A noção de relação com o saber: convergências e debates teóricos

Autores/as

  • Jean-Yves Rochex Université Paris-VIII

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300014

Palabras clave:

Relação com o saber, Fracasso e desigualdades escolares, Sociologia da educação, Teoria do sujeito, Teoria da atividade

Resumen

Nos últimos 20 anos, a noção de relação com o saber difundiu-se e foi usada amplamente, tanto na esfera da pesquisa em educação quanto nas da formação de docentes e de profissionais do sistema educacional ou do debate social relativo à escola. O êxito teórico e institucional, e até mesmo mediático, do sintagma relação com o saber indica, creio eu, convergências reais que, no entanto, não devem minimizar as questões e os debates teóricos e sociais por ele suscitados. Refletindo sobre os debates suscitados pelo uso, em perspectivas e quadros teóricos distintos, por diferentes pesquisadores e coletivos de pesquisa, de noções semelhantes (de relação com o saber, mas também de experiência escolar, por exemplo), o objetivo deste artigo é tentar esclarecer os desafios teóricos, empíricos e sociais desses debates e neles haurir novos recursos para pensar e agir.

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Publicado

2006-12-01

Número

Sección

Traducción

Cómo citar

A noção de relação com o saber: convergências e debates teóricos . (2006). Educação E Pesquisa, 32(3), 637-650. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300014