Compreender e compreender-se: o campo educacional brasileiro num itinerário de leituras de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254836porPalavras-chave:
Pierre Bourdieu, Campo educacional, Itinerário de leituras, História da educação, Formação de professoresResumo
O texto explicita e analisa uma modalidade de apropriação do pensamento de Pierre Bourdieu, indicando alguns pontos fundamentais para os estudos da área educacional. Remete às possibilidades de entendimento inscritas em sua sociologia no tocante à elaboração dos conhecimentos científicos e aos determinantes do campo, habitus e capitais ligados aos sujeitos e suas posições. Acentua, assim, a íntima conexão entre conhecimento científico e autoconhecimento. Entre seus objetivos, o texto pretende ser útil aos jovens pesquisadores ao mostrar possibilidades de pensamento “com Bourdieu” ao refazer um caso, e chamar a atenção para os problemas da produção dos conhecimentos em educação, histórica e socialmente. Sob a forma de um ensaio e valendo-se desta como método, constrói-se um itinerário pessoal de leituras da obra do autor, salientando duas perspectivas que orientaram as escolhas em diferentes momentos. Uma delas se refere ao desenvolvimento de investigações da história da educação brasileira e outra, aos trabalhos de pesquisa, ensino e intervenção para a formação de professores. Dada a natureza da escrita e a convicção de que são possíveis e desejáveis diversos modos de produção dos estudos educacionais, não se explicitam conclusões, em vez disso, propõe-se a multiplicação de perguntas que se desdobram da construção das ideias e dos percursos do pensamento.
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