The place of origin in understanding the permanence in higher education: a sociological portrait approach

Autores

  • Jhony Pereira Moraes Universidade do Contestado
  • Lisiane Quadrado Closs Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Silas Dias Mendes Costa Universidade Federal de Roraima
  • Diogo Henrique Helal Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274566en

Palavras-chave:

Retratos sociológicos, Lugar, Meios populares, Estudantes, Administração

Resumo

Este estudo propõe uma abordagem teórica e metodológica para pesquisa baseada na obra de Bernard Lahire, com foco na estrutura e composição de retratos sociológicos. O estudo também incorpora a dimensão analítica do lugar de origem dentro deste construto para aprofundar a compreensão do porquê jovens de origens populares persistem em cursos de graduação em administração. Este arcabouço levará em consideração várias dimensões envolvidas em suas trajetórias, como família, trabalho, educação, lazer, sociabilidade e lugar de origem. A fundamentação teórica deste estudo será melhor explicada abaixo. Ao aplicar a teoria disposicional de Bernard Lahire e incorporar perspectivas interdisciplinares dos campos da Sociologia e Geografia, esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de novos dados e perspectivas para análise. O estudo destaca a importância de observar diretamente o lugar de origem de jovens de origens populares que estudam administração, pois reforça a presença do lugar na constituição de biografias juvenis e sua influência na persistência de jovens no ensino superior. Reforça a necessidade de diálogos e novos olhares para identificar e compreender fenômenos nos cursos de graduação em administração e contribui para o conjunto de pesquisas que buscam compreender a realidade e a dinâmica de grupos sociais brasileiros a partir de contextos mais populares em seus contextos de interação.

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Biografia do Autor

  • Jhony Pereira Moraes, Universidade do Contestado

    Jhony Pereira Moraes has a PhD and Master’s degree in Administration (UFRS) and a Bachelor’s degree in Administration (Uniritter) and is a Professor of the Master’s and Doctorate courses in Administration and Regional Development at the University of Contestado (UNC). Professor at the São Judas Tadeu Integrated Colleges (FISJT). Substitute Professor at IFRS.

  • Lisiane Quadrado Closs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Lisiane Quadrado Closs has a PhD and Master’s degree in Administration (UFRS) and a Bachelor’s degree in Administration (PUCRS). She is an Associate Professor at UFRGS. Honorary Fellow at the University of Melbourne. She is an Associate Editor of the Electronic Journal of Administration (REAd).

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

The place of origin in understanding the permanence in higher education: a sociological portrait approach. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e274566. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274566en