Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887Resumo
As avaliações em larga escala, dependendo da área na qual estão sendo aplicadas, são responsáveis por orientar decisões importantes. Nos exames educacionais, os objetivos podem estar direcionados para as diferenças individuais, monitorando o desempenho dos estudantes em diversas situações, como também para a apreciação de programas ou de projetos educacionais, subsidiando ou justificando alguma ação na esfera política. A validade das medidas e suas interpretações são de suma importância, com consequências que podem afetar a população envolvida e até mesmo a sociedade. As questões consideradas fundamentais para uma avaliação em larga escala eficiente consistem em validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Esses termos devem ser considerados sempre que decisões de valores são tomadas com base nas avaliações. São feitas considerações sobre os conceitos de validade e de confiabilidade e a relação existente entre eles. A comparação entre avaliações com itens abertos consiste atualmente em uma das questões de maior preocupação para os especialistas, fato esse provocado pela intensificação da utilização de matrizes comuns de referência desenvolvidas para orientar os currículos em todos os níveis de ensino em diversas nações. Discute-se também a justiça nas avaliações, que está relacionada com a igualdade de condições a todos os seus participantes. Uma avaliação de qualidade deve permitir às pessoas oportunidades de respostas que assegurem inferências corretas sobre seu desempenho em relação ao construto medido. O objetivo deste trabalho é descrever as principais teorias presentes nas avaliações em larga escala, fornecendo subsídios para uma correta interpretação dos conceitos envolvidos em seus processos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-06-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Como Citar
Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça . (2016). Educação E Pesquisa, 42(2), 343-358. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887