Identificação de necessidades formativas de professoras iniciantes em um programa de mentoria

Autores

  • Priscila Menarin Cesário Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273481por

Palavras-chave:

Necessidades formativas, Professores iniciantes, Mentoria

Resumo

O desenvolvimento de ações de supervisão, acompanhamento e apoio constituem-se em suporte relevante para professores que iniciam a carreira docente, visto que são muitas as limitações da formação inicial e as dificuldades no início dessa atividade profissional. Diante disso, o Programa Híbrido de Mentoria (PHM) foi criado como uma ação de indução à docência de uma pesquisa construtivo-colaborativa, que visa oferecer acompanhamento e apoio aos professores no início da docência por meio de um processo intitulado mentoria, no qual um professor experiente - com mais de 10 anos de atuação profissional - acompanha professores iniciantes com no máximo 5 anos de experiência na carreira, auxiliando-os no desenvolvimento de suas competências profissionais, bem como na fundamentação de novas práticas profissionais. Neste artigo, buscou-se identificar e compreender as necessidades formativas apresentadas por professoras iniciantes participantes de um programa de mentoria. Os referenciais teóricos envolveram os desafios, as dificuldades e as necessidades formativas de professores em início de carreira. A pesquisa é de natureza qualitativa, com análise descritiva interpretativa de narrativas digitais produzidas por meio do diálogo entre duas professoras iniciantes e suas respectivas mentoras via diferentes ferramentas no ambiente Moodle do PHM. As categorias emergiram das leituras do conjunto de dados, e os resultados apontam que as ações de mentoria desenvolvidas no PHM possibilitaram captar como as iniciantes relatam as suas dificuldades no início da docência e como estas se configuram como necessidades formativas a serem trabalhadas pela díade mentora-iniciante.

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Biografia do Autor

  • Priscila Menarin Cesário, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Priscila Menarin Cesário é doutora em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de São Carlos e no ensino superior no curso de educação e tecnologias (EDUTEC-UFSCar).

  • Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Rosa Maria Moraes Anunciato é doutora em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Identificação de necessidades formativas de professoras iniciantes em um programa de mentoria. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e273481. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273481por