Modelo de triangulação quantitativo-analítica para estudar a agência profissional do estudante de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450275634Palavras-chave:
Agência profissional, Estudante de pedagogia, Modelagem de equações estruturais, Análise de redes, Triangulação analíticaResumo
Este artigo discute um modelo de triangulação de análise quantitativa de dados para investigar a agência profissional do estudante de pedagogia (APEP), já utilizado na Finlândia e em aplicação no Brasil. A APEP pode ser compreendida como o engajamento do estudante no próprio processo contínuo de aprendizagem, por meio de mecanismos individuais e interações sociais com outros e com recursos do ambiente. A literatura mostra que a APEP se desenvolve de acordo com a construção da identidade profissional do professor, a coerência curricular do curso de pedagogia e o seu ambiente de aprendizagem. Este estudo utilizou os resultados obtidos com ajuda de questionário aplicado a 362 estudantes do curso de pedagogia de uma universidade finlandesa. Duas análises quantitativas de dados foram aplicadas: a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), representando o modelo reflexivo da psicometria tradicional, aliada à análise de redes pertencente ao modelo formativo da psicometria. Os resultados mostraram que, enquanto o modelo reflexivo oferece medidas mais robustas de validação e confiança nos resultados, o modelo formativo amplia o modo de compreender a complexa relação entre as dimensões da agência profissional dos estudantes de pedagogia, assim como os construtos individuais e fatores ambientais que a influenciam durante a formação inicial de docentes. Essa triangulação quantitativo-analítica permitiu compreender de forma mais abrangente os processos interativos dos fatores investigados e pode ser utilizada por educadores e formuladores de currículo para desenvolverem uma formação inicial de professores que melhor prepare os estudantes de pedagogia a se engajarem no contínuo processo profissional ao longo de suas carreiras.
Downloads
Referências
ARPACI, Dilara; BARDAKÇI, Mehmet. An investigation on the relationship between prospective teachers’ early teacher identity and their need for cognition. Journal of Education and Training Studies, Beaverton, v. 4, n. 3, p. 9-19, 2016. Disponível em: https://redfame.com/journal/index.php/jets/article/view/1176 . Acesso em: 13 mar. 2023.
» https://redfame.com/journal/index.php/jets/article/view/1176
BEAUCHAMP, Catherine; THOMAS, Lynn. Understanding teacher identity: an overview of issues in the literature and implications for teacher education. Cambridge Journal of Education, Cambridge, v. 39, n. 2, p. 175-189, maio 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03057640902902252 . Acesso em: 20 mar. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03057640902902252
BIESTA, Gert; PRIESTLEY, Mark; ROBINSON, Sarah. The role of beliefs in teacher agency. Teachers and Teaching: Theory and Practice, Abingdon, v. 21, n. 6, p. 624-640, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13540602.2015.1044325 . Acesso em: 17 fev. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13540602.2015.1044325
BORSBOOM, Denny. A network theory of mental disorders. World Psychiatry, London, v. 16, n. 1, p. 5-13, 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/wps.20375 . Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/wps.20375
BRANSFORD, John et al. Theories of learning and their roles in teaching. In: DARLING-HAMMOND, Linda; BRANSFORD, John (ed.). Preparing teachers for a changing world: what teachers should learn and be able to do. Hoboken: Jossey-Bass, 2005. p. 40-87.
BRINGMANN, Laura; ELMER, Timon; EPSKAMP, Sacha; KRAUSE, Robert. What do centrality measures measure in psychological networks? Journal of Abnormal Psychology, Boston, v. 128, n. 8, p. 892-903, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334557550_What_Do_Centrality_Measures_Measure_in_Psychological_Networks . Acesso em: 20 jan. 2024.
BRONKHORST, Larike; MEIJER, Paulien; KOSTER, Bob; VERMUT, Jan. Deliberate practice in teacher education. European Journal of Teacher Education, Abingdon, v. 37, n. 1, p. 18-34, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2013.825242 . Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2013.825242
BROWN, Amber L.; LEE, Joohi; COLLINS, Denise. Does student teaching matter? Investigating pre-service teachers’ sense of efficacy and preparedness. Teaching Education, Abingdon, v. 26, n. 1, p. 77-93, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10476210.2014.957666 . Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10476210.2014.957666
CANRINUS, Esther; BERGEM, Ole Kristian; KLETTE, Kirsti; HAMMERNESS, Karen. Coherent teacher education programmes: taking a student perspective. Journal of Curriculum Studies, Abingdon, v. 49, n. 3, p. 313-333, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00220272.2015.1124145 . Acesso em: 17 fev. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00220272.2015.1124145
CORNU, Rosie Le. Building resilience in pre-service teachers. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 25, n. 5, p. 717-723, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X08002060 . Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X08002060
CRAMER, Angélique et al. Dimensions of normal personality as networks in search of equilibriums: you can’t like parties if you don’t like people. European Journal of Personality, Hoboken, v. 26, n. 4, p. 414-431, 2012. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/per.1866 . Acesso em: 13 mar. 2023.
» https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/per.1866
CRESWELL, John W. Research design: qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: Sage, 1994.
CRUZ, Giseli Barreto da. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/gCsmRvTMHmX6rppc4tg3CKK/?lang=pt . Acesso em: 18 fev. 2023.
» https://www.scielo.br/j/cp/a/gCsmRvTMHmX6rppc4tg3CKK/?lang=pt
ETELÄPELTO, Anneli; VÄHÄSANTANEN, Katja; HÖKKÄ, Päivi. How do novice teachers in Finland perceive their professional agency? Teachers and Teaching: Theory and Practice, Abingdon, v. 21, n. 6, p. 660-680, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13540602.2015.1044327 . Acesso em: 18 fev. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13540602.2015.1044327
FORBES, Miriam K.; WRIGHT, Aidan G. C.; MARKON, Kristian E.; KRUEGER, Robert F. Quantifying the reliability and replicability of psychopathology network characteristics. Multivariate Behavioral Research, Abingdon, v. 56, n. 2, p. 224-242, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00273171.2019.1616526 . Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00273171.2019.1616526
FORBES, Miriam K.; WRIGHT, Aidan G. C.; MARKON, Kristian E.; KRUEGER, Robert F. The network approach to psychopathology: promise versus reality. World Psychiatry, Abingdon, v. 18, n. 3 p. 272-273, 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/wps.20659 . Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/wps.20659
FRIED, Eiko I. et al. Mental disorders as networks of problems: a review of recent insights. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, New York, v. 52, n. 1, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00127-016-1319-z . Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://link.springer.com/article/10.1007/s00127-016-1319-z
HEIKONEN, Lauri; PIETARINEN, Janne; TOOM, Auli; SOINI, Tiina; PYHÄLTÖ, Kirsi. The development of student teachers’ sense of professional agency in the classroom during teacher education. Learning: Research and Practice, Abingdon, v. 6, n. 2, p. 114-136, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23735082.2020.1725603 . Acesso em: 23 mar. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23735082.2020.1725603
JENSET, Inga Staal; CANRINUS, Esther Tamara; KLETTE, Kirsti; HAMMERNESS, Karen. Opportunities to analyse pupils’ learning within coursework on campus: a remaining challenge in teacher education. European Journal of Teacher Education, Abingdon, v. 41, n. 3, p. 360-376, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2018.1448783 . Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2018.1448783
LEITE, Laís Oliveira; GO, Wooryeon; HAVU-NUUTINEN, Saari. Exploring the learning process of experienced teachers focused on building positive interactions with pupils. Scandinavian Journal of Educational Research, Abingdon, v. 66, n. 1, p. 28-42, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00313831.2020.1833237 . Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00313831.2020.1833237
LEITE, Laís Oliveira; HAVU-NUUTINEN, Saari; SOINTU, Erkko. How environmental and individual factors dynamically influence student teacher professional agency during teacher education. Scandinavian Journal of Educational Research, Abingdon, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00313831.2022.2127879 . Acesso em: 17 mar. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00313831.2022.2127879
LEITE, Laís Oliveira; LUSTOSA, Francisca Geny. Como a capacidade de aprendizagem continuada se desenvolve no estudante de pedagogia durante a formação de professor(a): uma perspectiva intercultura. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 12., 2021, Cajazeira (PB). Anais […]. Cajazeiras: AINPGP, 2021. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xiifiped2021/433373-como-a-capacidade-de-aprendizagem-continuada-se-desenvolve-no-estudante-de-pedagogia-durante-a-formacao-de-profes/ . Acesso em: 17 mar. 2023.
MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; CAVAIGNAC, Mônica Duarte. Formação de professores: limites e desafios na educação superior. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 169, p. 902-920, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/z6WWPsn78QWRNT7MPVRMg8p/?lang=pt . Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://www.scielo.br/j/cp/a/z6WWPsn78QWRNT7MPVRMg8p/?lang=pt
MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Currículos de formação de professores: o poder da agência em questão. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Bzd4JbzmXBDLP3tMYFgQGHb/?format=pdf⟨=pt . Acesso em: 23 mar. 2023.
» https://www.scielo.br/j/ep/a/Bzd4JbzmXBDLP3tMYFgQGHb/?format=pdf⟨=pt
MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Dw8zPDcjPh4mV7tY7Rv9nCj/?lang=pt . Acesso em: 23 mar. 2023.
» https://www.scielo.br/j/er/a/Dw8zPDcjPh4mV7tY7Rv9nCj/?lang=pt
MUTHÉN, Linda; MUTHÉN, Bengt. O. Mplus: users guide. 6. ed. Los Angeles: Muthén & Muthén, 2010.
NIEMINEN, Liisa. Ethical principles of research in the humanities and social and behavioural sciences and proposals for ethical review. Ethically speaking, Helsinki, n. 13, p. 21-22, 2010.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt . Acesso em: 23 mar. 2023.
» https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt
RAYKOV, Tenko; MARCOULIDES, George. A first course in structural equation modelling. New Jersey: Routledge, 2012.
RHINEBERGER, Gayle M.; HARTMANN, David J.; VAN VALEY, Thomas L. Triangulated research designs – a justification? Journal of Applied Social Science, Thousand Oaks, v. 22, n. 1, p. 56-66, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/19367244052200106 . Acesso em: 17 fev. 2023.
» https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/19367244052200106
RIBEIRO, Disneylândia Maria; LUSTOSA, Francisca Geny. Potencialidades e dificuldades da formação inicial no processo de construção de saberes relacionados à inclusão. Revista Online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17926/15939 . Acesso em: 23 mar. 2023.
» https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17926/15939
RUOHOTIE-LYHTY, Maria; MOATE, Josephine. Who and how? Preservice teachers as active agents developing professional identities. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 55, p. 318-327, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16300221 . Acesso em: 17 fev. 2023.
» https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16300221
SAHLBERG, Pasi. The secret to Finland´s success: educating teachers. Stanford Center for Opportunity Policy in Education, Stanford, n. 2, p. 1-8, 2010. Disponível em: https://edpolicy.stanford.edu/sites/default/files/publications/secret-finland's-success-educating-teachers.pdf . Acesso em: 22 jan. 2024.
SCHMITTMANN, Verena et al. Deconstructing the construct: a network perspective on psychological phenomena. New Ideas in Psychology, Amsterdam, v. 31, n. 1, p. 43-53, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0732118X1100016X . Acesso em: 23 mar. 2023.
» https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0732118X1100016X
SOINI, Tiina; PIETARINEN, Janne; PYHÄLTÖ, Kirsi. What if teachers learn in the classroom? Teacher Development, Abingdon, v. 20, n. 3, p. 380-397, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13664530.2016.1149511 . Acesso em: 18 fev. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13664530.2016.1149511
SOINI, Tiina; PIETARINEN, Janne; TOOM, Auli; PYHÄLTÖ, Kirsi. What contributes to first-year student teachers sense of professional agency in the classroom?. Teachers and Teaching: Theory and Practice, Abingdon, v. 21, n. 6, p. 641-659, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13540602.2015.1044326 . Acesso em: 17 fev. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13540602.2015.1044326
TOOM, Auli; SOINI, Tiina; PIETARINEN, Janne; PYHÄLTÖ, Kirsi. How does the learning environment in teacher education cultivate first year student teachers’ sense of professional agency in the professional community? Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 63, p. 126-136, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16308836 . Acesso em: 17 fev. 2023.
» https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16308836
TURNBULL, Margaret. Student teacher professional agency in the practicum. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, Abingdon, v. 33, n. 2, p. 195-208, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13598660500122116 Acesso em: 18 fev. 2023.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13598660500122116
VALTONEN, Teemu et al. How pre-service teachers perceive their 21st-century skills and dispositions: a longitudinal perspective. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 116, p. 1-9, mar. 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563220303903 . Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563220303903
VÄHÄSANTANEN, Katja et al. A novel instrument to measure the multidimensional structure of professional agency. Vocations and Learning, Nova York, v. 12, n. 2, p. 267-295, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12186-018-9210-6 . Acesso em: 23 mar. 2023.
» https://link.springer.com/article/10.1007/s12186-018-9210-6
WESTBURY, Ian; HANSÉN, Sven‐Erik; KANSANEN, Pertti; BJÖRKVIST, Ole. Teacher education for research-based practice in expanded roles: Finland’s experience. Scandinavian Journal of Educational Research, Abingdon, v. 49, n. 5, p. 475-485, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00313830500267937 . Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00313830500267937
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.