(Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179910Palabras clave:
Projeto Político-Pedagógico, Gestão democrática, Gestores escolaresResumen
O artigo é decorrente de uma pesquisa-ação colaborativa que teve como temática investigativa a revitalização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Rede Municipal de Ensino. No âmbito de rede (além de outros dispositivos locais, como o Plano Municipal de Educação, por exemplo), o PPP é um dispositivo que, articulado aos demais dispositivos legais, condensa o ideário educativo que confere uma identidade, orienta a organização e as ações educativas coletivas. Mediante a necessidade de revitalizar o PPP da rede, a Secretaria de Educação do município recorreu à assessoria dos pesquisadores com o intuito de que tal processo fosse desenvolvido em uma perspectiva participativa e com base em decisões coletivas, assegurando os diversos olhares dos atores de cada comunidade educativa. Assim, neste texto, fazemos um recorte analítico-discursivo acerca das concepções de 78 gestores partícipes do processo. Os dados, categorizados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, oriundos da análise documental e de um questionário, indicam a potencialidade da pesquisa-ação enquanto uma abordagem que propicia a açãoreflexão-intervenção. Os entraves encontrados, que limitaram a constituição coletiva e participativa, são decorrentes do espaço temporal dedicado ao processo, comprometendo os espaços de reflexão, aprofundamento e discussão, fundamentais para o alinhamento teórico-metodológico e a consolidação de consensos políticos coletivos. Por fim, é elogiável a postura e o desafio que os gestores, no âmbito de uma Secretaria Municipal de Educação, colocaram-se ao assumirem de forma participativa a construção de um dipositivo da envergadura de um PPP.
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