PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 51 n. 00 (2025): Volume anual contínuo 51
v. 51 n. 00 (2025): Volume anual contínuo 51
Publicado:
2025-02-05
SEÇÃO TEMÁTICA: DISCUSSÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: HOMENAGEM À PROFESSORA MAGDA SOARES
Práticas alfabetizadoras para além da polarização dos métodos: reflexões sobre experiências vivenciadas
Daiane Di Giorgio da Silva, Kellen Jacobsen Follador
e293906
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283906por
SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais
Acessibilidade como um campo transdisciplinar de estágio: práticas disruptivas e inventivas na formação universitária
Patrícia Muccini
e282550
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282550por
A monitoria acadêmica como instrumento de promoção da inclusão no ensino superior
Daiane Pinheiro, Thaisy Bentes
e282497
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282497
Acessibilidade de estudantes com deficiência ao ensino remoto em universidades do sistema estadual da Bahia
Susana Couto Pimentel, Theresinha Guimarães Miranda
e275076
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275076por
SEÇÃO TEMÁTICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O DEBATE DECOLONIAL E AS LEIS 10639/03 E 11645/08
Reconstruindo laços na comunidade escolar como forma de combater a violência e o racismo
Mônica G. T. do Amaral, Marina Nunes Dias, Edclay Lindoanna Oliveira de Melo, Denise Lima Queiroz
e287042
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287042
Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias
Renato Noguera, Luciana Pires Alves
e287350
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287350
Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista
Kilma Cristeane Ferreira Guedes, Renata Junqueira de Souza
e286935
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286935
Contribuição das docências compartilhadas para uma educação emancipatória e antirracista
Maria da Glória Calado, Ana Claudia Florindo Fernandes, Valdirene Rosa de Souza, Caroline de Alencar Gonçalves
e287147
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287147
Currículos nortistas reestruturados pela Base Nacional Comum Curricular: a (não) subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo
Andressa da Silva Gonçalves, Wilma de Nazaré Baía Coelho
e286839
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286839
Festival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: análise fenomenológica afrocentrada
Robson Gonçalves da Silva
e288414
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288414por
Seção Artigos
Roda de conversa e assembleia estudantil: por uma cultura da paz em uma comunidade escolar
Rafael Salgado Silva, Váldina Gonçalves da Costa, Rouse Ferreira Alves
e281711
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281711por
Aproximación bibliométrica al storytelling como herramienta para el aprendizaje en educación superior
Vicente Gabarda Méndez, Ernesto Colomo Magaña, Nuria Cuevas Monzonís, Cristina Gabarda Méndez
e285437
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551285437
Saberes da prática educativa revelados por um mestre carpinteiro naval durante atuação como professor-formador
Rayane de Jesus Santos Melo, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
e278366
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551X278366por
Profissional de apoio escolar ou cuidador? uma reflexão sobre essas nomenclaturas no estado de Rondônia
Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen, Marlene Rodrigues
e282388
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282388
Estudiantes universitarios rurales y urbanos y su vulnerabilidad frente a lo tecnológico: revisión sistemática
Carmen Álvarez Álvarez, Isabel del Arco Bravo, Òscar Flores-Alarcia, Anabel Ramos-Pla
e279787
pdf (Inglês)
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551279787es
Prevenção do comportamento suicida na escola: ensino baseado em simulação (EBS)
Débora Tatiane Góes Silva, Larissa Castelo do Amaral, Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Aline Conceição Silva, Kelly Graziani Giacchero Vedana
e276408
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551276408por
Cartografía del pensamiento crítico: principales aportaciones para repensar la educación
Mireia Vendrell-Morancho, Aída Valero Moya
e278119
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551278119es
Investigação sobre a manifestação de conhecimentos profissionais docentes na promoção da Educação Científica Fundamentada em Modelagem
Leandro Oliveira, Rosária Justi
e281935
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281935
Desafios pedagógicos na formação médica: experiências de um curso recentemente implementado no sul do Brasil
Carlos Alberto Severo Garcia Jr, Vinicius Claro Moreira, Roger Flores Ceccon
e293209
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283209por
Presença de mulheres na gestão escolar: dinâmicas de gênero e de poder
Sirnei Puntel Dal Maso, Neiva Furlin
e282406
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282406por
Estudo da produção acadêmica em Educação em Ciências no Brasil em programas de Pós-Graduação da Área 46 da Capes (2001-2018)
Alexandre Shigunov Neto, Jorge Megid Neto
e281080
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281080
O estado da arte contemporânea acerca dos estudos do corpo e seus paradigmas nas primeiras décadas do século XXI
Tadeu João Ribeiro Baptista
e281777
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281177por
O gênero e a experiência de ensino influenciam a autoeficácia dos futuros professores na utilização de mídias de aprendizagem baseadas em computador?
Tri Wardati Khusniyah, Herman Dwi Surjono, Entoh Tohani, Wuri Wuryandani
e279816
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551279816en
Fragilidades em TIC na formação inicial de professores de infância em Portugal
Cristiano Rogério Vieira, Neuza Pedro
e272067
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272067
Narrativas acadêmicas sobre educação das relações étnico-raciais em universidades públicas latino-americanas (Brasil e Peru)
Marcos Antonio Batista da Silva
e272843
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272843
Política Nacional de Educação Digital: letramento e cidadania para educação integral
Ogaciano dos Santos Neves, Marcos André Fernandes Spósito
e273572
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551273572por
La asociación escuela-universidad: percepción de los profesores colaboradores de carreras de primaria en Chile
Lady Sthefany Bastías Bastías
e282919
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282919es
Pedagogia da infância e contextos educativos no Brasil e na Itália
Lisandra Ogg Gomes, Agnese Infantino
e289949
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289949por
As percepções de professores portugueses sobre a avaliação das e para as aprendizagens
Carlos Alberto Ferreira, Elizabete Pereira
e287541
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287541
Paradoxos entre memória e esquecimento: espaços escolares e suas (des)conexões na cidade de Porto Alegre
Tatiane de Freitas Ermel, Dóris Bittencourt Almeida
e287413
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287413
Errata
ERRATA - Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202551276408por
Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202551276408por
e276408E
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551276408E
Errata - Esta errata corrige o artigo: Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202248231821eng
António Rochette Cordeiro
e231821Ee
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551231821Ee
Idioma
English
Español
Português