Política pública educacional e sua dimensão internacional: abordagens teóricas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400004Palabras clave:
Política educacional, Organismos internacionais, Neoinstitucionalismo, Externalização, Teoria do regime internacionalResumen
A dimensão internacional das políticas públicas de educação tem sido bastante discutida nos últimos anos. Este artigo argumenta que as atividades dos agentes internacionais no domínio das políticas da educação não podem ser compreendidas inteira e exclusivamente a partir da perspectiva nacional e, por isso, devem ser estudadas em um nível distinto de análise. Questionando como melhor conceituar teoricamente esse campo de estudo, o artigo apresenta três abordagens teóricas: neoinstitucionalismo/ isomorfia, externalização e teoria do regime internacional. O foco dessa contribuição está centrado na análise da política internacional da educação a partir do último conceito indicado.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-04-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.
Cómo citar
Política pública educacional e sua dimensão internacional: abordagens teóricas . (2010). Educação E Pesquisa, 36(spe), 39-54. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400004