Na dança e na educação: o círculo como princípio

Autores

  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal da Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100012

Palavras-chave:

Dança e educação, Danças circulares, Formação de professores, Círculo-simbologia

Resumo

Articulando dança e educação, este artigo fala de possibilidades. Tomando os processos educativo-formativos de educadores como foco mobilizador, apresenta e discute conteúdos fertilizados no contexto de uma pesquisa de doutorado, realizada com diferentes grupos de educadoras e desenvolvida por meio de " encontros para dançar em roda" . Na relação constituída entre a experiência com uma específica forma de dança - a dança circular -, e a reflexão sobre a formação de professores, foram identificados alguns núcleos temáticos para a análise. Entre eles, destaca-se a necessidade de contemplar, na jornada de formação, a dimensão estética, cultivando o " ser sensível" presente-escondido no adulto-educador. Considera-se, pois, a implicação de propostas que contribuam para a construção de processos educativos mais inteiros, reaproximando razão e emoção, cognição e afeto. No desenvolvimento da referida pesquisa, o estudo sobre a simbologia do círculo revelou-se essencial e, no presente artigo, configura o eixo central da discussão. São propriedades simbólicas do círculo a perfeição e a ausência de distinção ou divisão. Sua imagem evoca equilíbrio, totalidade, integração de diferenças, interdependência. Roda, círculo, mandala: não é uma bela imagem para a prática educativa? O círculo dançante: não seria uma oportunidade para o aprendizado da circularidade na educação? Perpassando tais questões que envolvem a potencialidade do símbolo, propõe-se uma discussão sobre a necessária circularidade dos processos educativos.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Na dança e na educação: o círculo como princípio . (2009). Educação E Pesquisa, 35(1), 177-193. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100012