Os limites do sentido no ensino da matemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100011Palabras clave:
Matemática, Educação Matemática, Sentido, SemânticaResumen
Em Os Limites do Sentido (1995), Eduardo Guimarães analisa os esforços de se resgatar a questão da significação nos estudos lingüísticos como gestos de incluir, no seu objeto, elementos que Saussure deliberadamente excluiu: o sujeito, o mundo e a história. Já no artigo As possibilidades de inovação no ensino-aprendizagem da matemática elementar, Manuela David (1995) faz um apanhado das tendências do ensino de Matemática que lhe parecem mais expressivas, no Brasil, observando que todas elas, na busca de um sentido, ultrapassam os conteúdos matemáticos. Neste trabalho, parodiando o texto de Guimarães, tomaremos tais tendências atuais do ensino da Matemática (a resolução de problemas, a modelagem, o construtivismo, a etnomatemática e o que David chama de um ensino comprometido com as transformações sociais), visando identificar nelas esse movimento de busca de um sentido para o ensinar matemática, por meio da re-inclusão daqueles mesmos elementos excluídos por Saussure da Lingüística, e negligenciados por abordagens mais tradicionais da matemática escolar. A análise procura apontar como essa busca de sentido no ensino da matemática trilha um percurso análogo ao que Guimarães identifica nos estudos da linguagem: o esforço de re-incluir na abordagem da matemática escolar aquilo que dela foi tradicionalmente excluído: o objeto, o sujeito e a história.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
1999-06-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.
Cómo citar
Os limites do sentido no ensino da matemática . (1999). Educação E Pesquisa, 25(1), 147-162. https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100011