Intersecções entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana: uma revisão integrativa

Autores

  • William Xavier de Almeida Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lourival José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272668

Palavras-chave:

Freire, Freud, Psicanálise, Educação, Revisão integrativa

Resumo

Este trabalho é uma revisão integrativa que visa levantar a produção bibliográfica em periódicos de artigos que explorem a intersecção entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e os arcabouços teóricos da psicanálise de Sigmund Freud. O levantamento ocorreu no segundo semestre do ano de 2022, em múltiplos repositórios, tanto os de caráter geral (Scientific Electronic Library Online/SciELO e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES), quanto as bases específicas das áreas da Educação (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd e EDUC@) e da Psicologia (Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia/PePSIC), a partir da combinação dos descritores “Freire” e “Freud” com o descritor “psicanálise”. Das centenas de documentos recuperados, após leitura e aplicação de critérios de exclusão, elegemos oito para compor o corpo de análise deste trabalho. As dificuldades e entraves no levantamento bibliográfico evidenciaram a carência de pesquisas sobre a interlocução entre estes autores, apesar de sua aparente fecundidade. O cotejamento dos escritos apontou similitudes entre as teorias dos dois autores, que convergem em pontos fulcrais de seus trabalhos. Conceitos freudianos como narcisismo, sadismo e masoquismo indicam processos psíquicos de colonização que podem manter os oprimidos em posição de passividade ou até de identificação perante o opressor. Entender estes mecanismos psíquicos por intermédio do corpo de conhecimento transdisciplinar que é a psicanálise pode oferecer bases para a compreensão e para a luta contra os grilhões físicos e psicológicos que acorrentam o oprimido.

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Biografia do Autor

  • William Xavier de Almeida, Universidade do Estado de Santa Catarina

    William Xavier de Almeida é doutorando em educação pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa de Catarina (Udesc). Também é servidor técnico da Udesc, no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

  • Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Lourival José Martins Filho é doutor em teologia pela Faculdade EST de São Leopoldo, RS; Professor titular do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 na área de Planejamento e Avaliação Educacional.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Intersecções entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana: uma revisão integrativa. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e272668. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272668