A defesa do ensino agronômico por Dario Vellozo na revista A Escola
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450263779porPalavras-chave:
Dario Vellozo, Revista A Escola, Ensino agrícola, IntelectuaisResumo
Este artigo apresenta o debate acerca do ensino agronômico realizado na revista A Escola , com enfoque para os textos publicados por Dario Vellozo, em que o intelectual apresenta as concepções de Escola Moderna. A problemática caracteriza-se por buscar compreender os motivos que o levou a incorporar e defender o ensino agronômico como central em sua proposta escolar. Portanto, a pesquisa tem como objetivo analisar os textos publicados por Dario Vellozo na revista, a partir do método histórico de análise. Entendemos que as fontes não são neutras e devem ser contextualizadas à luz da interpretação histórica do período. Como resultado desse estudo, a partir da análise das fontes, constatamos que tanto as publicações do periódico A Escola , quanto à atuação de Dario Vellozo, foram no sentido de promover a discussão do ensino agrícola no estado do Paraná, em consonância aos interesses da Sociedade Estadual de Agricultura do Paraná (SEAP), que tinha interesse direto na modernização do campo brasileiro e na diversificação da produção agrícola. Adotamos como referencial teórico as concepções de Antonio Gramsci sobre os intelectuais e, a partir disso, entendemos que Dario Vellozo atuou na organização do consenso ao redor de um projeto de classe específico, defendido pela SEAP. O periódico A Escola é a fonte desse estudo e está disponível para consulta no endereço eletrônico da Hemeroteca Digital Brasileira.
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