jovens

Autores

  • Ana Karina Brenner Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Paulo Cesar Rodrigues Carrano Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274022por

Palavras-chave:

Juventude, Fotografia, Reflexividade, Narrativas, Itinerários

Resumo

Neste artigo apresentamos um conjunto de ferramentas metodológicas qualitativas utilizadas em pesquisa desenvolvida realizando escuta de jovens estudantes de ensino médio na cidade do Rio de Janeiro. Realizamos entrevistas narrativas utilizando dispositivos fotográficos com estilo dialógico e reflexivo de interação entre entrevistadores e jovens entrevistados. Foi realizado um grupo de discussão para sondar representações coletivas sobre temas-chave da pesquisa para o qual utilizou-se de um varal de fotos para animar a discussão. Três jovens receberam máquina fotográfica digital para a produção de fotografias expressivas sobre seus percursos de vida. Também produziram vídeos que compuseram o filme de pesquisa lançado em 2018. As fotografias produzidas e interpretadas pelos jovens permitiram a compreensão sobre processos de subjetivação e interações realizadas em seus contextos sociais de referência, tais como aqueles relacionados com a vida familiar, o trabalho e a escola.

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Biografia do Autor

  • Ana Karina Brenner, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Ana Karina Brenner é doutora em educação e professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades

Como Citar

A escuta de imagens na pesquisa narrativa com jovens. (2024). Educação E Pesquisa, 50. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274022por