História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa

Autores/as

  • Antonio Miguel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010

Palabras clave:

Educação matemática escolar, Formação de professores de matemática, Escola básica

Resumen

Neste artigo, apresentamos e discutimos algumas princípios orientadores de um programa de pesquisa que toma como objeto central de investigação o modo como os campos emergentes de investigação em história, filosofia e sociologia da educação matemática poderiam vir a participar, de forma crítica e qualificadora, da formação inicial e continuada de professores de matemática. Defendemos o ponto de vista de que tais cursos deveriam orientar-se por uma nova concepção de especificidade que pudesse instaurar um projeto pedagógico em que esses campos emergentes viessem a participar, de forma orgânica e esclarecedora, da constituição de problematizações multidimensionais das práticas escolares nas quais a matemática estivesse, de algum modo, envolvida. Para isso, tais problematizações deveriam estar assentadas em investigações acadêmicas sobre questões que hoje desafiam os professores no trabalho crítico de apropriação, re-significação, produção e transmissão da cultura matemática sob os condicionamentos da instituição escolar.

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Publicado

2005-03-01

Número

Sección

Em Foco: Educação matemática em perspectiva

Cómo citar

História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa . (2005). Educação E Pesquisa, 31(1), 137-152. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010