Consolidação acadêmica dos docentes de pós-graduação em educação e em ensino em programas bem avaliados

Autores

  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • José Roberto Herrera Cantorani Instituto Federal de Educação
  • Marizete Righi Cechin Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271664

Palavras-chave:

Internacionalização, Produção acadêmica, Programas de pós-graduação

Resumo

O presente estudo objetivou comparar a consolidação acadêmica do corpo docente dos programas de pós-graduação, com conceitos 6 e 7, nas áreas de Educação e de Ensino. Para o estudo foi considerada a produção intelectual coletada no quadriênio 2017-2020. O estudo é comparativo e caracterizado como exploratório, qualitativo e documental. A população do estudo foi composta pelos docentes permanentes dos programas das referidas áreas e que figuram com os referidos conceitos. O corpo de pesquisa foi constituído por documentos extraídos da Plataforma Lattes, da base indexadora Scopus e do buscador Google Scholar. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. A área da Educação superou a do Ensino nas variáveis bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) (22,58%±0,12 vs. 19,90%±0,10) e nos índices h2 da base indexadora Scopus (4±1,00 vs. 3,89±1,59) e do buscador Google Scholar (13,07±3,47 vs. 10,22±2,35). A área Ensino predominou nas variáveis número de artigos publicados em periódicos indexados (9,55±6,35 vs. 6,10±3,16) e índice h na base indexadora Scopus (2,65±1,58 vs. 1,62±0,83), índice i10 (18,43±5,35 vs. 16,31±6,34) e h (12,34±2,03 vs. 11,41±2,69) no buscador Google Scholar. Conclui-se que apenas o corpo docente de um programa de pós-graduação da área Ensino apresenta consolidação acadêmica compatível com um alto padrão de excelência em nível internacional.

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Biografia do Autor

  • Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Luiz Alberto Pilatti é doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Campus Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • José Roberto Herrera Cantorani, Instituto Federal de Educação

    José Roberto Herrera Cantorani é doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Campus Ponta Grossa, UTFPR.

  • Marizete Righi Cechin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Marizete Righi Cechin é doutora em ensino de ciência e tecnologia pela UTFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Campus Ponta Grossa, UTFPR.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Consolidação acadêmica dos docentes de pós-graduação em educação e em ensino em programas bem avaliados. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e271664. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271664