Prevenção do comportamento suicida na escola: ensino baseado em simulação (EBS)

Autores

  • Débora Tatiane Góes Silva Universidade de São Paulo
  • Larissa Castelo do Amaral Universidade de São Paulo
  • Laysa Fernanda Silva Pedrollo Universidade de São Paulo
  • Aline Conceição Silva Universidade de São Paulo
  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551276408por

Palavras-chave:

Prevenção do suicídio, Comportamento suicida, Escola, Adolescência, Ensino baseado em simulação

Resumo

O suicídio na adolescência tem aumentado nos últimos anos, o que representa uma preocupação mundial. A escola é um ambiente favorável para a identificação do sofrimento emocional e desenvolvimento de ações de promoção da saúde mental e prevenção do comportamento suicida. Com isso, esse estudo tem como objetivo construir e validar um roteiro para o ensino baseado em simulação para profissionais da comunidade escolar sobre a prevenção do suicídio. O método consiste na construção e validação de um roteiro para o ensino baseado em simulação, que se refere a uma abordagem pedagógica para o desenvolvimento de habilidades específicas para profissionais da educação. Para construção do roteiro, foi realizado levantamento da literatura científica nacional e internacional sobre prevenção do suicídio na escola, e para validação foram convidados experts em simulação e/ou prevenção do suicídio, por meio da busca na Plataforma Lattes e da técnica de Snowball. A coleta foi realizada por meio do envio de convite via e-mail com o hiperlink do formulário de coleta do Research Electronic Data Capture. Os dados foram processados e analisados pelo software estatístico STATA®. Utilizou-se a análise estatística descritiva, o índice de validade de conteúdo (IVC) e o coeficiente de concordância de Gwet First-order Agreement Coefficient (AC1). O roteiro alcançou o critério de aceitabilidade, concordância e confiabilidade na validação por experts. Este estudo disponibiliza, de forma gratuita, um roteiro que pode ser utilizado para o ensino, baseado em simulação, para contribuir com a educação continuada de profissionais da comunidade escolar sobre a promoção da saúde mental e prevenção do comportamento suicida. Recomenda-se que estudos avaliem os efeitos do roteiro sobre a autoconfiança dos profissionais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Débora Tatiane Góes Silva, Universidade de São Paulo

    Débora Tatiane Góes Silva é doutora, formada pelo programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Brasil (EERP/USP). É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), graduada em psicologia e membro do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS).

    Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo,
  • Larissa Castelo do Amaral, Universidade de São Paulo

    Larissa Castelo do Amara é doutora, formada pelo programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Brasil (EERP/USP). É bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), graduada em enfermagem e membro do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS).

  • Kelly Graziani Giacchero Vedana, Universidade de São Paulo

    professora associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, junto ao Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo, Brasil (EERP/USP). É doutora em Ciências e livre-docente EERP/USP. Realizou pós-doutorado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) - Portugal. É fundadora e responsável pelo Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS).

Referências

ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Content Validity in the Development and Adaptation Processes of Measurement Instruments. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, p. 3061-3068, 2011. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5vBh8PmW5g4Nqxz3r999vrn/?lang=pt Acesso em: 23 jun. 2023.

» https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006» https://www.scielo.br/j/csc/a/5vBh8PmW5g4Nqxz3r999vrn/?lang=pt

ALTAMIRANO-DROGUETT, Janet Elizabeth. La simulación clínica: un aporte para la enseñanza y aprendizaje en el área de obstetricia. Educare, Heredia, v. 23, n. 2, p. 167-187, 2019. http://dx.doi.org/10.15359/ree.23-2.9. Disponível em: Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/La-simulaci%C3%B3n-cl%C3%ADnica%3A-Un-aporte-para-la-ense%C3%B1anza-Altamirano-Droguett/20a40e8f60fb90336052ac29523162d8c4c931fa Acesso em: 30 jun. 2023.

» https://doi.org/10.15359/ree.23-2.9» https://www.semanticscholar.org/paper/La-simulaci%C3%B3n-cl%C3%ADnica%3A-Un-aporte-para-la-ense%C3%B1anza-Altamirano-Droguett/20a40e8f60fb90336052ac29523162d8c4c931fa

AMARAL, Maria Odete Pereira et al. ProMenteSã: formação de professores para promoção da saúde mental na escola. Acta Paulista em Enfermagem, São Paulo, n. 33, 2020. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO02246. Disponível em: Disponível em: https://acta-ape.org/article/promentesa-formacao-de-professores-para-promocao-da-saude-mental-na-escola/ Acesso em: 01 jul. 2023.

» https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO02246» https://acta-ape.org/article/promentesa-formacao-de-professores-para-promocao-da-saude-mental-na-escola/

BARBOSA, Nanielle Silva et al. Interventions for the prevention of suicidal behavior in colleges: integrative review. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 13, p. 1193-1198, 2021. https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9136. Disponível em: Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9136 Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9136» http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9136

BLACK, Melissa H. et al. Preventing suicide in post-secondary students: a scoping review of suicide prevention programs. European Child & Adolescent Psychiatry, California, p. 1-37, 2021. https://doi.org/10.1007/s00787-021-01858-8. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34373993/ Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1007/s00787-021-01858-8» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34373993/

BRANN, Kristy L. et al. A meta-analysis of suicide prevention programs for school-aged youth. Children and Youth Services Review, St. Louis, v. 121, p. 1-13, 2021. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105826. Disponível em: Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0190740920322489?via%3Dihub Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105826» https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0190740920322489?via%3Dihub

BRASIL. Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 01 jul. 2023.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.º 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 44, 24 maio 2016. Disponível em: Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf Acesso em: 9 set. 2024.

» https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

BREET, Elsie et al. Systematic review and narrative synthesis of suicide prevention in high-schools and universities: a research agenda for evidence-based practice. BMC Public Health, California, v. 21, n. 1, p. 1116, 2021. https://doi.org/10.1186/s12889-021-11124-w. Disponível em: Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-021-11124-w Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1186/s12889-021-11124-w» https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-021-11124-w

BRITO, Mara Dalila Leandro de Sousa et al. Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, 2020. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0109. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/VT9rfDgLkb7cnhdrJjw4GXc/?lang=pt# Acesso em: 25 jun. 2023.

» https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0109» https://www.scielo.br/j/ean/a/VT9rfDgLkb7cnhdrJjw4GXc/?lang=pt#

COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al. Construção e validação de cenário de simulação médica no ensino de imunização. Medicina, São Paulo, v. 55, n. 3, 2022. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.192299. Disponível em: Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/192299 Acesso em 30 jun. 2023.

» https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.192299» https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/192299

FERREIRA, Denis Gonçalves; PINTO, Thiago Pestana; VERAS, Maria Amélia de S. M. Experiência de discriminação e violências: um estudo descritivo com homens que fazem sexo com homens de São Paulo. Bis - Boletim do Instituto de Saúde, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 47-54, dez. 2018. https://doi.org/10.52753/bis.2018.v19.34591. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/index.php/bis/article/view/34591 Acesso em: 28 jun. 2023

» https://doi.org/10.52753/bis.2018.v19.34591» https://periodicos.saude.sp.gov.br/index.php/bis/article/view/34591

FERREIRA, Versalhes Enos Nunes; LAMARÃO NETO, Homero; TEIXEIRA, Eliana Maria de S. F. Violência estrutural, direito à saúde e Covid-19. Revista Direitos Humanos e Democracia, Ijuí, v. 10, n. 20, p. e13518-e13518, 2022. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.20.13518. Disponível em: Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/13518 Acesso em: 28 jun. 2023.

» https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.20.13518» https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/13518

GIJZEN, Mandy et al. Effectiveness of school-based preventive programs in suicidal thoughts and behaviors: A meta-analysis. Journal of Affective Disorders, Amsterdam, v. 298, p. 408-420, 2022. https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.10.062. Disponível em: Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165032721011484 Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.10.062» https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165032721011484

GWET, Kilem Li. Computing inter-rater reliability and its variance in the presence of high agreement. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, California, v. 61, p. 29-48, 2008.

GWET, Kilem Li. Handbook of inter-rater reliability: the definitive guide to measuring the extent of agreement among raters. 4. ed. Gaithersburg: Advanced Analytics, 2014. Disponível em: Disponível em: https://www.agreestat.com/book4/9780970806284_prelim_chapter1.pdf Acesso em: 20 ago. 2024.

» https://www.agreestat.com/book4/9780970806284_prelim_chapter1.pdf

HARRIS, Paul A. et al. The REDCap consortium: building an international community of software platform partners. Journal of Biomedical Informatics, Amsterdam, v. 95, p. 103208, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jbi.2019.103208. Disponível em: Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1532046419301261?via%3Dihub Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1016/j.jbi.2019.103208» https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1532046419301261?via%3Dihub

HUTSON, Elizabeth; ZENO, Rosie. Clinical competence for youth suicide: use of simulation in pediatric and psychiatric-mental health nurse practitioner programs. Journal of Psychosocial Nursing and Mental Health Services, Thorofare, v. 59, n. 8, p. 7-13, 2021. https://doi.org/10.3928/02793695-20210617-01. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34343055/ Acesso em: 25 jun. 2023.

» https://doi.org/10.3928/02793695-20210617-01» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34343055/

INACSL STANDARDS COMMITTEE. Healthcare simulation standards of best practice™ With the support and input of de global community: best practice. Clinical Simulation in Nursing, Chicago, 2023. Disponível em: Disponível em: https://inacsl.memberclicks.net/assets/INACSL_HSSOBP_Portuguese.pdf.pdf Acesso em: 20 ago. 2024.

» https://inacsl.memberclicks.net/assets/INACSL_HSSOBP_Portuguese.pdf.pdf

JAYE, Peter, THOMAS, Libby, REEDY, Gabriel. ‘The Diamond’: a structure for simulation debrief. The Clinical Teacher, Edinburgh, v. 12, n. 3, p. 171-175, 2015. https://doi.org/10.1111/tct.12300. Disponível em: Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/tct.12300 Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1111/tct.12300» https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/tct.12300

KLONSKY, E David; SAFFER, Boaz Y; BRYAN, Craig J. Ideation-to-action theories of suicide: a conceptual and empirical update. Current Opinion in Psychology, Amsterdam, v. 22, p. 38-43, 2018. https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2017.07.020. Disponível em: Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2352250X17301835?via%3Dihub Acesso em: 15 jun. 2023.

» https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2017.07.020» https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2352250X17301835?via%3Dihub

KRAVETZ, Patrícia Louise et al. Representações sociais do suicídio para adolescentes de uma escola pública de Curitiba, Paraná, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 4, 2021. https://doi.org/10.1590/1413-81232021264.09962019. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/FNHKwsVjBGwjcYJ795nr46f/?lang=pt Acesso em: 30 jun. 2023.

» https://doi.org/10.1590/1413-81232021264.09962019» https://www.scielo.br/j/csc/a/FNHKwsVjBGwjcYJ795nr46f/?lang=pt

LAMARÃO NETO, Homero, TEIXEIRA, Eliana Maria de S. F. Violência (estrutural) e criminalidade patrimonial. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 3, p. 25016-25033, mar. 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-282. Disponível em: Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26186/0 Acesso em: 20 jun. 2023.

» https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-282» https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26186/0

LANDIS, J. Richard; KOCH, Gary G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, Oxford, v. 33, n. 1, p. 159-174, 1977. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/843571/ Acesso em: 20 ago. 2024.

» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/843571/

LYNN, Mary R. Determination and quantification of content validity. Nursing Research, Philadelphia, v. 35, n. 6, p. 382-386, 1986. https://doi.org/10.1097/00006199-198611000-00017. Disponível em: Disponível em: https://journals.lww.com/nursingresearchonline/citation/1986/11000/determination_and_quantification_of_content.17.aspx Acesso em: 20 ago. 2024.

» https://doi.org/10.1097/00006199-198611000-00017» https://journals.lww.com/nursingresearchonline/citation/1986/11000/determination_and_quantification_of_content.17.aspx

MACEDO, Liliane de Fátima Dias. Gênero e raça na educação: uma perspectiva interseccional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 600-609, 2023. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8280. Disponível em: Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8280 Acesso em: 30 jun. 2023.

» https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8280» https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8280

MACPHEE, John, et al. A Comprehensive Approach to Mental Health Promotion and Suicide Prevention for Colleges and Universities: Insights from the JED Campus Program. NAM Perspectives, Washington, DC, 2021. https://doi.org/10.3147/202106b. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34532687/ Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.3147/202106b» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34532687/

MARTINS, Sabrina Oliveira et al. O uso de simuladores virtuais na educação básica: uma estratégia para facilitar a aprendizagem nas aulas de química. Revista Ciências & Ideias, Nilópolis, v. 11, n. 1, p. 216-233, 2020. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1280. Disponível em: Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1280 Acesso em: 20 ago. 2024.

» https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1280» https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1280

McCRAY, Gareth. Assessing inter-rater agreement for nominal judgement variables. Paper presented at the Language Testing Forum, Nottingham, p. 15-17, 2013. Acesso em: 20 abr. 2023. Disponível em: Disponível em: https://www.research.lancs.ac.uk/portal/en/people/gareth-mccray(0a41de2b-7057-4e51-9765-a33b7292e7d2).html Acesso em: 20 ago. 2024.

» https://www.research.lancs.ac.uk/portal/en/people/gareth-mccray(0a41de2b-7057-4e51-9765-a33b7292e7d2).html

MO, Phoenix K. H; KO, Ting Ting; XIN, Mei Qi. School-based gatekeeper training programmes in enhancing gatekeepers’ cognitions and behaviours for adolescent suicide prevention: A systematic review. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, London, v. 12, n. 1, p. 1-24, 2018. https://doi.org/10.1186/s13034-018-0233-4. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29930701/ Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1186/s13034-018-0233-4» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29930701/

MOREIRA, Ana Cândida Martins Grossi et al. Development of clinical competence by undergraduate students in simulation-based teaching: quasi-experimental study. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 22, e20236629, 2023. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236629. Disponível em: Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6629 Acesso em: 30 jun. 2023.

» https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236629» https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6629

NASCIMENTO, Juliana da Silva Garcia et al. Clinical simulation in nursing in the light of experiential learning: systematic review. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, Divinópolis, v. 12, n. 4405, 2022. http://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4405. Disponível em: Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/4405 Acesso em 25 jun. 2023.

» https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4405» http://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/4405

NEGRI, Elaine Cristina et al. Construction and validation of simulated scenario for nursing care to colostomy patients. Texto & Contexto em Enfermagem, Florianópolis, v. 28, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0199. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/n6sLRQdSHz76v6QYxjBzvXy/?lang=en# Acesso em: 26 jun. 2023.

» https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0199» https://www.scielo.br/j/tce/a/n6sLRQdSHz76v6QYxjBzvXy/?lang=en#

NESTEL, Debra; TIERNEY, Tania. Role-play for medical students learning about communication: Guidelines for maximizing benefits. BMC Medical Education, London, v. 20, n. 1, p. 1-11, 2007. Disponível em: Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-7-3#citeas Acesso em: 30 ago. 2024.

» https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-7-3#citeas

OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde. Saúde mental dos adolescentes. [S. l.]: OMS, 2023. Disponível em: Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes Acesso em: 26 maio 2023.

» https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes

PEDROLLO, Laysa Fernanda Silva et al. Creation and validation of a highfidelity simulation scenario for suicide postvention. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 30, e3699, 2022. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6034.3699. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/qhZxqQZg4f7Rs5FWfcCvPZt/?lang=en Acesso em: 24 jun. 2023.

» https://doi.org/10.1590/1518-8345.6034.3699» https://www.scielo.br/j/rlae/a/qhZxqQZg4f7Rs5FWfcCvPZt/?lang=en

PEREIRA, Aline Gonçalves. Violência e implicações na saúde da população LGBT: revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, São Luís, v. 4, n. 3, p. 10937-10948, 2021. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300418. Disponível em: Disponível em: https://www.bing.com/ Acesso em: 24 jun. 2023

» https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300418» https://www.bing.com/

PEREIRA, Camila Corrêa Matias et al. Prevenção do suicídio em ambiente virtual: roteiro para ensino baseado em simulação. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto/SP, Brasil, v. 32, p. e4159, 2024. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6948.4159. Disponível em: Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224476 Acesso em: 29 ago. 2024.

» https://doi.org/10.1590/1518-8345.6948.4159» https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/224476

PISTONE, Isabella et al. The effects of educational interventions on suicide: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Social Psychiatry, Los Angeles, v. 65, n. 5, p. 399-412, 2019. https://doi.org/10.1177/0020764019852655. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31159627/ Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1177/0020764019852655» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31159627/

POLIT, Denise F; BECK, Cheryl Tatano. Delineamento de pesquisa em enfermagem. In: POLIT, Denise F; BECK, Cheryl Tetano (ed.). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 247-368. https://doi.org/10.4236/oalib.1106100. Disponível em: Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/sms-10133 Acesso em: 25 jun. 2023.

» https://doi.org/10.4236/oalib.1106100» https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/sms-10133

RAMOS, Mendonça Aline et al. Assistência a pessoas com autolesão não suicida: construção e validação de um cenário simulado. SMAD: Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas, Ribeirão Preto, v. 19, 2023. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2023.194282. Disponível em: Disponível em: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/194282 Acesso em 24 jun. 2023.

» https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2023.194282» https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/194282

RAYMUNDO, Valeria P. Construção e validação de instrumentos: um desafio para a Psicolinguística. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2009. Disponível em: Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5768 Acesso em: 11 abr. 2024.

» https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5768

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna: R Foundation for Statistical Computing, 2023. Disponível em: Disponível em: http://www.R-project.org/ Acesso em: 29 ago. 2024.

» http://www.R-project.org/

SAWYER, Susan M. et al. The age of adolescence. The Lancet Child & Adolescent Health, London, v. 2, n. 3, p. 223-228, 2018. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(18)30022-1. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30169257/ Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1016/S2352-4642(18)30022-1» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30169257/

SGANZERLA, Giovana Coghetto. Risco de suicídio em adolescentes: estratégias de prevenção primária no contexto escolar. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, n. 25, 2021. https://doi.org/10.1590/2175-35392021226820 Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cSRRLBHpxrsKghmcNWMWctJ/?format=pdf Acesso em: 24 jun. 2023.

» https://doi.org/10.1590/2175-35392021226820» https://www.scielo.br/j/pee/a/cSRRLBHpxrsKghmcNWMWctJ/?format=pdf

SILVA, Débora Tatiane Góes; VEDANA, Kelly Graziani Giacchero. Vamos falar sobre o comportamento suicida na adolescência e no contexto escolar? Ribeirão Preto: InspirAção, 2022. Disponível em: Disponível em: https://inspiracao-leps.com.br/especialistas/vamos-falar-sobre-o-comportamento-suicida-na-adolescencia-e-no-contexto-escolar/ Acesso em: 07 jul. 2023.

» https://inspiracao-leps.com.br/especialistas/vamos-falar-sobre-o-comportamento-suicida-na-adolescencia-e-no-contexto-escolar/

SILVA, Débora Tatiane Góes et al. Prevenção do suicídio na escola. Canal do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS), Ribeirão Preto, 2023. Disponível em: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JCZgugbT4jc Acesso em 07 jul. 2023.

» https://www.youtube.com/watch?v=JCZgugbT4jc

SOUSA, Cyntia Meneses de Sá, et al. Ideação suicida e fatores associados entre escolares adolescentes. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 54, n. 33, 2020. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001637. Disponível em: Disponível em: https://scielosp.org/pdf/rsp/2020.v54/33/pt Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001637» https://scielosp.org/pdf/rsp/2020.v54/33/pt

TOROK, Michelle et al. Preventing adolescent suicide: A systematic review of the effectiveness and change mechanisms of suicide prevention gatekeeping training programs for teachers and parents. Journal of Adolescence, California, v. 73, p. 100-112, 2019. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2019.04.005. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31054373/ Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2019.04.005» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31054373/

VAL, Alba; CARMEN, Míguez M. La prevención de la conducta suicida en adolescentes en el ámbito escolar: una revisión sistemática. Terapia Psicológica, Santiago de Chile, v. 39, n. 1, p. 145-162, 2021. https://doi.org/10.4067/S0718-48082021000100145. Disponível em: Disponível em: https://teps.cl/index.php/teps/article/view/372 Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.4067/S0718-48082021000100145» https://teps.cl/index.php/teps/article/view/372

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977. Disponível em: Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977 Acesso em: 02 fev. 2023.

» https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977» https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977

WALSH, Eibhlin H.; McMAHON, Jennifer; HERRING, Matthew P. Research review: the effect of school‐based suicide prevention on suicidal ideation and suicide attempts and the role of intervention and contextual factors among adolescents: a meta‐analysis and meta‐regression. Journal of Child Psychology and Psychiatry, California, 2022. https://doi.org/10.1111/jcpp.13598. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35289410/ Acesso em: 08 jan. 2023.

» https://doi.org/10.1111/jcpp.13598» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35289410/

WHO. World Health Organization. Suicide prevention. [S. l.]: WHO, 2022. Disponível em: Disponível em: https://www.who.int/health-topics/suicide#tab=tab_1 Acesso em: 26 maio 2023.

» https://www.who.int/health-topics/suicide#tab=tab_1

Publicado

2025-02-05

Como Citar

Prevenção do comportamento suicida na escola: ensino baseado em simulação (EBS). (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e276408. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551276408por