Uma proposta de wiki para aprendizagem colaborativa no curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa, Ciências Contábeis, WikiResumo
O objetivo deste estudo é apresentar um relato de experiência sobre a adoção de uma Wiki no processo de ensino e aprendizagem do curso de Ciências Contábeis. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana. Os dados foram produzidos por meio de relatórios extraídos do website criado, o qual foi chamado de “Wiki Contábil”, questionários com os estudantes e entrevista com o professor, e analisados através da estatística descritiva e da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que os discentes apresentaram uma boa interação com o site, considerando-o de fácil utilização, com uma interface adequada e confortável, além de útil principalmente para a revisão dos conteúdos. O professor, por sua vez, enxergou uma perspectiva de longo prazo para o site, reconhecendo a necessidade de continuidade do projeto, identificando no Wiki Contábil uma excelente oportunidade para fomentar a colaboração entre discentes e docentes. O estudo contribui para que os docentes dos cursos de Ciências Contábeis reflitam sobre a possibilidade de se apropriarem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no seu processo pedagógico, buscando adaptar experiências já existentes aos seus contextos, visando formar um profissional contábil apto a lidar com as demandas contemporâneas que exigem cada vez mais o binômio autonomia-colaboração na aprendizagem continuada.
Downloads
Referências
ABDEKHODAEE, Amir; CHASE, Anne-Marie; ROSS, Bella. Wikis for group work: encouraging transparency, benchmarking, and feedback. Australasian Journal of Educational Technology, Tungun, v. 33, n. 5, 15-31, 2017. DOI: DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.2829 Acesso em: 12 mar. 2023.
» https://doi.org/10.14742/ajet.2829
ALIATTI, Camila. Fábrica de matemáticas: uma escola expandida por meio da tecnologia digital e da cooperação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.13, n. 2, 2015. DOI: DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61401 Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://doi.org/10.22456/1679-1916.61401
ALTANOPOULOU, Panagiota; TSELIOS, Nikolaos. Assessing Acceptance Toward Wiki Technology in the Context of Higher Education. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, Athabasca, v. 18, n. 6, 127-149, 2017. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.19173/irrodl.v18i6.2995 Acesso em: 10 mar. 2023.
» https://doi.org/10.19173/irrodl.v18i6.2995
ALYOUSEF, Hesham Suleiman; PICARD, Michelle Yvette. Cooperative or collaborative literacy practices: Mapping metadiscourse in a business students’ wiki group project. Australasian Journal of Educational Technology , Tungun, v. 27, n. 3, 463-480, 2011. DOI: DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.955 Acesso em: 18 mar. 2023.
» https://doi.org/10.14742/ajet.955
ARAÚJO, Francy; SILVA, Rafaela Esteves Godinho. Wiki: Docência universitária: papéis e desafios. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 2 97-116, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2013 Acesso em: 04 abr. 2023.
» https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2013
AUSUBEL, David Paul. The Acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. California: Springer Science. 2000. 212 p.
BARRA, Daniela Couto Carvalho; SASSO, Grace Teresinha Marcon Dal; MARTINS, Cleusa Rios; BARBOSA, Sayonara de Fátima Faria. Avaliação da tecnologia Wiki: ferramenta para acesso à informação sobre ventilação mecânica em terapia intensiva. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 65, n. 3, p. 466-473, 2012. DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000300011 Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000300011
BENTO, Franciclé Fortaleza; ARAÚJO, Júlio. O processo de reelaboração do gênero resenha acadêmica colaborativa na plataforma Wiki. Linguagem em Discurso, Tubarão, v. 22, n. 1, p. 185-204, 2012. Disponível em: Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10643 Acesso em: 10 mar. 2023.
» https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10643
BOTTENTUIT, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências. Revista Novas Tecnologias na Educação , Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-11, 2010. DOI: DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18082 Acesso em: 12 mar. 2023.
» https://doi.org/10.22456/1679-1916.18082
BRADLEY, Linda; LINDSTRÖM, Berner; RYSTEDT, Hans. Rationalities of collaboration for language learning in a wiki. Recall, Nancy, v. 22, n. 2, p. 247-265, 2010. DOI: DOI: https://doi.org/10.1017/S0958344010000108 Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://doi.org/10.1017/S0958344010000108
BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira et al. Hacker culture in the school environment: the dissemination of collaborative and creative learning. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 3, p. 1-14, 2020, e160932663. DOI: DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2663 Acesso em: 25 mar. 2023.
» https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2663
CAMACHO, Maria Encarnación; CARRIÓN, Maria Dora; CHAYAH, Mariem; CAMPOS, Joaquín M. The use of wiki to promote students’ learning in higher education (Degree in Pharmacy). International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 13, n. 23, p. 1-8, 2016. DOI: DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-016-0025-y Acesso em: 30 mar. 2023.
» https://doi.org/10.1186/s41239-016-0025-y
CAMARGO; Alessandra Silva Santana. Percepções sobre o uso das mídias digitais como recurso pedagógico de professores que atuam em cursos de ciências contábeis oferecidos na modalidade a distância. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis. Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015. Disponível em: Disponível em: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/665 Acesso em: 18 mar. 2023.
» http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/665
ČERNÁ, Miloslava; BORKOVCOVÁ, Anna. Acceptance of social media for study purposes: A longitudinal case study. Sustainability, Basel, v. 15, n. 9, p. 1-14, 2023. DOI: DOI: https://doi.org/10.3390/su15097295 Acesso em: 16 mar. 2023.
» https://doi.org/10.3390/su15097295
CHU, Samuel Kai Wah et al. Users’ experiences and perceptions on using two wiki platforms for collaborative learning and knowledge management. Online Information Review, Dubin, v. 37, n. 2, p. 304-325. DOI: DOI: https://doi.org/10.1108/OIR-03-2011-0043 Acesso em: 27 mar. 2023.
» https://doi.org/10.1108/OIR-03-2011-0043
COELHO, José; MARCOS, Adérito Fernandes. O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online. Encontros Bibli, Florianópolis, p. 85-100, 2. sem. 2010. DOI: DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85 Acesso em: 16 mar. 2023.
» https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85
COSTA, Carolina; ALVELOS, Helena; TEIXEIRA, Leonor Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 775-790, 2013. DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300014 Acesso em: 25 mar. 2023.
» https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300014
COSTA, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da; SILVA JUNIOR, João Domingos Gomes. Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 22-38, 2020. DOI: DOI: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.29382 Acesso em: 28 mar. 2023.
» https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.29382
COSTAL, Graziele Cristina Silveira Zerbini; TURRIONI, João Batista; MARTINS, Roberto Antonio Adaptação de um wiki para a informatização da documentação do sistema de gestão da qualidade. Gestão & Produção, São Carlos, v. 20 n. 4, p. 963-978, 2013. DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013000400015 Acesso em: 05 abr. 2023.
» https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013000400015
CYRINO, Antonio Pitho et al. Ensino na comunidade e inteligência coletiva: partilhando saberes com o WIKI. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 64-70, 2012. DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000200009 Acesso em: 13 mar. 2023.
» https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000200009
DIEB, Daniel Almeida Abrahão; PESCHANSKI, João Alexandre; PAIXÃO, Fernando Jorge da. O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico: abertura, colaboração e conectivismo. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 1-13, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24935 Acesso em: 05 abr. 2023.
» https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24935
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. 181 p.
FERMANN, Ilana Luiz et al. Uso de internet e mídias sociais por estudantes universitários: um campo de estudo emergencial. Ciencias Psicológicas, Montevideo, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2389 Acesso em: 07 abr. 2023.
» https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2389
FERNANDES, Jaime, SÁ, Kátia, FRANÇA, Pedro, LIMA, Rui. Wikis e aprendizagem da escrita criativa e colaborativa. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 2, n. 2, 2010. DOI: DOI: https://doi.org/10.34624/id.v2i2.4585 Acesso em: 30 mar. 2023.
» https://doi.org/10.34624/id.v2i2.4585
FILIPE, Ana Graça Preciosa Ramos Silva. Recursos educacionais abertos para smartphone: desenho de uma framework para aprendizagem móvel. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Aberta de Portugal, Lisboa, 2021. Disponível em: Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10611?mode=full Acesso em: 05 abr. 2023.
» https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10611?mode=full
FINAU, Rossana Aparecida; RIBEIRETE, Mateus Lourenço. A textualização de verbete enciclopédico em sistemas Wiki. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 18, n. 1, p. 99-117, 2018. DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-180106-5817 Acesso em: 07 abr. 2023.
» https://doi.org/10.1590/1982-4017-180106-5817
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRÍAS, Esteban Romero. El empleo de wikis en la docencia universitaria: resultados de uma experiencia en contabilidad. Revista de Educación en Contabilidad, Finanzas y Administración de Empresas, Sevilha, v. 1, n. 1, p. 43-58, 2010. Disponível em: Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3964845 Acesso em: 29 mar. 2023.
» https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3964845
GOMES, Raquel Salcedo; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbah; SILVA, Patrícia Fernanda; ROESLER, Valter. Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, São Cristóvão, v. 21, n. 2, p. 18-31, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.215682.18-31 Acesso em: 02 abr. 2023.
» https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.215682.18-31
HECKLER, Valmir; GUIDOTTI, Charles dos Santos. Ser professor no contexto online: processo formativo no ensino superior em tempos de pandemia. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 1017-1037, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037 Acesso em: 04 abr. 2023.
» https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037
JUNQUEIRA, Eduardo. A navegação dos alunos nos fóruns virtuais e a aprendizagem colaborativa. Holos, Natal, v. 1, p. 1-14, 2019. DOI: DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.5957 Acesso em: 26 mar. 2023.
» https://doi.org/10.15628/holos.2019.5957
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LILO-BAÑULUS, Adelaida; PERLES-RIBES, Jose Francisco; FUENTES, Ramón. Wiki and blog as teaching tools in tourism higher education. Journal of Teaching in Travel & Tourism, Montclair, v. 16, n. 2, p. 81-100, 2016. DOI: DOI: https://doi.org/10.1080/15313220.2015.1118367 Acesso em: 06 abr. 2023.
» https://doi.org/10.1080/15313220.2015.1118367
LIMA, Pedro Henrique de; CABRAL, Lêda Ferreira; SILVANO, Antonio Marcos da Costa. Análise das principais metodologias ativas utilizadas no ensino de matemática na educação básica: um estudo bibliográfico. Reamec: Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 2, p. 1-22, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12530 Acesso em: 06 abr. 2023.
» https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12530
MARAZA-QUISPE, Benjamin et al. Towards the development of collaborative learning in virtual environments. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, Cleckheaton, v. 10, n. 12, p. 270-276, 2019. DOI: DOI: http://dx.doi.org/10.14569/IJACSA.2019.0101237 Acesso em: 05 abr. 2023.
» http://dx.doi.org/10.14569/IJACSA.2019.0101237
MEDEIROS, Marlucy Farias. Wikipampa: suporte à gestão do conhecimento no sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pampa. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13428 Acesso em: 07 abr. 2023.
» https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13428
MEDERO, Gema Sánchez; ALBALADEJO, Gema Pastor. The use of a Wiki to Boost Open and collaborative learning in a Spanish University. Knowledge Management & E-Learning, Hong Kong, v. 12, n. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1254615 Acesso em: 28 mar. 2023.
» https://eric.ed.gov/?id=EJ1254615
MELLA-NORAMBUENA, Javier et al. Smartphone use among undergraduate STEM students during Covid-19: An opportunity for higher education? Education Sciences, Basel, v. 11, n. 8, p. 1-14, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.3390/educsci11080417 Acesso em: 05 abr. 2023.
» https://doi.org/10.3390/educsci11080417
MOBILE TEAM. Uso de Apps no Brasil. [S. l.]: Mobile Team, 2022. Disponível em: Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/uso-de-apps-no-brasil-dezembro-de-2022/ Acesso em: 04 abr. 2023.
» https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/uso-de-apps-no-brasil-dezembro-de-2022/
MORAES, Matheus Vinícius Santos de; PEREIRA, Cléber Augusto; MAKOSKY, Hamilton Nogueira; PORTE, Marcelo de Santana. Métodos inovadores no ensino de ciências contábeis: a percepção dos professores. Educamazônia, Humaitá, v. 23, n. 2, p. 399-427, 2019. Disponível em: Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/6734 Acesso em: Acesso em: 27 mar. 2023.
» https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/6734
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.
NEUMANN, Daniel; HOOD, Michelle. The effects of using a wiki on student engagement and learning of report writing skills in a university statistics course. Australasian Journal of Educational Technology , Tungun, v. 25, n. 35, p. 382-398, 2009. DOI: DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.1141 Acesso em: 15 mar. 2023.
» https://doi.org/10.14742/ajet.1141
PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; STRUCHINER, Miriam. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 413-430, 2016. DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160020009 Acesso em: 06 abr. 2023.
» https://doi.org/10.1590/1516-731320160020009
PINA, Fernanda et al. Adoção de M-Learning no ensino superior: o ponto de vista dos professores. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 279-306, 2016. DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.0262015.54352 Acesso em: 13 mar. 2023.
» https://doi.org/10.1590/1413-2311.0262015.54352
RODRIGUES, José Erickson et al. Opinião dos alunos de graduação em fisioterapia sobre o uso do wiki como ferramenta auxiliar na aprendizagem. Conscientiae Saúde, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 511-519, 2011. DOI: DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2572 Acesso em: 12 mar. 2023.
» https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2572
ROSA, Allyson Mendes. A escrita colaborativa em ambientes digitais: o uso da ferramenta Wiki como prática de letramento digital com alunos do nono ano do ensino fundamental II. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/43149 Acesso em: 05 abr. 2023.
» https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/43149
SALABER, Julie. Facilitating student engagement and collaboration in a large postgraduate course using wiki-based activities. The International Journal of Management Education, Winchester, v. 12, n. 2, p. 115-126, 2014. DOI: DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2014.03.006 Acesso em: 07 abr. 2023.
» https://doi.org/10.1016/j.ijme.2014.03.006
SANTOS, Josefa Silva dos; HARDOIM, Edna Lopes. Protozoários, “Vilões ou mocinhos”? Uma proposta integrativa e inclusiva para aulas de ciências. Reamec: Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática , Cuiabá, v. 9, n. 2, p. 1-23, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.11493 Acesso em: 07 abr. 2023.
» https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.11493
SCHNEIDER, Henrique Nou. Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000 Acesso em: 06 abr. 2023.
» https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000
SILVA, José Fonseca da. As tecnologias digitais nas aprendizagens significativas e colaborativas para a tomada de consciência da biosfera. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. Disponível em: Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/16916 Acesso em: 02 abr. 2023.
» https://ri.ufs.br/handle/riufs/16916
SILVA, Maria de Fátima da; FIORI, Ana Paula Santos de Melo. O processo de pesquisa em fontes virtuais e o uso da ferramenta WEBQUEST. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDIÇÃO ONLINE, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2020. p. 1-12. Disponível em: Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69120 Acesso em: 17 mar. 2023.
» https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69120
SPAGNOL, Carla Aparecida; GUIMARÃES, Eliane Marina Palhares; GODOY, Solange Cervinho Bicalho; MARQUES, Renata Lacerda. Conflitos organizacionais: a utilização da educação a distância para ensinar esse conteúdo nos cursos de graduação da área da saúde. Revista Docência do Ensino Superior , Belo Horizonte, v. 3, p. 4-12, 2013. DOI: DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1992 Acesso em: 03 abr. 2023.
» https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1992
SU, Feng; BEAUMONT, Chris. Evaluating the use of a wiki for collaborative learning. Innovations in Education and Teaching International, Bath, v. 47, n. 4, p. 417-431, 2010. DOI: DOI: https://doi.org/10.1080/14703297.2010.518428 Acesso em: 06 abr. 2023.
» https://doi.org/10.1080/14703297.2010.518428
SULA, Gerda; HAXHIHYSENI, Shqipe; NOTI, Kozeta. Wikis as a tool for co-constructed learning in higher education: An exploratory study in an Albanian higher education. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Wuppertal, v. 16, n. 24, p. 191-204, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v16i24.26541 Acesso em: 11 mar. 2023.
» https://doi.org/10.3991/ijet.v16i24.26541
TOYOS, Fernando Miguel Pedroso; MENDES, Ana Karina Furtado; COSTA, Tatienne Neder Figueira da. Blog educativo bioquímicativa: uma forma de vivenciar a educação em bioquímica e sua relação com a fisiopatologia. Revista de Graduação USP, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 39-44, 2017. DOI: DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p39-44 Acesso em: 07 abr. 2023.
» https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p39-44
VELASCO ZÁRATE, Kalinka; MEZA CANO, José Manuel; BLANCAS MORENO, Elsa María. Proposta para o desenvolvimento da lectoescritura acadêmica colaborativa mediada pelo projeto WebQuest-Wiki. Revista Docência do Ensino Superior , Belo Horizonte, v. 9, p. 1-19, 2019. DOI: DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12386 Acesso em: 02 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.