Formação de educadores e contexto de trabalho: contribuições da investigação-ação às práticas educativas-assistenciais
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200004Palabras clave:
Formação, Trabalho, Auto-eco-organização, Investigação-açãoResumen
Este ensaio apresenta resultados de uma pesquisa realizada com coordenadores de um centro educativo-assistencial de Porto Alegre, o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), localizado no bairro Lomba do Pinheiro, em um contexto em que crianças e adolescentes têm fortes referências pedagógicas e sócio-simbólicas nas relações que constroem com os educadores dessa entidade. Propondo-se problematizar 'como a formação dos educadores influencia nas práticas educativas desenvolvidas com os educandos', o trabalho está sendo realizado na perspectiva da investigação-ação, com apoio em técnicas de observação, mapeamentos relacionais e entrevistas, visando conhecer as trajetórias de vida dos sujeitos e caracterizar o contexto de trabalho construído na organização. Nesse ínterim, as inferências construídas assinalam que os educadores, de um lado, estabelecem relações fortemente pautadas na 'proteção' dos educandos e, de outro, estimulam práticas pouco emancipatórias e bastante hierarquizantes em relação à comunidade onde atuam. As informações elaboradas têm se orientado à problematização dos referenciais pedagógicos praticados no cotidiano, no intuito de estimular a produção de novas relações socioeducativas.Descargas
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Publicado
2007-08-01
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Sección
Artículos
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Cómo citar
Formação de educadores e contexto de trabalho: contribuições da investigação-ação às práticas educativas-assistenciais . (2007). Educação E Pesquisa, 33(2), 233-246. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200004