Tempos de infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolar no ensino público paulista (1892-1933)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000200010Palabras clave:
Tempo escolar, História da escola primária, Cultura escolar, História do currículoResumen
O texto analisa a ordenação do tempo nas escolas primárias paulistas no final do século XIX e início do século XX, período em que se institui e se consolida a arquitetura temporal escolar. Compreende, pois, as primeiras prescrições detalhadas sobre o tempo constantes na reforma republicana da instrução pública de 1892, as regulamentações instituídas no decorrer da Primeira República, até o momento de criação do Código de Educação de São Paulo em 1933, quando se inaugura uma nova fase da instrução pública no estado. O texto busca mostrar como o tempo constitui uma ordem que se experimenta e se aprende na escola. Para a realização deste estudo foram utilizadas fontes documentais, especialmente a legislação e textos oficiais da administração do ensino. As análises incidem sobre dois aspectos: a formulação política do tempo escolar e a organização pedagógica e disciplinar do tempo na escola. Em relação ao primeiro aspecto, mostra como a ordenação do tempo pautou-se pela aspiração de uniformização e controle. Nesse sentido, as autoridades do ensino público procuraram regulamentar a obrigatoriedade do ensino, a freqüência, a duração do curso primário e a jornada escolar. Em relação à organização pedagógica e disciplinar do tempo, põe em destaque a ordenação minuciosa do emprego do tempo compreendendo a racionalização curricular - a seleção e distribuição do conhecimento por séries, aulas, lições, e a definição dos horários.Descargas
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Publicado
1999-07-01
Número
Sección
Em Foco: o Tempo Escolar
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Cómo citar
Tempos de infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolar no ensino público paulista (1892-1933) . (1999). Educação E Pesquisa, 25(2), 127-143. https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000200010