Política Nacional de Educação Digital: letramento e cidadania para educação integral

Autores

  • Ogaciano dos Santos Neves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
  • Marcos André Fernandes Spósito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551273572por

Palavras-chave:

Política Nacional de Educação Digital, Covid-19, Letramento digital, Educação integral

Resumo

O mundo foi assolado pela pandemia da Covid-19, causando: isolamento social, fechamento das escolas, aumento da desigualdade educacional, socioeconômica e manutenção da dualidade estrutural. Nesse período, para diminuir os impactos da crise humanitária na educação brasileira, optou-se pelo ensino não presencial. Fato que manteve regressão educacional, visto que grande parte dos atores do processo de ensino aprendizagem não estavam familiarizados com técnicas, ferramentas e recursos digitais que medeiam o ensino à distância. Em 2023, foi aprovada a Política Nacional de Educação Digital (PNED); portanto, busca-se identificar como a PNED poderá beneficiar o letramento digital e a formação integral dos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura integrativa qualitativa em estado da arte, partindo das concepções de Karl Marx, István Mészáros, Pierre Lévy, Ricardo Antunes, Ana Coscarelli, pesquisas científicas, PNED e outros. As principais conclusões da pesquisa são as de que a política em questão não é a panaceia para a educação na sociedade da informação, tampouco a solução para o irreformável, incontrolável e incorrigível sistema capital vigente; embora a aplicação dele possa assegurar direitos contemporâneos necessários para o exercício da cidadania digital, não conduz por si só a uma formação humana integral do aluno se não houver a atuação do professor progressista imbuído da função ética-política transformadora.

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Biografia do Autor

  • Ogaciano dos Santos Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

    Ogaciano dos Santos Neves é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima; Neuropsicopedagogo e professor na rede municipal de Boa Vista/RR.

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Publicado

2025-02-10

Como Citar

Política Nacional de Educação Digital: letramento e cidadania para educação integral. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e273572. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551273572por