v. 41 n. 3 (2015)

					Visualizar v. 41 n. 3 (2015)
Publicado: 2015-09-01

Editorial

  • Dos processos de ensinar e aprender

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220154103001
    Maria Isabel de Almeida
    589-597

Entrevista

  • Processos migratórios e letramento na era digital globalizada: entrevista com Catherine Vieira

    DOI: https://doi.org/10.1590/S151797022015410300201
    Emerson de Pietri, Aline Akemi Nagata
    807-816

Artigos

  • Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384
    Maria Amélia Santoro Franco
    601-614
  • Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507135302
    Ana Luísa de Marsilllac Melsert, Ana Merces Bahia Bock
    773-789
  • Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589
    Tufi Machado Soares, Neimar da Silva Fernandes, Mariana Calife Nóbrega, Alexandre C. Nicolella
    757-772
  • Aspectos da resistência na atividade docente

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015051679
    Almir Martins Vieira, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Maria Thereza Pompa Antunes
    743-756
  • ¿Qué y cómo observar interacciones para comprender la autoridad pedagógica del profesor en su ejercicio?

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015051777
    Marisa Meza, Pilar Cox, Guillermo Zamora
    729-742
  • A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507128518
    Maria Isabel Ferraz Festas
    713-727
  • Análise sociológica da didática museal: os sujeitos pedagógicos e a dinâmica de constituição do discurso expositivo

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507133421
    Martha Marandino
    695-712
  • O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da experiência em Cuiabá (MT)

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015051839
    Gustavo Cunha de Araújo, Ana Arlinda de Oliveira
    679-693
  • O tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo padrão às simultaneidades

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507133096
    Ana Sueli Teixeira de Pinho, Elizeu Clementino de Souza
    663-678
  • A formação de conceitos em adultos não escolarizados

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507130507
    Delma Barros Filho, Ana Cecília de Sousa B. Bastos
    647-662
  • La argumentación en clase de ciencias, un modelo para su enseñanza

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507129480
    Francisco Javier Ruiz Ortega, Oscar Eugenio Tamayo Alzate, Conxita Márquez Bargalló
    629-646
  • O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015031914
    Cláudia Pereira Vianna
    791-806
  • La formación de conceptos: una comparación entre los enfoques cognitivista y histórico-cultural

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507135042
    Gerardo Ramos Serpa, Adriana López Falcón
    615-628