Intersecções entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272668Palavras-chave:
Freire, Freud, Psicanálise, Educação, Revisão integrativaResumo
Este trabalho é uma revisão integrativa que visa levantar a produção bibliográfica em periódicos de artigos que explorem a intersecção entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e os arcabouços teóricos da psicanálise de Sigmund Freud. O levantamento ocorreu no segundo semestre do ano de 2022, em múltiplos repositórios, tanto os de caráter geral (Scientific Electronic Library Online/SciELO e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES), quanto as bases específicas das áreas da Educação (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd e EDUC@) e da Psicologia (Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia/PePSIC), a partir da combinação dos descritores “Freire” e “Freud” com o descritor “psicanálise”. Das centenas de documentos recuperados, após leitura e aplicação de critérios de exclusão, elegemos oito para compor o corpo de análise deste trabalho. As dificuldades e entraves no levantamento bibliográfico evidenciaram a carência de pesquisas sobre a interlocução entre estes autores, apesar de sua aparente fecundidade. O cotejamento dos escritos apontou similitudes entre as teorias dos dois autores, que convergem em pontos fulcrais de seus trabalhos. Conceitos freudianos como narcisismo, sadismo e masoquismo indicam processos psíquicos de colonização que podem manter os oprimidos em posição de passividade ou até de identificação perante o opressor. Entender estes mecanismos psíquicos por intermédio do corpo de conhecimento transdisciplinar que é a psicanálise pode oferecer bases para a compreensão e para a luta contra os grilhões físicos e psicológicos que acorrentam o oprimido.
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