Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte imperial (1870-1889): o exemplo da Instrução Pública
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300004Palabras clave:
Imprensa pedagógica, Representações da docência, Profissionalização docente, História da educaçãoResumen
O presente trabalho visa analisar as representações da docência veiculadas por meio da imprensa pedagógica na Corte imperial, entre as décadas de 1870 e 1880, tomando como base da pesquisa documental alguns artigos publicados por professores primários no periódico Instrução Pública. Objetiva-se, ainda, perceber como, mediante esse processo de construção e reelaboração de representações e identidades, os professores apresentaram-se como categoria profissional ao público leitor, ora por vias diretas, como nos exemplos e nas trajetórias pessoais que analisavam, ora por meio de temas diversos, ao abordarem os problemas educacionais e sociais que julgavam fundamentais. A imprensa pedagógica constitui instância privilegiada para a compreensão dos modos de funcionamento do campo educacional. Na revista, podemos encontrar informações e representações sobre o trabalho docente, as práticas pedagógicas e as demandas da categoria do magistério. Assim, é possível apreender os conflitos e as disputas no interior dos grupos de professores, bem como as representações então construídas a respeito da profissão docente. Com isso, defende-se que os mestres das escolas primárias da Corte participaram ativamente no processo de constituição da profissão docente, fazendo-se professores por meio da discussão pública e da produção coletiva de identidades profissionais, sempre provisórias, móveis e contraditórias que, porém, funcionavam como instrumento de agregação em torno da configuração da idéia do magistério como uma missão de fundamental função social e pública.Descargas
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Publicado
2005-12-01
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Sección
Artículos
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Cómo citar
Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte imperial (1870-1889): o exemplo da Instrução Pública . (2005). Educação E Pesquisa, 31(3), 379-390. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300004