Currículo paulista em transição: um estudo comparativo de sua implementação em 2008 e 2020

Autores

  • Anike A. Arnaud Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278930

Palavras-chave:

Análise textual discursiva, Centro de mídias da educação, Políticas curriculares

Resumo

Desde a divulgação da Proposta Curricular Paulista em 2008, a organização curricular da rede de ensino paulista passou por várias mudanças, com a Secretaria de Educação do estado implementando diversas ações para garantir a efetivação do Currículo no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as principais estratégias adotadas pela Secretaria da Educação de São Paulo na implementação do Currículo Paulista em 2008 e em 2020. Os dados foram obtidos por meio de uma revisão da literatura, que abrangeu publicações relacionadas à implementação da Proposta Curricular desde 2007, bem como a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em escolas da rede paulista de ensino, que investigou a implementação do Currículo Paulista a partir de 2020. A pesquisa empírica foi realizada em uma perspectiva longitudinal, acompanhando professores de Química e gestores de duas escolas básicas durante cinco anos. Os dados produzidos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, observou-se que a implementação do Currículo Paulista pelo governo do estado de São Paulo envolveu o uso contínuo de estratégias, como materiais padronizados, mudanças na figura do Professor Coordenador, ênfase na conexão entre o currículo e a avaliação do Saresp. No contexto da implementação do Currículo Paulista em 2020, a estratégia da Secretaria de Educação do estado de São Paulo envolveu a falta de informações prévias, fomentando sensação de incerteza e dificultando a resistência dos professores, além do uso do Centro de Mídias da Educação como um guia curricular, permitindo maior controle do estado sobre o conteúdo educacional oferecido aos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARNAUD, Anike Araujo. BNCC e Currículo Paulista: a construção curricular e o Novo Ensino Médio em escolas básicas de São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-19022024-175247

» https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-19022024-175247

BAHIA, Norinês Panicacci. Pandemia!!! E agora? Reflexões sobre o cotidiano escolar a distância. Cadernos Ceru, São Paulo, série 2, v. 31, n. 1, 2020.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BORTOLETTO-SANTOS, Rita de Cássia; PIERSON, Alice Helena Campos. As reações dos professores de ciências diante da implantação de novo currículo na rede estadual paulista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 585-605, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170303

» https://doi.org/10.1590/1983-21172015170303

CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; BELLO, Isabel Melero. O currículo como gestão e a desigualdade como resultado: o caso da rede estadual paulista no período de 1995-2018. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 23, e1763, 2023.

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de; RUSSO, Miguel Henrique. Educação, regulação e políticas educacionais: o contexto paulista. EccoS, São Paulo, n. 29, p. 135-150, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3776

» https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3776

CARVALHO, Marília Pinto de. As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 187-207, nov./dez. 2018. DOI: 10.1590/0104-4060.59799

» https://doi.org/10.1590/0104-4060.59799

DESSOTTI, Elise; DESSOTTI, Isabel Cristina Caetano. A escola serve ou tem serventia? Uma análise da proposta curricular do estado de São Paulo sob o olhar do neoliberalismo. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 1, n. 2, p. 132-140, 2015. DOI: 10.24115/S2446-622020151226p.132-140

» https://doi.org/10.24115/S2446-622020151226p.132-140

FONSECA, Vitória Azevedo da; LIMA, Paulo Gomes. Sobre a política curricular no estado de São Paulo (2007-2009): algumas reflexões e encaminhamentos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 544-565, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p544-565

» https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p544-565

FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem e o Currículo Paulista: entre imposições, cobranças veladas e insubordinações criativas. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 8, n. 17, p. 519-545, 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.519-545

» https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.519-545

FURLAN, Angélica Bellodi Sant’Ana; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. A fundamentação ético-democrática da proposta curricular do estado de São Paulo para o ensino de ciências: Adaptação ou emancipação? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n. 4, p. 958-990, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p958-990

» https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p958-990

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson. Análise textual discursiva: uma ampliação de horizontes. Ijuí: Unijuí, 2022.

GIAVARA, Ana Paula; BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Entre o discurso e a prática: implementação do currículo de história no programa educacional São Paulo faz escola. Revista História Hoje, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 241-262, 2013.

KANASHIRO, Paulo Roberto Teixeira. Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-9, e-16145.054, 2021.

LASTÓRIA, Andrea Coelho; SOUZA, Sonara da Silva de. Programa São Paulo Faz Escola: apontamentos sobre o currículo e a ação docente. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 26, n. 3, 2019. DOI: 10.14393/ER-v26n3a2019-11

» https://doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-11

MASSABNI, Vânia Galindo. Reforma curricular de São Paulo e as regulações do trabalho docente. Dialogia, São Paulo/SP, n. 22, p. 161-172, 2015. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6068

» https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6068

MENDONÇA, Gustavo Blanco de; FÁVERO, Raquel Fernanda. Centro de Mídias SP: uma ferramenta para educar os estudantes da rede pública para o século XXI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2020.

MERTENS, Donna. Research and evaluation in education and psychology: integrating diversity with quantitative, qualitative, and mixed methods. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2015.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016.

ORTEGA, Daiani Vieira; MILITÃO, Silvio Cesar Nunes. O Programa São Paulo Faz Escola e a proposta curricular paulista na visão dos professores. Série-Estudos, Campo Grande, v. 26, n. 56, p. 171-193, 2021. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1431

» https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1431

PINTO, Marcio Alexandre Ravagnani. Política pública e avaliação: o Saresp e seus impactos na prática profissional docente. 2011. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2011.

RAMOS, Géssica Priscila. A política educacional paulista (1995-2010) e seus impactos na identidade da escola e do professor. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, v. 29, n. 3, p. 537-556, 2013. DOI: https://doi.org/10.21573/vol29n32013.47224

» https://doi.org/10.21573/vol29n32013.47224

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista, Seduc/Undime SP. São Paulo: Seduc/SP, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ . Acesso em: 23 set. 2023.

» https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Decreto 7.510 de 29 de janeiro de 1976. Reorganiza a Secretaria de Estado de Educação. São Paulo: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 1976. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1976/decreto-7510-29.01.1976.html . Acesso em: 23 set. 2023.

» https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1976/decreto-7510-29.01.1976.html

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: química. São Paulo: SEE, 2011. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/235.pdf . Acesso em: 23 set. 2023.

» https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/235.pdf

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Currículo paulista em transição: um estudo comparativo de sua implementação em 2008 e 2020. (2011). Educação E Pesquisa, 50, e-278930. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278930