O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais

Autores/as

  • Veronica Bezerra de Araújo Galvão Universidade Federal da Paraíba
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Walmir Rufino da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000002

Palabras clave:

Competências, Diretores, Escolas públicas, Educação formal, Experiência

Resumen

Este artigo objetiva identificar a influência da educação formal, da experiência profissional e da experiência social no desenvolvimento das competências gerenciais de diretores de escolas públicas estaduais. O referencial teórico abordou os conceitos de competência e aprendizagem gerencial, além de questões alusivas à educação pública. O estudo foi realizado em 58 escolas públicas de educação básica da rede estadual localizadas em uma capital do Nordeste brasileiro. Utilizou-se, como base para a realização da pesquisa, o estudo de Veronica Bezerra de Araújo Galvão e Emanuelle Arnaud Cavalcanti (2009), o qual identificou um conjunto de competências gerenciais de diretores escolares. A análise dos dados foi realizada por meio de análise fatorial, o que possibilitou a caracterização de dez competências gerenciais que foram denominadas técnicas, sociais e comportamentais. Cada diretor atribuiu um peso às competências em termos de importância, além do nível de influência da educação formal, da experiência profissional e da experiência social no desenvolvimento de cada uma delas. Os resultados revelaram que, no âmbito da importância, a integração família-escola, o disciplinamento da equipe e a aprendizagem permanente foram as competências de maior destaque. Quanto ao nível de influência, a experiência, seja vinculada ao contexto profissional ou social, apresentou a maior ascendência no desenvolvimento de competências dos diretores. Chamou a atenção, em todos os casos, o fato de a educação formal apresentar uma contribuição de menor impacto no processo de desenvolvimento das competências gerenciais. Recomenda-se a realização da pesquisa em outros municípios do Estado ou com gestores de escolas da rede estadual de ensino de outros Estados brasileiros.

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Publicado

2012-03-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais . (2012). Educação E Pesquisa, 38(1), 131-148. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000002