História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010Palabras clave:
Educação matemática escolar, Formação de professores de matemática, Escola básicaResumen
Neste artigo, apresentamos e discutimos algumas princípios orientadores de um programa de pesquisa que toma como objeto central de investigação o modo como os campos emergentes de investigação em história, filosofia e sociologia da educação matemática poderiam vir a participar, de forma crítica e qualificadora, da formação inicial e continuada de professores de matemática. Defendemos o ponto de vista de que tais cursos deveriam orientar-se por uma nova concepção de especificidade que pudesse instaurar um projeto pedagógico em que esses campos emergentes viessem a participar, de forma orgânica e esclarecedora, da constituição de problematizações multidimensionais das práticas escolares nas quais a matemática estivesse, de algum modo, envolvida. Para isso, tais problematizações deveriam estar assentadas em investigações acadêmicas sobre questões que hoje desafiam os professores no trabalho crítico de apropriação, re-significação, produção e transmissão da cultura matemática sob os condicionamentos da instituição escolar.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2005-03-01
Número
Sección
Em Foco: Educação matemática em perspectiva
Licencia
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.
Cómo citar
História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa . (2005). Educação E Pesquisa, 31(1), 137-152. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010