Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Participação, Investigação-ação, Metodologia de pesquisaResumo
Como resultado do grande aumento de sua popularidade e da amplitude de sua aplicação, a pesquisa-ação tornou-se atualmente um termo aplicado de maneira vaga a qualquer tipo de tentativa de melhora ou de investigação da prática. Tendo em vista a confusão que daí advém freqüentemente, o principal objetivo deste autor é esclarecer o termo. Após breve história do método, ele defende que se encare a pesquisa-ação como uma das muitas diferentes formas de investigação-ação, a qual é por ele sucintamente definida como toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática. A seguir, o autor discute o papel da teoria na pesquisa-ação antes de descrever o que considera características distintivas do processo. Segue-se um exame mais detalhado do ciclo da pesquisa-ação precedido por um relato do modo pelo qual esse tipo de pesquisa se situa entre a prática rotineira e a pesquisa acadêmica. O autor passa então a discutir algumas questões comuns relativas ao método, tais como a participação, o papel da reflexão, a necessidade de administração do conhecimento e a ética do processo. O artigo, em sua parte final, trata de cinco diferentes "modalidades" de pesquisa-ação e conclui com um esboço da estrutura de uma dissertação a partir de pesquisa-ação.Downloads
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Publicado
2005-12-01
Edição
Seção
Em Foco: Pesquisa-ação sobre a prática docente
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Como Citar
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica . (2005). Educação E Pesquisa, 31(3), 443-466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009