Fonte investigadora em Educação: registros do banco de teses da CAPES

Autores/as

  • Renata de Almeida Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Lizete Shizue Bomura Maciel Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200012

Palabras clave:

Banco de Teses CAPES, Fonte de Pesquisa, Resumo, Estrutura dos Resumos, Preconceito

Resumen

Apresenta-se neste artigo o resultado de uma investigação realizada no Banco de Teses CAPES - Resumos, banco de dados multidisciplinar disponibilizado via internet pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Ao congregar informações básicas de pesquisas de pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado - das diversas áreas e subáreas do conhecimento humano, desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior - IES - públicas e particulares de todo o território nacional e defendidas a partir de 1987, esse banco, por meio de resumos, constitui-se em uma fonte de pesquisa abrangente, bem como em um instrumento relevante de divulgação do conhecimento científico brasileiro. Considerada tal abrangência e relevância, ao perceber em consulta às suas bases algumas incongruências nos dados recuperados pelo sistema, bem como falta de informações senão importantes, mas efetivamente necessárias àqueles que pesquisam ou buscam informações preliminares de estudos, efetuou-se uma investigação exploratória em uma amostra de seus registros, a qual se pautou em pesquisa documental e foi iniciada por meio da palavra-chave preconceito. Fruto dessa exploração é o presente ensaio, que tem por objetivo apresentar um panorama das constatações feitas acerca do aspecto formal dos registros e das estrutura dos resumos constantes nesse banco. Objetiva-se, também, marcar a importância de se realizar estudos que contribuam para o fomento de um debate crítico-reflexivo que implique ações resolutivas dos problemas constatados.

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Publicado

2007-08-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Fonte investigadora em Educação: registros do banco de teses da CAPES . (2007). Educação E Pesquisa, 33(2), 353-367. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200012