A educação do corpo na formação de professoras
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271848porPalavras-chave:
Educação da mulher, Norbert Elias;Resumo
Compreender qual foi a perspectiva de educação do corpo da mulher em formação de professora anunciada nas práticas educativas do Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL), na década de 1970, foi o que motivou este estudo. Para pensar a categoria historiográfica educação do corpo, debruçou-se nos estudos de Norbert Elias ( 1993 ; 2011 ). Pensando com Elias, a categoria historiográfica educação do corpo é entendida como um processo educativo no qual os indivíduos, no decorrer da sua vida, vão internalizando e naturalizando comportamentos e construindo uma personalidade e consciência de si que são específicas à estrutura social e às redes de relações das quais fazem parte. Analisando as práticas educativas do corpo que permearam a formação de professoras no Brasil, a partir de uma perspectiva processual, foi possível apreender a existência de três parâmetros formativos. Considerando esses parâmetros formativos e as fontes históricas disponíveis (atas de reuniões, relatórios, programas de disciplinas e propostas pedagógicas), aproximou-se de uma perspectiva de educação do corpo que permeou a dinâmica educativa do IEEL no município de Londrina, Paraná, buscando-se formar uma mulher/professora que fosse competente e responsável, apresentasse comportamentos polidos, tivesse autocontrole do próprio corpo e emoções e que não se esquecesse de suas funções como mulher em uma sociedade na qual a figuração familiar e o lar ainda eram responsabilidades fortemente atribuídas a ela.
Downloads
Referências
AURAS, Gladys Mary Teive. Uma vez normalista, sempre normalista: a presença do método de ensino intuitivo ou lições de coisas na construção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense - 1911-1935). 2005. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 23-79.
BASSANI, Jaison José; RICHTER, Ana Cristina; VAZ, Alexandre Fernandez. Corpo, educação, experiência: modernidade e técnica em Walter Benjamin. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, fev. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11736 . Acesso em: 14 maio 2024.
» https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11736
CARDOZO, Mariana Montagnini; HONORATO, Tony. História da educação do corpo: uma leitura com Norbert Elias. In: VIEIRA, Ana Flávia Braun; FREITAS JUNIOR, Miguel Archanjo de (org.). Norbert Elias em debate: usos e possibilidades de pesquisa no Brasil. 1. ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. p. 137-157.
CARDOZO, Mariana Montagnini; HONORATO, Tony. Uma mulher decente, uma professora competente: práticas de educação do corpo na formação de professoras (IEEL, década 1970). História da Educação, Porto Alegre, v. 27, p. 1-35, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/5tSLwhYdT7SmKFHb4jZXkQJ/ . Acesso em: 14 maio 2024.
» https://www.scielo.br/j/heduc/a/5tSLwhYdT7SmKFHb4jZXkQJ/
ELIAS, Norbert. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
ELIAS, Norbert. El cambiante equilíbrio de poder entre los sexos. In: WEILLER, Vera (org.). La civilización de los Padres y outros Ensayos. Bogotá: Norma 1998. p. 199-249.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. v. 2. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2. ed. v. 1. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
FORMANDAS e docentes de 1973 (Magistério) – IEEL – Londrina-PR. Foto postada na linha do tempo. Facebook. 2 maio 2014a. Disponível em: https://www.facebook.com/photo?fbid=871273049565582&set=g.657159474294188 . Acesso em: 20 jan. 2021.
» https://www.facebook.com/photo?fbid=871273049565582&set=g.657159474294188
FORMANDAS e docentes de 1973 (Magistério) – IEEL – Londrina-PR. Foto postada na linha do tempo. Facebook. 2 maio 2014b. Disponível em: https://www.facebook.com/photo?fbid=871272966232257&set=g.657159474294188 . Acesso em: 20 jan. 2021.
» https://www.facebook.com/photo?fbid=871272966232257&set=g.657159474294188
FURTADO, Alessandra Cristina. Por uma história das práticas de formação docente: um estudo comparado entre duas escolas normais de Ribeirão Preto - SP (1944-1964). 2007. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
GALAK, Eduardo; SOUTHWELL, Myriam. Processos e tensões da democratização na educação estética na Argentina: a Revista de Educación entre os anos 1960-1970. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 3, p. 1-19, 2020. DOI: 10.5007/2175-795X.2020.e66756. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66756 . Acesso em: 20 jan. 2021.
» https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66756.
» https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66756
GUSMÃO, Daniela Cristina Frediani. Ideais de homem civilizado veiculado nos livros didáticos de educação moral e cívica (1969-1986). 2018. 228 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
HONORATO, Tony; NERY, Ana Clara Bortoleto. A educação do corpo na formação de professores na Escola Normal Paulista (1890-1931). Cadernos Cedes, Campinas, v. 38, p. 33-48, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622018178522 .
» https://doi.org/10.1590/CC0101-32622018178522.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. Londrina: IEEL, 2019.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. Atos oficiais – setor técnico – administrativo – corpo docente: 1970-1978. v. 1. Londrina: IEEL, 1970-1978a.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. Atos oficiais – setor técnico – administrativo – corpo docente: 1970-1978. v. 2. Londrina: IEEL, 1970-1978b.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. Atos oficiais – setor técnico – pedagógico – corpo docente: 1978-1985. v. 1. Londrina: IEEL, 1978-1985.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. Currículo 2° grau – IEEL – Londrina: 1973. v. 2. Londrina: IEEL, 1973.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. Estrutura funcional técnico administrativo: 1973 a 1980. Londrina: IEEL, 1973-1980.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. Histórico 1972/1980 – grades curriculares. Londrina: IEEL, 1972-1980a.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. IEEL – livro ata – 01 – Comissões Especiais. Londrina: IEEL, 1970-1985.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de Documentação Histórica. Livro ata do Departamento de Educação Física. Londrina: IEEL, 1971-1977. (Manuscrito)
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de documentação histórica. Livro ata do Departamento de Educação Musical: 1971. Londrina: IEEL, 1971. (Manuscrito)
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de documentação histórica. Proposta geral ordinária 1° grau; 2° grau. 1974-1984. Londrina: IEEL, 1974-1984.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de documentação histórica. Proposta ordinária de educação física – 1° e 2° grau / ano letivo de 1974. Londrina: IEEL, 1974.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de documentação histórica. Relatório da Coordenação Administrativa – período de 1973 a 1979 – setor de bens móvel e imóvel. Londrina: IEEL, 1973-1979.
IEEL. Instituto Estadual de Educação de Londrina. Arquivo de documentação histórica. Sistema de avaliação – primeiro e segundo: 1972-1980. Londrina: IEEL, 1972-1980b.
LOURO, Guacira Lopes. Prendas e antiprendas: uma história da educação feminina no Rio Grande do Sul. 1986. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1986.
MORENO, Andrea; SEGANTINI, Verona Campos; FERNANDES, Gyna de Ávila; JESUS, Luciano Jorge. “Gesticulação nobre, sympathica e attitude digna”: educação do corpo na formação de professoras (Escola Normal Modelo da Capital, Belo Horizonte, 1906-1930). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 1 (28), p. 221-242, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38781 . Acesso em: 20 jan. 2021.
» https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38781
PINEAU, Pablo. Historiografia educativa sobre estéticas e sensibilidades na América Latina: um balanço (que se tem conhecimento) incompleto. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, 2018, v. 18 DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e023 .
» https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e023.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. História da beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2010.
SOARES, Carmen Lúcia. Notas sobre a educação no corpo. Educação em Revista, Curitiba, n. 16, p. 43-60, dez. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.205 .
» https://doi.org/10.1590/0104-4060.205.
TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Notas sobre distâncias e proximidades temporais da escolarização do corpo em um “projeto” de exegese moral: teoria crítica e história. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. esp., p. 225-245, jul./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x .
» https://doi.org/https://doi.org/10.5007/%25x.
TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio; LINHALES, Meily Assbú. Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 389-408, ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000200007 .
» https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000200007.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200005 .
» https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200005.
VAZ, Alexandre Fernandez. Corporalidade e formação na obra de Theodor W. Adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporais. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. esp., p. 21-49, jul./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x .
» https://doi.org/https://doi.org/10.5007/%25x.
VEIGA, Cynthia Greive. The body’s civilisation/decivilisation: emotional, social, and historical tensions. Paedagogica Historica, v. 54, p. 20-31, 2018.
VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.