História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000200002Palabras clave:
História de vida, Projetos, História das idéias, ConhecimentoResumen
Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos de utilização de perspectivas biográficas. O artigo oferece, desse modo, um amplo panorama europeu e internacional de autores que publicaram suas pesquisas nesse âmbito e distingue as histórias de vida como projeto de conhecimento das perspectivas biográficas temáticas a serviço de projetos específicos. Nessa diversidade, porém, depreende-se uma unidade: a preocupação de construir um saber a partir de um trabalho intersubjetivo dos autores dos relatos com os pesquisadores e, por conseguinte, a preocupação de dar ao trabalho sobre e com a subjetividade um estatuto hermenêutico produzindo, no mesmo movimento, um conhecimento do processo de construção de si (self) e dos conhecimentos generalizáveis pelo seu valor de uso.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
1999-07-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.
Cómo citar
História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos . (1999). Educação E Pesquisa, 25(2), 11-23. https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000200002