Familias populares e instituição escolar: entre autonomia e heteronomia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400006Palabras clave:
Famílias populares, Escola, Dominação, Autonomia, AmbivalênciaResumen
O artigo se propõe a analisar alguns problemas teóricos no estudo das relações entre famílias populares e escola, problemas que são os mesmos encontrados pela a sociologia no estudo das classes populares e suas relações com o mundo dominante e as instituições. Ele explora a possibilidade de superar a alternativa entre uma perspectiva estritamente legitimista que tende a reduzir as classes populares e suas práticas a uma relação de dominação que as aliena (heteronomia), e a perspectiva relativista que as considera dentro de uma alteridade radical (autonomia), ocultando as relações sociais de dominação. Ele insiste na ambivalência das lógicas e das práticas das famílias populares.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-04-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.
Cómo citar
Familias populares e instituição escolar: entre autonomia e heteronomia . (2010). Educação E Pesquisa, 36(spe), 65-77. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400006