Trajetória de herdeiro entre dois projetos políticos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100007Palabras clave:
Circulação internacional, Educação brasileira, Formação de elite, Intelectuais brasileiros, Anísio TeixeiraResumen
A trajetória intelectual e social do educador Anísio Teixeira é estudada neste artigo considerando suas origens geográficas na Bahia - estado politicamente periférico em relação a outros da federação brasileira situados no sudeste e sul -, bem como suas origens sociais, que não o predestinavam a jogar um papel de primeiro plano na cena nacional, muito menos antes de completar 40 anos. Uma série de documentos com registros de suas viagens internacionais permite aqui a análise dos momentos-chave de suas primeiras coletas de informações sobre o tema da educação e o uso que fez dos seus contatos com intelectuais e políticos em instituições de ponta na Europa e Estados Unidos, visando o desenho de um projeto brasileiro de Educação num momento de transição política, ou seja, o período 1925 a 1934. Com ênfase nos encontros de Anísio Teixeira com intelectuais fascistas na Itália e França e com os proponentes da educação democrática nos Estados Unidos, o artigo está voltado para mostrar também como essas viagens permitiram a redefinição da carreira em função de bloqueio dado pela revolução ao destino que sua educação familiar lhe projetara. Aproximações e articulações do grupo baiano com intelectuais paulistas na capital da República encarregaram-se de reposicionar o herdeiro em sua trajetória de homem político.Descargas
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Publicado
2009-04-01
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Sección
Artículos
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Cómo citar
Trajetória de herdeiro entre dois projetos políticos . (2009). Educação E Pesquisa, 35(1), 99-112. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100007