Violências: uma questão da escola? O que pensam os(as) professores(as) de uma escola pública

Autores

  • Luciana Patrícia Zucco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milena Tarcisa Trindade Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/0.1590/S1678-4634202450275099

Palavras-chave:

Violência escolar, Espaço escolar, Professores(as)

Resumo

O presente artigo analisou como os(as) professores(as) de uma escola de educação básica compreendem a violência no ambiente escolar, a partir de pesquisa de abordagem qualitativa realizada no município de Florianópolis. É resultado da segunda etapa de coleta de dados da pesquisa intitulada Violências nas escolas de Santa Catarina: inovações educacionais no contexto da Pandemia/Covid-19 , financiada pela FAPESC 3 , através do Nº: UNI2020121000240, do edital de chamada pública FAPESC Nº 12/2020 - Programa de Pesquisa Universal. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo para organização dos dados. A primeira etapa consistiu na transcrição das entrevistas, pré-análise e formulação de hipóteses. Na segunda etapa foi realizada a categorização a partir dos aspectos centrais abordados na entrevista. Dentre os resultados, dois aspectos chamaram a atenção. Primeiro, as violências no espaço escolar são alvo de intervenção a partir de sua gravidade e intensidade. Segundo, as estratégias de prevenção e enfrentamento das violências estão diretamente relacionadas à construção de um planejamento da gestão da política educacional em âmbito municipal sobre a temática. Cabe, ainda, destacar que a violência escolar não pode ser analisada fora do meio social e cultural onde a escola está inserida, pois esta possui uma relação intrínseca com o contexto.

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Biografia do Autor

  • Luciana Patrícia Zucco, Universidade Federal de Santa Catarina

    professora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC); professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/UFSC) e integrante do Instituto de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC).

  • Milena Tarcisa Trindade , Universidade Federal de Santa Catarina

    graduanda de psicologia; bolsista voluntária da pesquisa FAPESC N.12/2020; estagiária do Ministério Público de Santa Catarina, no Centro de Apoio Operacional da Infância Juventude e Educação (CIJE/MPSC).

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Violências: uma questão da escola? O que pensam os(as) professores(as) de uma escola pública. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e275099. https://doi.org/0.1590/S1678-4634202450275099