A abordagem ciência-tecnologia-sociedade no ensino da física com enfoque na energia: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271775Resumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica de estudos que recorreram à abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ensino de física. Especificamente, pretendeu-se avaliar como é que a abordagem CTS tem sido implementada no ensino do tema de energia. A pesquisa de artigos científicos foi realizada em duas bases de dados: a Scopus e o Portal de Periódicos CAPES. A pesquisa centrou-se em artigos publicados em revistas entre 2003 e 2022, em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Os acrônimos utilizados na pesquisa foram: “Science Technology and Society” AND “Physics teaching”/“Ciência Tecnologia e Sociedade” AND “ensino de física”. Foram aplicados critérios de inclusão e exclusão, nomeadamente a leitura dos títulos e dos resumos dos artigos. Tal permitiu excluir, por exemplo, estudos que não relacionam a abordagem CTS com o ensino de física. A amostra final é composta por 20 artigos. Através da técnica de análise de conteúdo dos artigos selecionados, foi possível perceber que os alunos envolvidos no processo de ensino de física, seguindo princípios da abordagem CTS, revelaram um maior interesse e engajamento na aprendizagem do tema da energia. No entanto, apesar da abordagem CTS aparecer em muitos currículos escolares, existe uma escassez na produção científica a respeito do tema energia.
Downloads
Referências
AIKENHEAD, Glen. What is STS science teaching? In: SOLOMON, Joan; AIKENHEAD, Glen (ed.). STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994. p. 47-59. Disponível em: Disponível em: https://education.usask.ca/documents/profiles/aikenhead/sts05.htm Acesso em: 08 set. 2022.
» https://education.usask.ca/documents/profiles/aikenhead/sts05.htm
ALTOPIEDI, Mariana; ESTEPA, Paulino Murillo. Prácticas innovadoras en las escuelas orientadas hacia el cambio: ambitos y modalidades. Profesorado, Granada, v. 14, n. 1, p. 47-70, 2010. Disponível em: Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/20523 Acesso em: 08 set. 2022.
» https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/20523
ANGOTTI, José André Peres. Conceitos unificadores e ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 191-198, 1993. Disponível em: Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol15a20.pdf Acesso em: 19 nov. 2022.
» http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol15a20.pdf
ANTONOWISKI, Ricardo; ALENCAR, Marcos Velério Ferreira. Difficulties to learn and to teach modern physics. Scientific Electronic Archives, Sinop, v. 10, n. 4, p. 50-57, 2017. Disponível em: Disponível em: https://sea.ufr.edu.br/SEA/article/view/384 Acesso em: 02 out. 2022.
» https://sea.ufr.edu.br/SEA/article/view/384
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARRÓN, Ángela; NAVARRETE, Antônio; FERRER-BALAS, Didac. Sostenibilización curricular en las universidades españolas. ¿Ha llegado la hora de actuar? Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Puerto Real, v. 7, n. extra. p. 388-399, 2010. Disponível em: Disponível em: http://hdl.handle.net/10366/132629 Acesso em: 01 dez. 2022.
» http://hdl.handle.net/10366/132629
BERNARDO, José Roberto da Rocha; VIANNA, Deise Miranda; FONTOURA, Helena Amaral. A abordagem do tema energia a luz do enfoque ciência-tecnologia sociedade-ambiente (CTSA) em um espaço de formação continuada para professores de física do ensino médio. In: SIMPOSIO DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN FÍSICA (SIEF), 9., 2008, Rosario. Simposio [...]. Rosário: SIEF, 2008. Disponível em: Disponível em: https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/anais/2008_deise_1.pdf Acesso em: 05 jan. 2023.
» https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/anais/2008_deise_1.pdf
CARAMELLO, Giselle Watanabe et al. Articulação centro de pesquisa - escola básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 3401, 2010. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000300010 Acesso em: 20 set. 2022.
» https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000300010
CARVALHO, Tamara Dias de; HYGINO, Cassiana Barreto; AMARAL, Eros Izidoro. Abordagem com foco ciência, tecnologia e sociedade no ensino de física: um estudo sobre a interferência de ondas entre 4g e tv digital. 2017. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 223-238, 2017. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2127 Acesso em: 27 nov. 2022.
» https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2127
CHIQUETTO, Marcos José. O currículo de física do ensino médio no brasil: discussão retrospectiva. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5646 Acesso em: 07 jan. 2023.
» https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5646
DOMÉNECH, Josep Lluis et al. Teaching of energy issues: a debate proposal for a global reorientation. Science & Education, California, v. 16, p. 43-64, 2007. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11191-005-5036-3 Acesso em: 02 out. 2022.
» https://doi.org/10.1007/s11191-005-5036-3
FERNANDEZ, João Vitor Martins et al. Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0295 Acesso em: 28 set. 2022.
» https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0295
FERREIRA, Marcelo et al. Análise de temas, teorias e métodos em dissertações e produtos educacionais no MNPEF. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0322 Acesso em: 06 nov. 2022.
» https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0322
GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicoille (org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-38.
GOMES, Ederson Carlos; BATISTA, Michel Corci; FUSINATO, Polonia Altoé. O estudo das ondas eletromagnéticas a partir do enfoque CTS: uma possibilidade para o ensino de física no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 109-125, 2017. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v8i1.1235 Acesso em: 08 jan. 2023.
» https://doi.org/10.26843/rencima.v8i1.1235
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: mecânica. v. 1. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
HOFSTEIN, Avi; AIKENHEAD, Glen; RIQUARTS, Kurt. Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, London, v. 10, n. 4, p. 357-366, 1988. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1080/0950069880100403 Acesso em: 23 out. 2022.
» https://doi.org/10.1080/0950069880100403
JOSÉ, Wagner Duarte et al. ENEM, temas estruturadores e conceitos unificadores no ensino de física. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 171-188, 2014. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172014160308 Acesso em: 18 set. 2022.
» https://doi.org/10.1590/1983-21172014160308
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Edusp, 1987. Disponível em: Disponível em: https://pdfcoffee.com/1987-myriam-krasilchik-o-professor-e-o-curriculo-das-cienciaspdf-pdf-free.html Acesso em: 03 fev. 2023.
» https://pdfcoffee.com/1987-myriam-krasilchik-o-professor-e-o-curriculo-das-cienciaspdf-pdf-free.html
LAMEU, Lucas de Paulo; ASSIS, Alice. Ensino de energia: aprimoramento da visão crítica dos alunos por meio de uma sequência didática pautada no enfoque CTS. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 12, n. 1, p. 21-35, 2022. Disponível em: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1279 Acesso em: 08 jan. 2023.
» https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1279
MACHADO, Daniel; NARDI, Roberto. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 473-485, 2006. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172006000400010 Acesso em: 01 fev. 2023.
» https://doi.org/10.1590/S1806-11172006000400010
MARTINS, Isabel. Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, Vila Real, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2020. Disponível em: Disponível em: https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/63/1 Acesso em: 08 set. 2022.
» https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/63/1
MARTÍNEZ-BORREGUERO, Guadalupe et al. Analysis of the concept of energy in the Spanish curriculum of secondary education and baccalaureate: A sustainable perspective. Sustainability, Barcelona, v. 11, n. 9, p. 2528, 2019. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11092528 Acesso em: 09 set. 2022.
» https://doi.org/10.3390/su11092528
MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, California, v. 4, n. 1, p. 1-9, 2015. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1 Acesso em: 24 out. 2022.
» https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1
MULYANTI, Solomon et al. The impact of the science technology society (STS) approach on critical thinking ability and student learning outcomes. Journal of Physics, Banda Aceh, p. 012026, 2021. Conference series. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1088/1742-6596/1882/1/012026 Acesso em: 18 dez. 2022.
» https://doi.org/10.1088/1742-6596/1882/1/012026
OLIVEIRA, Eniz Conceição et al. Abordagem CTS em manuais escolares de química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 4, p. 891-910, out. 2018. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320180040006 Acesso em: 28 set. 2022.
» https://doi.org/10.1590/1516-731320180040006
PEARSON, Alan. Balancing the evidence: incorporating the synthesis of qualitative data into systematic reviews. JBI reports, Hoboken, v. 2, n. 2, p. 45-64, 2004. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1479-6988.2004.00008.x Acesso em: 27 dez. 2022.
» https://doi.org/10.1111/j.1479-6988.2004.00008.x
PEREIRA, Nádia Vilela; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Análise de publicações sobre o tema energia com enfoque CTS no ensino de ciências no Brasil entre 2006 e 2017. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 11, p. e160101119556, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19556 Acesso em: 08 dez. 2022.
» https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19556
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAMOS, Enrique España; RUZ, Teresa Prieto. Problemas socio-científicos y enseñanza-aprendizaje de las ciencias. Revista de Investigación en la Escuela, Sevilla, n. 71, p. 17-24, 2010. Disponível em: Disponível em: http://hdl.handle.net/11441/60210 Acesso em: 16 set. 2022.
» http://hdl.handle.net/11441/60210
REZENDE, Flavia; OSTERMANN, Fernanda; FERRAZ, Gleice. Ensino-aprendizagem de física no nível médio: o estado da arte da produção acadêmica no século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, p. 1402.1-1402.8, 2009. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000100008 Acesso em: 28 jan. 2023.
» https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000100008
RODRIGUES, José Jorge Vale. Aprendizagem significativa do conceito de energia por meio da implementação de sistemas de automação residencial. 2022. Tese (Doutorado) - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2022. Disponível em: Disponível em: https://www.univates.br/bdu/items/562e1006-497a-453f-b7fb-0c58bf52e67c Acesso em: 02 set. 2022.
» https://www.univates.br/bdu/items/562e1006-497a-453f-b7fb-0c58bf52e67c
SALICA, Marcelo Augusto. Analysis of significant learning applied d-learning in the teaching of physics in secondary education. Ried-Revista Iberoamericana de Educacion a Distancia, Madrid, p. 265-284, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.5944/ried.24.2.28399 Acesso em: 08 out. 2022.
» https://doi.org/10.5944/ried.24.2.28399
SANTOS, Antonio Marques dos; CAMINHA, Sandra Maria de Sousa; SILVEIRA, Brunna ds Costa. A implantação da ciência, tecnologia e sociedade no ensino de física do Instituto Federal do Maranhão: uma proposta de intervenção metodológica. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 8, p. e367984546-e367984546, 2020. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.4546 Acesso em: 08 jan. 2023.
» https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.4546
SANTOS, Deusivaldo Aguiar; VILCHES, Amparo; BRITO, Licurgo Peixoto. Evolução CTS à CTSA nos seminários ibero-americanos. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n. 1, p. 1961-1974, 2016. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12321 Acesso em: 08 out. 2022.
» https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12321
SILVA, Bruna Karl Rodrigues da; SILVA, Ricardo Monteiro da; FERNANDES, João Paulo. Projeto “usinas”: uma sequência didática embasada na perspectiva cts para a abordagem do tema energia. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, Bogotá, p. 1-7, 2021. Disponível em: Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15004 Acesso em: 02 set. 2022.
» https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15004
TOLEDO, Carlos Eduardo Rosas de et al. Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: uma análise de rede sobre as teses publicadas no Brasil. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n. 1, p. 1367-1383, 2016. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.7179 Acesso em: 04 fev. 2022.
» https://doi.org/10.34624/id.v8i1.7179
YUENYONG, Chokchai; THATHONG, Kongsak. Physics teachers’ constructing knowledge base for physics teaching regarding constructivism in Thai contexts. Mediterranean Journal of Social Sciences, Rome, v. 6, n. 2, p. 546, 2015. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.5901/mjss.2015.v6n2p546 Acesso em: 08 set. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.