Acessibilidade como um campo transdisciplinar de estágio: práticas disruptivas e inventivas na formação universitária

Autores

  • Patrícia Muccini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282550por

Palavras-chave:

Deficiência, Ensino superior, Acessibilidade, Formação universitária, Estágio em acessibilidade

Resumo

Ao longo de uma jornada profissional voltada à participação com pertencimento de estudantes com deficiência no acesso e permanência à educação superior, foi possível mapear algumas linhas que direcionam para agenciamentos pedagógicos que contribuem para tensionar com a cultura capacitista presente na estrutura dessas instituições. Com esse mote, proponho, por meio dessa narrativa teórico-prática, uma reflexão sobre a atuação de estudantes que realizam estágios na área da acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior. Com o intuito de problematizar questões em torno dessa atividade prático-formativa, considero que, para além de um procedimento de acessibilidade, tal atividade pode se configurar como um dispositivo anticapacitista devido ao seu impacto na promoção de acessibilidade institucional e na formação acadêmica e profissional de estudantes. Entendendo a acessibilidade como um campo transversal de formação e atuação, e tendo como arcabouço teórico os referenciais epistemológicos pós-estruturalistas agenciados às contribuições conceituais de intelectuais, pesquisadoras(es) e artistas com deficiência, apresento uma análise acerca das atividades prático-formativas que constituem o estágio em acessibilidade. Por meio dos registros das atividades que compõem as orientações e supervisões de estágio, foram cartografadas algumas das reverberações desse trabalho realizado com estudantes com e sem deficiência, oriundos de diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, compartilho algumas experiências e reflexões, destacando esse dispositivo tanto para a eliminação de barreiras institucionais quanto para a construção de uma práxis ética, crítica e acessível.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Muccini, Universidade Federal de Santa Catarina

    Patrícia Muccini é servidora técnica no cargo de pedagoga da Universidade Federal de Santa Catarina, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

     

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador do Programa Incluir: acessibilidade à educação superior. Brasília, DF: SECADI/SESu, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 30 dez. 2023.

» http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192

CUNHA, Claudia Madruga. Cartografia e pesquisa rizoma: especulações e experimentações em arte educação. In: CUNHA, Claudia Madruga (org). Cartografia: insurge^ncias metodolo´gicas e outras este´ticas da pesquisa. Sa~o Paulo: Pimenta Cultural, 2022. p. 23-51. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/9711c4_cb68217ca6fa43a7aaa12023aee8755f.pdf Acesso em: 22 dez. 2023.

» https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/9711c4_cb68217ca6fa43a7aaa12023aee8755f.pdf

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? In: DELEUZE, Gilles. O mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996. p. 83-96. Disponível em: https://www.uc.pt/iii/ceis20/conceitos_dispositivos/programa/deleuze_dispositivo Acesso em: 5 jan. 2024.

» https://www.uc.pt/iii/ceis20/conceitos_dispositivos/programa/deleuze_dispositivo

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Primeiros passos).

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos VI: repensar a poli´tica. Rio de Janeiro: Forense Universita´ria, 2010.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringa, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 dez. 2023.

» https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/abstract/?lang=pt

LAPPONI, Estela. Corpo intruso: uma investigação cênica, visual e conceitual. São Paulo: Casa de Zuleika, 2023.

MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Reviravolta, 2015.

MELLO, Anahi Guedes de. Corpos (in)capazes: a crítica marxista da deficiência. Jacobin Brasil, n. esp., p. 98-102, 2020. Disponível em: https://jacobin.com.br/2021/02/corpos-incapazes/ Acesso em: 9 jan. 2024.

» https://jacobin.com.br/2021/02/corpos-incapazes/

MELLO, Anahi Guedes de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3265-3276, out. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/abstract/?lang=pt Acesso em: Acesso em: 10 dez. 2023.

» https://www.scielo.br/j/csc/a/J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/abstract/?lang=pt

MUCCINI, Patrícia; KLOPPEL, Jéssica Vilvert; ANDRADE, Suélen. Da produção de acervo à institucionalização do acesso: preceitos da acessibilidade informacional nas bibliotecas universitárias. In: GRANTS, Andréa Figueiredo Leão; BEM, Roberta Moraes de. (org.). Na esteira das possibilidades: questões e reflexões na Biblioteca Universitária da UFSC. v. 2. 1. ed. Florianópolis: BU/UFSC, 2023. p. 117-136. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251701 Acesso em: 9 jan. 2024.

» https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251701

PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.

PEREIRA, Clarissa Agostini et al. Por uma BU acessível: experiências para implementação da acessibilidade em uma biblioteca universitária. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 16, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1446 Acesso em: 4 jan. 2024.

» https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1446

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade PUC-SP, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993.

ROSENTHAL, Dália. O ateliê Nossa Casa e a prática transdisciplinar para o ensino da arte: relato de experiências. In: CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL, 22., 2012, São Paulo. Anais.... São Paulo: FAEB, 2012. p. 1-9. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002684373.pdf Acesso em: 23 dez. 2023.

» https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002684373.pdf

UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Portaria nº 1522/2013/GR, de 08 de agosto de 2013. Resolve criar a coordenadoria de acessibilidade educacional da pró-reitoria de graduação. Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: https://notes.ufsc.br/aplic/portaria.nsf Acesso em: 6 jan. 2024.

» https://notes.ufsc.br/aplic/portaria.nsf

UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Resolução Normativa nº 73/2016/CUn, de 7 de junho de 2016. Regulamenta os estágios curriculares dos alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Resolução normativa. Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: http://portal.estagios.ufsc.br/files/2016/06/RN-73_CUn_2016.pdf Acesso em: 30 dez. 2023.

» http://portal.estagios.ufsc.br/files/2016/06/RN-73_CUn_2016.pdf

Pseudo texto com sequência aleatória de palavras, em diferentes fontes, tamanhos, estilos, por exemplo, negrito, itálico, tachado. A imagem representa um experimento de embaralhar não só das narrativas, mas também, e sobretudo, da leitura das palavras, provocando uma ruptura na linearidade da interpretação e propondo sua descontinuidade

Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais

Como Citar

Acessibilidade como um campo transdisciplinar de estágio: práticas disruptivas e inventivas na formação universitária. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e282550. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282550por