Exclusão: problematizando o conceito
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100004Palavras-chave:
Exclusão, Movimentos Sociais Populares, EducaçãoResumo
Este trabalho resulta de indagações sugeridas pela pesquisa "Pedagogias de Esperança nos Movimentos Sociais Populares: Perspectivas para o trabalho, a política e a educação projetadas pelo MST", que vem sendo desenvolvida na UFRGS. Neste texto, problematiza-se o uso da categoria exclusão no que tange à sua potência para identificar se os movimentos sociais populares são capazes de romper processos de exclusão e encontrar alternativas de trabalho, de relações sociais e de educação. Entre as possibilidades de uso da categoria, encontra-se tanto o respaldo em Marx, quando este retraça a gênese da relação capital-trabalho, quanto a denúncia sobre a pobreza e a intolerância como constituintes da "nova questão social". O viés culturalista, a filiação à sociologia durkheiminiana e a imprecisão conceitual, entretanto, impõem limites à categoria, que não consegue alcançar a compreensão da pobreza e do desemprego como produzidos pela luta de classes. Portanto, não consegue apreender os movimentos sociais populares como produtores de alternativas solidárias para o trabalho, a sociedade e a educação.Downloads
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Publicado
1999-06-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Exclusão: problematizando o conceito . (1999). Educação E Pesquisa, 25(1), 35-49. https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100004