Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECE

Autores

  • João Batista Carvalho Nunes Universidade Estadual do Ceará
  • Viviani Maria Barbosa Sales Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300013

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação de professores, Sistema Universidade Aberta do Brasil

Resumo

Este trabalho parte da consideração de que a educação a distância (EaD), por seu caráter flexível, tem alcançado paulatinamente espaço no panorama educacional brasileiro. Um exemplo da expansão desse modo de ensino foi a criação, em 2006, pelo governo federal, do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) como resposta a, no mínimo, dois graves problemas do país: a falta de qualificação de professores e a dificuldade de acesso da população à educação superior. Tendo em vista essas duas necessidades da educação brasileira, realizou-se uma pesquisa que procurou responder à seguinte pergunta: em EaD nos cursos de licenciatura em pedagogia do sistema UAB da Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE), como a formação dos professores contribui para o exercício da docência? O trabalho tem como objetivo identificar qual a formação dos professores atuantes no curso de licenciatura em pedagogia da UAB/UECE. Para tanto, na metodologia, adotou-se o survey como método de pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário on-line, enviado por correio eletrônico e criado com o apoio do software livre LimeSurvey. A amostra da pesquisa foi tomada aleatoriamente e composta por 47 docentes, de uma população de 90 professores. Os resultados evidenciam que ainda há um grande número de docentes sem formação específica em EaD para atuar no curso. Por outro lado, a formação para a EaD oferecida pela UAB/UECE não atende plenamente as necessidades formativas dos docentes.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECE. (2013). Educação E Pesquisa, 39(3), 757-773. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300013