A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas

Autores/as

  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Cristina Soares de Gouvêa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Lúcia Castanheira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100008

Palabras clave:

Educação infantil, Ensino fundamental, Transição, Cultura de pares

Resumen

No contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos, o artigo relata como foi vivida, por um grupo de crianças, a transição de uma escola de educação infantil para uma de ensino fundamental em Belo Horizonte. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem interpretativa da sociologia da infância e na etnografia interacional. Verificou-se que as práticas educativas que assumiram centralidade na educação infantil e no ensino fundamental se estruturavam em torno da brincadeira e do letramento, mas situadas diferencialmente nos dois segmentos. Na escola de educação infantil, a centralidade do brincar esteve presente na organização das rotinas institucionais. No entanto, tendo em vista sua condição de sujeitos inseridos em uma cultura grafocêntrica, as crianças voltaram-se para a apropriação da língua escrita, engajando-se individual e coletivamente em diversos eventos de letramento. Ao inserir-se no ensino fundamental, as crianças depararam-se com um hiato entre as experiências desenvolvidas na educação infantil e as práticas educativas da nova escola: o brincar foi situado em segundo plano. Argumentamos que a falta de diálogo presente na organização do sistema educacional brasileiro em relação aos dois primeiros níveis da educação básica se refletiu no processo de desencontros vivenciados pelas crianças pesquisadas. Nesse sentido, a investigação, ao ter como foco o registro da experiência infantil, evidenciou a necessidade de uma maior integração entre o brincar e o letramento nas práticas pedagógicas da educação infantil e do ensino fundamental, ambas dimensões centrais da cultura infantil contemporânea.

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Publicado

2011-04-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas . (2011). Educação E Pesquisa, 37(1), 121-140. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100008